http://repositorio.unb.br/handle/10482/50033
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2023_PauloEstevaoTavaresCavalcanti_TESE.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Percepção mística e diversidade religiosa : um problema para a epistemologia da crença em Deus de William Alston |
Autor(es): | Cavalcanti, Paulo Estevão Tavares |
Orientador(es): | Portugal, Agnaldo Cuoco |
Assunto: | Alston, William Payne, 1921-2009 Diversidade religiosa Misticismo Naturalismo Percepção |
Data de publicação: | 20-Ago-2024 |
Data de defesa: | 21-Jun-2023 |
Referência: | CAVALCANTI, Paulo Estevão Tavares. Percepção mística e diversidade religiosa: um problema para a epistemologia da crença em Deus de William Alston. 2023. 143 f. Tese (Doutorado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | William Alston1 defende a tese de que as experiências místicas reforçam a crença em Deus nas religiões teístas e que as crenças religiosas são formadas a partir de práticas doxásticas místicas, isto é, práticas formadoras de crenças religiosas, tais como a tradição, a leitura das escrituras, o testemunho de importantes protagonistas da história das religiões e relatos de experiências místicas de interação com Deus, entre outras práticas. Nesse sentido, a existência de religiões diversas, socialmente estabelecidas, com suas práticas doxásticas e crenças diversas colocam desafios para a ideia de uma realidade última e verdadeira, porque sempre se referem a características da entidade sagrada na forma como é descrita na tradição religiosa em que se insere o praticante. Quando observamos no mundo uma pluralidade de religiões inseridas em contextos culturais e religiosos diversos, com caracterizações variadas de objetos de culto e adoração, a tese de Alston encontra um problema: como é possível que crenças religiosas formadas a partir de práticas doxásticas e conceitos da realidade última incompatíveis nas diversas comunidades religiosas socialmente estabelecidas sejam mantidas pelos seus respectivos crentes como prima facie justificadas, apesar de conflitantes com aquelas acreditadas pelos crentes das demais matizes religiosas; e mais, em que grau esse problema comprometeria a tese de que a crença religiosa encontra reforço na experiência mística. Alston enumera algumas soluções possíveis para o problema da diversidade religiosa, entre as quais destacamos: i. Manter uma atitude de conservadorismo epistêmico com relação às práticas formadores de crenças pelas diversas comunidades religiosas; ii. Aceitar a hipótese de inspiração kantiana com conteúdo cultural proposta por (Hick, 2018); iii. Aderir a hipótese radical naturalista O objetivo da presente tese é analisar a relevância de cada uma das alternativas referidas por Alston para a lidar com o problema em questão. 1 Essa tese é defendida em seu livro “Perceiving God” publicado no ano de 1991 e traduzida para o português pela editora Carisma em 2020 com o título Percebendo Deus. |
Abstract: | William Alston2 defends the idea that mystical experiences reinforce the belief in God in theistic religions and that religious beliefs are formed from mystical doxastic practices, that is, practices that form religious beliefs, such as tradition, the reading of scriptures, the testimony of important protagonists in the history of religions and accounts of mystical interaction experiences with God, among other practices. In this sense, the existence of diverse, socially established religions, with their doxastic practices and diverse beliefs pose challenges to the idea of an ultimate and true reality, since they always refer to characteristics of the sacred entity in the way it is described in the religious tradition in which the believer is inserted. The existence in the world of a plurality of religions inserted in diverse cultural and religious contexts, with varied characterizations of objects of worship, poses a problem for Alston's thesis: how is it possible that religious beliefs formed from doxastic practices and concepts of ultimate reality incompatible in the various socially established religious communities are maintained by their respective believers as prima facie justified, although conflicting with those believed by believers of other religious hues; and further, to what degree this problem would compromise the thesis that religious belief finds reinforcement in mystical experience. Alston lists some possible solutions to the problem of religious diversity, among which we highlight: 1. Maintain the attitude of epistemic conservatism toward the belief-forming practices of the various religious communities. 2. Accept the hypothesis of Kantian inspiration with cultural content proposed by (Hick, 2018). 3. Adhering to the radical naturalistic hypothesis. The objective of this thesis is to analyze the relevance of each of the alternatives referred by Alston to deal with the problem in question. 2 This thesis is defended in his book "Perceiving God" published in 1991 and translated into Portuguese by the publisher Carisma in 2020 with the title Percebendo Deus. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Filosofia (ICH FIL) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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