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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50128
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Title: Nova ferramenta de avaliação do implante coclear : análise audiométrica e de reconhecimento da fala
Authors: Caldas, Fernanda Ferreira
Orientador(es):: Bahmad Júnior, Fayez
Assunto:: Implante coclear
Reconhecimento de fala
Ruído
Issue Date: 22-Aug-2024
Citation: CALDAS, Fernanda Ferreira. Nova ferramenta de avaliação do implante coclear: análise audiométrica e de reconhecimento da fala. 2022. 78 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Abstract: Introdução: Para avaliação dos resultados com o implante coclear (IC), faz-se necessária a avaliação dos limiares com tom puro e dos testes de reconhecimento da fala no silêncio e ruído. A cabine acústica é a ferramenta tradicional para essas avaliações, porém, o Direct Audio Input (DAI) também pode avaliar a capacidade auditiva e o desempenho de usuários com IC. Dessa forma, a empresa Cochlear Corporation lançou a Cochlear Latin America Box (CLABOX), para ser utilizada com a conexão DAI. Objetivo: Analisar os resultados da audiometria de tom puro e dos testes de reconhecimento da fala, realizados na CLABOX, pela conexão DAI e na cabine acústica, com campo livre, em indivíduos usuários de IC. Material e método: Participaram do estudo 33 adultos e 17 crianças, com idade a partir de oito anos, sendo 15 usuários de IC bilateral e 35 de IC unilateral, todos com perda auditiva neurossensorial severa a profunda bilateral. Todos os participantes foram submetidos às avaliações na cabine acústica, com campo livre e na CLABOX com DAI. Avaliações realizadas: audiometria de tom puro, testes de reconhecimento da fala com o Hearing in Noise Test (HINT), sons do Ling e a escala visual análoga (EVA). Resultados: No HINT com ruído adaptativo, os resultados foram significativos (p-valor = 0,007); a relação sinal/ruído (S/R) foi de +2,14 dB na CLABOX e +3,42 dB na cabine acústica. Para a média quadritonal, os limiares médios para CLABOX e cabine acústica foram 29,8 dB e 23 dB, respectivamente (valores de p<0,001). Os resultados da EVA foram maiores na CLABOX, mas não existiu diferença significante em comparação com a cabine acústica. No grupo de crianças e adultos, os resultados não foram estatisticamente significativos nas avaliações dos testes com o teste de tom puro e de reconhecimento da fala no ruído (HINT) na CLABOX e na cabine acústica. Conclusão: A CLABOX com conexão por DAI mostrou-se uma ferramenta com possibilidade para avaliar os testes de tom puro e do reconhecimento da fala, quando comparada à avaliação convencional, em cabine acústica, de um mesmo indivíduo e entre crianças e adultos. A avaliação subjetiva com a EVA foi eficaz para a comparação e verificação entre as duas ferramentas avaliadas.
Abstract: Introduction: To evaluate the results with the cochlear implant (CI), it is necessary to evaluate the thresholds with pure tone audiometry (PTA) and the speech recognition tests in silence and noise. The sound booth (SB) is the traditional tool for these evaluations, however, the Direct Audio Input - DAI, can also evaluate the hearing capacity and the performance of users with CI, in this way, the company Cochlear Corporation launched the Cochlear Latin America Box (CLABOX), to be used with the DAI connection. Objective: To analyze the results of pure tone audiometry and speech recognition tests, carried out in the CLABOX, through the DAI connection and in the sound booth, with free field, in individuals using CI. Material and Method: The study included 33 adults and 17 children, aged from 8 years old, 15 bilateral CI users and 35 unilateral CI users, all with severe to profound bilateral sensorineural hearing loss. All participants underwent evaluations in the SB, with free field, and in the CLABOX, with DAI connection. Assessments performed: PTA, speech perception tests, with the Hearing in Noise Test (HINT), Ling sounds and visual analogue scale (VAS). Results: In HINT with adaptive noise, the results were significant (p value = 0.007); the S/R ratio was +2.14dB in the CLABOX and +3.42dB in the SB. For the four-tone mean, the mean thresholds for CLABOX and SB were 29.8dB and 23dB, respectively (p-values < 0.001). The VAS results were higher in the CLABOX, but there was no significant difference compared to the SB. In the group of children and adults, the results were not statistically significant in the evaluations of the tests with the PTA and speech recognition test in noise (HINT), in the CLABOX and in the SB. Conclusion: The CLABOX with DAI connection proved to be a tool with the possibility to evaluate the tests of pure tone and speech recognition, when compared to the conventional evaluation, in an sound booth, of the same individual and between children and adults. The subjective assessment with VAS was effective for comparison and verification between the two evaluated tools.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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