Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Duarte, Janaína Lopes do Nascimento | pt_BR |
dc.contributor.author | Penha, Maria Luisa Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T21:00:21Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T21:00:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-19 | - |
dc.identifier.citation | PENHA, Maria Luisa Gomes. Mulheres na pós-graduação e a universidade brasileira : desafios no contexto de Ensino Remoto Emergencial na Universidade de Brasília (UnB). 2023. 143 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49893 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação trata dos principais desafios vivenciados por estudantes durante o Ensino
Remoto Emergencial (ERE), considerando a especificidade desse período para a formação
profissional, em especial para as mestrandas do Programa de Pós-graduação em Política Social
da Universidade de Brasília, que são sujeitas deste estudo. A pesquisa justifica-se pela
necessidade de desvelar as consequências e implicações desse período atípico na vida
acadêmica dessas e de outras mulheres, e considerar os desafios que são estruturais diante da
desigualdade de gênero colocada na sociedade, bem como diante da condição da universidade,
inserida nos limites do padrão dependente educacional brasileiro. Sobre a metodologia, foi
realizada pesquisa de campo de natureza qualitativa, a partir de um formulário online de
questões direcionadas às mestrandas das turmas 2020 e 2021 do PPGPS/UnB. Além disso,
houve pesquisa documental sobre legislações importantes para a educação superior nesse
período e levantamento bibliográfico, essencial para a fundamentação teórico, metodológica e
política deste estudo. Dessa forma, os dados levantados foram analisados a partir de
pressupostos teóricos como: capitalismo dependente, padrão dependente educacional, política
de educação superior, gênero e desigualdades, patriarcado, divisão sexual do trabalho, contexto
da pandemia da Covid-19 e implicações do Ensino Remoto Emergencial. Por meio dos
resultados, evidenciou-se que o capitalismo dependente repercute em um padrão dependente
educacional na política de educação superior no Brasil, o qual é parte do projeto do capital e
direciona a pós-graduação e o desenvolvimento e produção da ciência no país.
Consequentemente, repercute também na condução das políticas sociais, como a educação, e
assim incorpora também o ERE como parte do projeto do capital para a educação durante o
período pandêmico. Inclusive, é nesse cenário que são expressas as especificidades das
mulheres na pós-graduação e os desafios cotidianos em virtude da sua condição de gênero,
como as dificuldades para gerenciamento de atividades, gerando as sobrecargas de trabalho e
de estudos na pós-graduação, as quais foram ainda mais aguçados com a pandemia,
especialmente a partir do ERE. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mulheres na pós-graduação e a universidade brasileira : desafios no contexto de Ensino Remoto Emergencial na Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-graduação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capitalismo dependente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Questões de gênero | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Dissertation deals with main challenges experienced by students during the Emergency
Remote Teaching, considering the specificity of this period for professional education,
especially for the female master student of the Graduate Program in Social Policy at University
of Brasília, who are subjects of this study. This research justifies itself based on the need to
reveal the consequences and implications of this atypical period in the academic life of these
and other female students, and consider the challenges that are structural in the face of gender
inequality in society, as well as in the face of the condition of the university, inserted within the
limits of the Brazilian educational dependent pattern. Regarding methodology, a qualitative
field research was carried out, based on a form of questions online directed to the female
master's students of the classes of 2020 and 2021 of the Graduate Program in Social Policy at
the University of Brasília. Besides this, there was documentary research on important
legislation for higher education in this period and a bibliographical survey, essential for the
theoretical, methodological, and political grounding of this study. Therefore, the data collected
were analyzed from theoretical assumptions such as: dependent capitalism, educational
dependent pattern, higher education policy, gender and inequalities, patriarchy, sexual division
of labor, context of the Covid-19 pandemic and implications of Emergency Remote Teaching.
Through the results, it is evident that dependent capitalism affect in an educational dependent
pattern in the higher education policy in Brazil, which is part of the capital's project and directs
the post-graduation and the development and production of science in this country.
Consequently, it also has repercussions on the conduct of social policies, such as education, and
also incorporates the ERE as part of the capital's project for education during the pandemic
period. Including, it is in this scenario that the specificities of women in graduate studies and
the daily challenges due to their gender condition are expressed, such as the difficulties in
managing activities, generating work and study overloads in graduate studies, which were even
more acute with the pandemic, especially from the Emergency Remote Teaching. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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