Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50002
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_MateusLopesDoNascimento_DISSERT.pdf591,96 kBAdobe PDFView/Open
Title: Compreensão do acesso na atenção primária à saúde no Distrito Federal (2014 e 2018)
Authors: Nascimento, Mateus Lopes do
Orientador(es):: Shimizu, Helena Eri
Assunto:: Atenção primária à saúde
Saúde da família
Distrito Federal (DF)
Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB)
Issue Date: 19-Aug-2024
Citation: NASCIMENTO, Mateus Lopes do. Compreensão do acesso na atenção primária à saúde no Distrito Federal (2014 e 2018). 2023. 41 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: Introdução: O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) realizou investimentos importantes que requerem ser avaliados para verificar o alcance dos seus resultados. Esse programa foi criado com o objetivo de ampliar o acesso e melhorar a qualidade da Atenção Básica, sobretudo visando o desenvolvimento de um padrão de qualidade comparável em todo o país A garantia de acesso visa assegurar aos usuários o atendimento de suas demandas por saúde, inclusive as agudas, por demanda espontânea ou mediante agendamento, garantindo o acolhimento em qualquer hipótese. Objetivo: Descrever o acesso e o acolhimento na Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal em 2014 e 2018, na perspectiva dos profissionais de saúde e dos usuários Métodos: Estudo descritivo e analítico, realizado a partir de dados secundários, não identificados, de domínio público, provenientes do PMAQ-AB, de 2014 e 2018, divulgados pelo Ministério da Saúde. A amostra foi composta por 67 equipes de saúde da família. Os dados foram organizados e tratados em planilha eletrônica Microsoft Office Excel Professional Plus 2013® e a análise estatística foi feita por meio do software Statistical Package for the Social Science (SPSS-23). Foi aplicado o teste Quiquadrado de Pearson, considerou-se p valor<0,05. Resultados: Para os profissionais de saúde houve melhoria no funcionamento do serviço no horário do almoço; nos agendamentos de atendimentos sem a necessidade de deslocamento do usuário e quando não precisa do atendimento no mesmo dia; e mais espaço na agenda para o usuário sanar dúvidas. Para os usuários houve piora nos agendamentos de atendimentos sem a necessidade de deslocamento e de consulta com hora marcada, e ainda dificuldade para conversar sobre os resultados dos exames. Conclusão: Existem barreiras organizacionais que precisam ser melhoradas, por meio da reorganização das formas de acesso e do acolhimento à demanda espontânea na APS.
Abstract: Introduction: The National Program for Improving Access and Quality of Primary Care (PMAQ-AB) made important investments requiring evaluation to verify its results' scope. This program was created with the aim of expanding access and improving the quality of Primary Care, especially with a view to developing a comparable quality standard throughout the country. Acute ones, by spontaneous demand or by appointment, guaranteeing reception in any case. Objective: Describe access and reception in Primary Health Care in the Federal District in 2014 and 2018, from the perspective of health professionals and users Methods: Descriptive and analytical study, carried out from secondary data, unidentified, in the public domain, from the PMAQ-AB, from 2014 and 2018, released by the Ministry of Health. The sample consisted of 67 family health teams. Data were organized and processed in a Microsoft Office Excel Professional Plus 2013® spreadsheet and statistical analysis was performed using the Statistical Package for Social Science (SPSS-23) software. Pearson's Chi-square test was applied, considering p value <0.05. Results: For health professionals, there was an improvement in the functioning of the service at lunchtime; in scheduling appointments without the need for the user to travel and when he/she does not need assistance on the same day; and more space on the agenda for the user to resolve doubts. For users, there was a worsening in scheduling appointments without the need for travel and appointments by appointment, and still difficulty talking about the test results. Conclusion: There are organizational barriers that need to be improved, by reorganizing the forms of access and acceptance of spontaneous demand in Primary Health Care.
Resumen: Introducción: El Programa Nacional para Mejorar el Acceso y la Calidad de la Atención Primaria (PMAQ-AB) realizó importantes inversiones que requieren evaluación para verificar el alcance de sus resultados. Este programa fue creado con el objetivo de ampliar el acceso y mejorar la calidad de la Atención Primaria, especialmente con miras a desarrollar un estándar de calidad comparable en todo el país agudos, por demanda espontánea o con cita previa, garantizando la atención en todo caso Objetivo: Describir el acceso y acogida en Atención Primaria de Salud en el Distrito Federal en 2014 y 2018, desde la perspectiva de profesionales y usuarios de la salud. Métodos: Estudio descriptivo y analítico, realizado a partir de datos secundarios, no identificados, de dominio público, del PMAQ-AB, de 2014 y 2018, difundidos por el Ministerio de Salud. La muestra estuvo constituida por 67 equipos de salud de la familia. Los datos se organizaron y procesaron en una hoja de cálculo de Microsoft Office Excel Professional Plus 2013® y el análisis estadístico se realizó con el software Statistical Package for Social Science (SPSS-23). Se aplicó la prueba de chi-cuadrado de Pearson, considerando valor de p <0,05. Resultados: Para los profesionales de la salud, hubo una mejora en el funcionamiento del servicio a la hora del almuerzo; en la programación de citas sin necesidad de que el usuario se desplace y cuando no necesite asistencia en el mismo día; y más espacio en la agenda para que el usuario resuelva dudas. Para los usuarios, hubo un empeoramiento en la programación de citas sin necesidad de viajar y citas con cita previa, y todavía dificultad para hablar sobre los resultados de las pruebas. Conclusión: Existen barreras organizativas que necesitan ser superadas, reorganizando las formas de acceso y aceptación de la demanda espontánea en la Atención Primaria de Salud.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50002/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.