http://repositorio.unb.br/handle/10482/50208
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ProvaPapelMecanismos.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | A prova no papel : sobre os mecanismos de (re)produção e transmissão de evidências documentais para o conhecimento histórico do século XVIII |
Autre(s) titre(s): | Evidence on paper : (re)producing and transmitting historical evidence in the eighteenth century |
Auteur(s): | Araújo, André Gustavo de Melo |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-8483-8235 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília |
Assunto:: | História moderna Livros - história Diplomática Conhecimento |
Date de publication: | 21-mar-2024 |
Editeur: | Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília |
Référence bibliographique: | ARAÚJO, André de Melo. A prova no papel: sobre os mecanismos de (re)produção e transmissão de evidências documentais para o conhecimento histórico do século XVIII. História, histórias, Brasília, v. 10, n. 19, p. 32–67, 2024. DOI: https://doi.org/10.26512/rhh.v10i19.47159. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/47159. Acesso em: 29 ago. 2024. |
Résumé: | Do ponto de vista do conhecimento histórico da Época Moderna, o que estava em jogo quando artefatos manuscritos eram examinados através de reproduções? Quais eram as funções e os limites dessas reproduções, no contexto setecentista de produção do conhecimento histórico? Neste artigo, exploro essas questões ao examinar quatro gravuras diferentes de uma pedra tumular descoberta em 1770. Tal descoberta deflagrou uma disputa pública, por sua vez arbitrada pelo diretor do Instituto Real de Ciências Históricas da Universidade de Göttingen, Johann Christoph Gatterer (1727-1799). A análise das imagens fundamenta a tese segundo a qual os artefatos impressos na Época Moderna podem ser vistos como uma prova no papel dos mecanismos de (re)produção e transmissão do conhecimento. |
Abstract: | What was at stake when handwritten artifacts were examined through re-productions in the Eighteenth Century? What were the functions and limits of these reproductions? In this paper, I explore these questions by analyzing four different engravings from a gravestone discovered in 1770. Such adis-covery sparked a public dispute, which was arbitrated by the director of the Royal Institute of Historical Sciences at the University of Göttingen, Johann Christoph Gatterer (1727-1799). Here I show that Early Modern printed ar-tifacts are eloquent evidence of how knowledge was then (re)produced and transmitted. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Licença:: | (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/47159. Acesso em: 29 ago. 2024. |
DOI: | https://doi.org/10.26512/rhh.v10i19.47159 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.