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Title: Cenários modernos e pós-modernos no Brasil : juventude, política e rock and roll
Authors: Benevides, Rubens de Freitas
Orientador(es):: Santos, Mariza Veloso Motta
Assunto:: Goiás (Estado)
Sociologia
Rock
Juventude
Issue Date: 16-Jun-2010
Citation: BENEVIDES, Rubens de Freitas. Cenários modernos e pós-modernos no Brasil: juventude, política e rock and roll. 2008. 359 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: Dentre as principais motivações desta pesquisa encontra-se o fato de que em menos de uma década a imagem (e provavelmente a auto-imagem) da cidade de Goiânia sofreu uma transformação radical. O ano de 1995 pode ser considerado como um marco desta mudança e dois fatos ocorridos na cidade foram os seus deflagradores. O primeiro se trata da tentativa do então prefeito da cidade de outorgar o título de "Goiânia Capital Country" à capital do estado de Goiás. Contudo, no mesmo ano outra expressão cultural passou a adquirir visibilidade e a dar notoriedade à Goiânia, trata-se da cena de rock independente de Goiânia, seu marco inicial é o primeiro Goiânia Noise Festival. A cena independente notabilizou Goiânia no contexto nacional como a "capital do rock independente", sem qualquer iniciativa ou apoio público ou governamental para tanto, através de uma forma de produção cultural totalmente improvável em Goiás, o rock and roll. O problema deste trabalho consiste em como a cultural musical roqueira da cena independente se expressa politicamente. A resposta deve que passar, necessariamente, pelo conceito de performatividade, pois, esta se apresenta, em sua forma forte, através dos processos de identificação, enquadrados pelo "imperativo social do desempenho". As performances realizadas pelos músicos no palco possibilitam a identificação com posições normativas excluídas e, neste sentido, são homólogas às performances dos atores coletivos no espaço público. Em Goiânia isto pode ser verificado através da presença significativa de homossexuais nas mais diversas práticas existentes na cena independente, desde produtores e músicos até o público, conforme relataram alguns entrevistados. Em uma cidade cuja cultura é identificada, local e nacionalmente, com o estilo country, com as raízes rurais e com tradições machistas, a produção cultural e estética, o estilo, as práticas estabelecidas, que são completamente fora dos padrões goianienses, ao se constituírem como totalmente inclusivas às minorias e identidades marginalizadas e discriminadas deixam antever a faceta política progressista da cena independente de Goiânia, que denominamos de política da diferença. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Among the main motivations of this research there is the fact that in less than a decade the image (and probably the self-image) of the city of Goiânia had suffered a radical transformation. The year of 1995 can be considered as a mark of this change and two facts that had occurred in the city were its triggers. The first one refers to the attempt of the mayor, on the occasion, to approve the title of “Goiânia Capital Country” to the capital of the Estate of Goiás. Although in the same year, another cultural expression has acquired visibility and made Goiânia famous. It refers to the independent rock scene of Goiânia, its initial mark being the first “Goiânia Noise Festival”. The independent scene has made Goiânia renowned in the national context as the “independent rock capital”, without any initiative and public or governmental support for that and, through a cultural production way absolutely improbable in Goiás, the rock and roll. The problem of this work consists in how the rock musical culture of the independent scene expresses itself politically. The answer must, necessarily, pass through the concept of performativity, because it presents itself, on its strong form, through the identification processes, framed by the “social imperative of performance”. The performances presented by the musicians on stage allowed the identification with excluded normative positions and, in this way, they are homologous to the performances of the collective actors on the public space. In Goiânia this can be verified through the significant presence of homosexuals in many different practices found in the independent scene, from musicians and producers to the audience, according to the reports of some of the interviewed people. In a city where the culture is identified, local and nationally with the country music style, with the rural roots and with male chauvinist traditions, the cultural and aesthetic production, the style and the established practices of the independent scene, that are completely out of the city patterns, as they are constituted as totally inclusive to the minority and to the marginalized and discriminated identities, show its progressist political facet, which is denominated here as politics of identity. ___________________________________________________________________________________________ RESUMÉ
La présente étude est principalement motivée par le fait qu’en moins d’une décennie, l’image (et probablement l’auto-image) de la ville de Goiânia a subi une transformation radicale. 1995 peut être considérée comme une année charnière et deux évènements le justifient. Il s’agit tout d’abord de la tentative du maire de Goiânia de l’époque de donner à sa ville le titre de « Capitale de la musique Country ». Parallèlement, la même année, une autre expression culturelle gagnait une certaine visibilité et faisait parler de Goiânia ; le monde du rock indépendant de Goiânia organisait le premier « Goiânia Noise Festival ». La scène indépendante a fait connaître Goiânia au niveau national comme la « capitale du rock indépendant », sans aucune action ou soutien public, grâce à un style musical hautement improbable dans le Goiás, le rock and roll. La présente étude s’attache à élucider la façon dont la culture rock du milieu musical indépendant s’exprime politiquement. La réponse doit nécessairement passer par la notion de performativité, car, celle-ci se présente, sous sa forme forte, par le biais des processus d’identification, encadrés par « l’impératif social de performance ». Les performances réalisées par les musiciens sur scène ont permis l’identification avec des positions normatives exclues et, en ce sens, elles sont assimilées aux performances des acteurs collectifs dans l’espace public, comme l’atteste, à Goiânia, la présence significative d’homosexuels dans les pratiques les plus diverses de la scène indépendante, des producteurs au public, en passant par les musiciens, comme le rapportent plusieurs des personnes interrogées. Dans une ville dont la culture est identifiée localement et nationalement au style country, avec ses racines rurales et ses traditions machistes, la production culturelle et esthétique, le style, les pratiques établies complètement hors des canons locaux, lorsqu’ils incluent pleinement les minorités et les identités marginalisées et discriminées, révèlent la facette politique progressiste de la scène indépendante de Goiânia, que nous appelons la politique de la différence.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2008.
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