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Título: Política de acessibilidade na Universidade de Brasília : análise dos investimentos e das inovações pedagógicas
Autor(es): Coelho, Rosilene Rego
Orientador(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Acessibilidade
Inovações educacionais
Pessoas com deficiência - educação
Universidade de Brasília (UnB)
Data de publicação: 15-Ago-2024
Referência: COELHO, Rosilene Rego. Política de acessibilidade na Universidade de Brasília: análise dos investimentos e das inovações pedagógicas. 2023. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta dissertação aborda questões sobre acessibilidade na modalidade pedagógica, tecnologias assistivas e inclusão de pessoas com deficiência na Universidade de Brasília (UnB), e tem como objetivo geral: mapear os investimentos e as inovações implementadas pela UnB para o atendimento dos objetivos estratégicos pedagógicos da Política de Acessibilidade da Universidade. Para atingir a meta, realizou-se estudo bibliográfico sobre o tema contextualizando um breve histórico sobre pessoas com deficiência, abordando os aspectos conceituais de: acessibilidade, inovações tecnológicas assistivas, marcos legais e perspectivas relativas a inclusão no ensino superior. A pesquisa é caracterizada, com relação aos objetivos, como pesquisa exploratória e descritiva e, metodicamente, como quali-quantitativa. Para coleta dos dados utilizou-se de análise documental dos Relatórios de Gestão e Monitoramento da UnB do período de 2019 a 2021 e do Plano de Desenvolvimento Institucional de 2018-2022, além de levantamentos de informações nas Diretorias de Acessibilidade e de Contabilidade e Finanças da UnB. Da análise dos resultados, foram constatados os investimentos e inovações tecnológicas nas modalidades de acessibilidade pedagógica/arquitetônicas implementados na UnB do período de 2019 a 2022. Destaca-se a proposta do Plano de Ação de Acessibilidade para a UnB, com ênfase para o objetivo da instauração de ações que permitam o acolhimento, a permanência e a saída com êxito de pessoas com deficiência, com acolhimento da família e com acompanhamento dos egressos. Apontamos, nas considerações finais, que os objetivos dos investimentos e da implementação das ações e programas foram eliminar barreiras de comunicação e de informação que restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico e social de estudantes com deficiência na universidade. Ficou perceptível o empenho da gestão para o alcance dos objetivos estratégicos da Política de Acessibilidade.
Abstract: This dissertation address questions about accessibility in the pedagogical modality, assistive technologies and inclusion of people with disabilities at the University of Brasília (UnB), and has the general objective to map the investments and innovations implemented by UnB to meet the strategic pedagogical objectives of the Education Policy. University accessibility. To achieve the goal, a bibliographic study was carried out on the subject, contextualizing a brief history of people with disabilities, addressing conceptual aspects: accessibility, assistive technological innovations, legal frameworks and perspectives related to inclusion in higher education. The research is characterized, in relation to the objectives, as exploratory and descriptive research and, methodically, as quali-quantitative. For data collection, document analysis was used of the UnB Management and Monitoring Reports for the period from 2019 to 2021 and the Institutional Development Plan for 2018-2022, in addition to surveys of information in the Accessibility and Accounting and Finance Directorates of the UnB. From the analysis of the results, investments and technological innovations in the pedagogical/architectural accessibility modality implemented at UnB from 2019 to 2022 were highlighted. Implementation of actions that allow the reception, permanence and successful exit of people with disabilities, with the Family’s reception and the follow-up of the egresses. We point out in the final considerations that the objectives of investments and implementation of actions and programs were to eliminate barriers in communication and information that restrict the participation and academic and social development of students with disabilities at the university. It was noticeable the commitment of management to the achievement of the strategic objectives of the Accessibility Policy.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
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