http://repositorio.unb.br/handle/10482/49989
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2023_CarolinyVictoriaDosSantosSilva_DISSERT.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Epidemiologia da mortalidade materna no Distrito Federal, entre 2012 e 2021 : uma comparação antes e após o início da pandemia de covid-19 |
Auteur(s): | Silva, Caroliny Victoria dos Santos |
Orientador(es):: | Pedro Sadi Monteiro, Pedro Sadi Monteiro |
Assunto:: | Epidemiologia Mortalidade materna Covid-19 Distrito Federal (DF) |
Date de publication: | 19-aoû-2024 |
Data de defesa:: | 19-jui-2023 |
Référence bibliographique: | SILVA, Caroliny Victoria dos Santos. Epidemiologia da mortalidade materna no Distrito Federal, entre 2012 e 2021: uma comparação antes e após o início da pandemia de covid-19. 2023. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Résumé: | Introdução: A elevada carga de mortes maternas observada na pandemia de Covid-19, além de sugerir óbitos evitáveis, indica a necessidade de aperfeiçoamento das políticas de saúde materna, especialmente durante crises sanitárias. Objetivo: Conhecer a magnitude da ocorrência de óbitos maternos no Distrito Federal (DF) no período de 2012 a 2021. Método: Trata-se de estudo descritivo transversal. Os dados quantitativos utilizados no estudo foram oriundos dos Sistemas de Informação do DATASUS (Sistema de Informação sobre Mortalidade e Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos). Para determinar a magnitude dos óbitos maternos no DF, construiu-se um Diagrama de Controle e foi traçada a série histórica das mortes maternas. Os dados secundários utilizados nesta pesquisa são públicos e publicizáveis, dispensando a submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: No Diagrama de Controle, os coeficientes de Mortalidade Materna (MM) mantiveram-se com a linha de controle abaixo do canal endêmico em todos os meses, entre 2012 e 2019, indicando que a ocorrência de óbitos não estiveram em nível epidêmico. Entre os anos de 2012 e 2021 foram confirmadas 179 mortes maternas, no DF. Mais da metade desse óbitos, 77%, ocorreu no período do puerpério. De modo geral, houve redução da MM até o ano de 2019. No entanto, ao incluir os anos de 2020 e 2021, pode-se visualizar expressivo aumento, já que a Razão de Mortalidade Materna (RMM) passou de 19/100.000 Nascidos Vivos (NV) em 2019, para 87/100.000 NV em 2021. Dentre as políticas de saúde materna, programas e legislações lançadas, destaca-se a (i) Declaração Universal dos Direitos Humanos: proteção social à maternidade e à infância; (ii) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: RMM global < 70 / 100.000 NV até 2030; (iii) Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher: rompimento da visão que centralizava o atendimento às mulheres nas questões relativas à reprodução; (iv) Constituição Brasileira: a proteção à maternidade é um direito social; (v) Projeto Maternidade Segura: incentivo às Práticas Baseadas em Evidências; (vi) Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: ações que respeitem os direitos humanos e aspectos sociais; (vii) Lei nº11.108 de 7/4/2005: direito da gestante a acompanhante; (viii) Lei nº11.634 de 27/12/2007: direito da gestante ao conhecimento e vinculação à maternidade; (ix) Rede Cegonha: operacionaliza políticas criadas, articulando pontos de atenção em uma rede de cuidados integrais; (x) Centro Especializado em Saúde da Mulher: linha de cuidado em Atenção à Saúde da Mulher; (xi) II Plano Distrital de Políticas para Mulheres: efetivar políticas públicas pensadas para a diversidade entre as mulheres. Considerações finais: As Políticas lançadas forneceram uma importante contribuição para o progresso da saúde da mulher. Mas ainda assim, metas permanecem pendentes, sobretudo, as relacionadas à redução da MM. Nesse sentido, reforça-se a importância de assegurar acesso e assistência de qualidade às mulheres gestantes, parturientes e puérperas, já que a MM significa um grande problema de ordem social, neste momento em que a pandemia pela Covid-19 ameaça a vida desses grupos populacionais que fazem parte da reprodução e da manutenção da humanidade. |
Abstract: | Introduction: The high burden of maternal deaths observed in the Covid-19 pandemic, in addition to suggesting preventable deaths, indicates the need to improve maternal health policies, especially during health crises. Objective: To know the magnitude of the occurrence of maternal deaths in the Federal District (FD) from 2012 to 2021. Method: This is a crosssectional descriptive study. The quantitative data used in the study came from the DATASUS Information Systems (Mortality Information System and Live Births Information System). To determine the magnitude of maternal deaths in the FD, a Control Diagram was constructed and the historical series of maternal deaths was traced. The secondary data used in this research are public and publishable, eliminating submission to the Research Ethics Committee. Results: In the Control Diagram, the Maternal Mortality (MM) coefficients remained with the control line below the endemic channel in all months between 2012 and 2019, indicating that the occurrence of deaths was not at an epidemic level. Between 2012 and 2021, 179 maternal deaths were confirmed in the DF. More than half of these deaths, 77%, occurred in the postpartum period. In general, there was a reduction in the MM until the year 2019. However, when including the years 2020 and 2021, a significant increase can be seen, since the Maternal Mortality Ratio (MMR) went from 19/100,000 Live Births (LB) in 2019, to 87/100,000 LB in 2021. Among the maternal health policies, programs and legislation launched, the following stand out: (i) Universal Declaration of Human Rights: social protection for maternity and childhood; (ii) Sustainable Development Goals: Global MMR < 70 / 100,000 LB by 2030; (iii) Program for Comprehensive Assistance to Women's Health: break with the view that centered care for women on issues related to reproduction; (iv) Brazilian Constitution: maternity protection is a social right; (v) Safe Motherhood Project: encouragement of Evidence-Based Practices; (vi) National Policy for Integral Attention to Women's Health: actions that respect human rights and social aspects; (vii) Law No. 11,108 of 4/7/2005: right of pregnant women to have a companion; (viii) Law No. 11,634 of 12/27/2007: pregnant women's right to know and link to maternity; (ix) Rede Cegonha: implements created policies, articulating points of care in a comprehensive care network; (x) Center Specialized in Women's Health: line of care in Women's Health Care; (xi) II District Plan of Policies for Women: implement public policies designed for diversity among women. Final Considerations: The Policies launched provided an important contribution to the progress of women's health. But even so, goals remain pending, especially those related to the reduction of the MM. In this sense, the importance of ensuring access and quality assistance to pregnant, parturient and puerperal women is reinforced, since MM represents a major social problem, at a time when the Covid-19 pandemic threatens the lives of these groups. populations that are part of the reproduction and maintenance of humanity. |
Resumen: | Introducción: La alta carga de muertes maternas observada en la pandemia de Covid-19, además de sugerir muertes evitables, indica la necesidad de mejorar las políticas de salud materna, especialmente durante las crisis sanitarias. Objetivo: Conocer la magnitud de la ocurrencia de muertes maternas en el Distrito Federal (DF) desde 2012 hasta 2021. Método: Se trata de un estudio descriptivo transversal. Los datos cuantitativos utilizados en el estudio provinieron de los Sistemas de Información DATASUS (Sistema de Información de Mortalidad y Sistema de Información de Nacidos Vivos). Para determinar la magnitud de las muertes maternas en el DF se construyó un Diagrama de Control y se trazó la serie histórica de muertes maternas. Los datos secundarios utilizados en esta investigación son públicos y publicables, eliminando la sumisión al Comité de Ética en Investigación. Resultados: En el Diagrama de Control, los coeficientes de Mortalidad Materna (MM) se mantuvieron con la línea de control por debajo del canal endémico en todos los meses entre 2012 y 2019, indicando que la ocurrencia de muertes no fue a nivel epidémico. Entre 2012 y 2021 se confirmaron 179 muertes maternas en el DF. Más de la mitad de estas muertes, el 77%, se produjeron en el puerperio. En general, hubo una reducción de la MM hasta el año 2019. Sin embargo, al incluir los años 2020 y 2021, se aprecia un incremento significativo, ya que la Razón de Mortalidad Materna (RMM) pasó de 19/100.000 Nacidos Vivos (NV) en 2019, a 87/100.000 NV en 2021. Entre las políticas, programas y legislación de salud materna lanzadas, se destacan: (i) Declaración Universal de los Derechos Humanos: protección social a la maternidad y la niñez; (ii) Objetivos de Desarrollo Sostenible: RMM global < 70/100 000 NV para 2030; (iii) Programa de Atención Integral a la Salud de la Mujer: romper con la visión que centraba la atención de la mujer en temas relacionados con la reproducción; (iv) Constitución brasileña: la protección de la maternidad es un derecho social; (v) Proyecto Maternidad Segura: fomento de Prácticas Basadas en Evidencia; (vi) Política Nacional de Atención Integral a la Salud de la Mujer: acciones que respeten los derechos humanos y aspectos sociales; (vii) Ley N° 11.108 del 07/04/2005: derecho de la mujer embarazada a tener acompañante; (viii) Ley N° 11.634 del 27/12/2007: derecho de la mujer embarazada a conocer y vincularse a la maternidad; (ix) Rede Cegonha: implementa las políticas creadas, articulando los puntos de atención en una red integral de atención; (x) Centro Especializado en Salud de la Mujer: línea de atención en Salud de la Mujer; (xi) II Plan Distrital de Políticas para las Mujeres: implementar políticas públicas diseñadas para la diversidad de las mujeres. Consideraciones finales: Las Políticas lanzadas proporcionaron una contribución importante para el progreso de la salud de la mujer. Pero aun así, quedan metas pendientes, especialmente las relacionadas con la reducción de la MM. En ese sentido, se refuerza la importancia de garantizar el acceso y una asistencia de calidad a las mujeres embarazadas, parturientas y puérperas, toda vez que la MM representa un problema social de primer orden, en momentos en que la pandemia del Covid-19 amenaza la vida de estos grupos de población que forman parte. de la reproducción y mantenimiento de la humanidad. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Departamento de Enfermagem (FS ENF) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Apoio à Pesquisa e Ensino Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado UnB - Covid-19 |
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