Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49856
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariliaJaquelineMoreiraDaRocha_DISSERT.pdf445,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19 : um estudo de caso na Universidade de Brasília
Autor(es): Rocha, Marília Jaqueline Moreira da
Orientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Assistência estudantil
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Inclusão digital
Inovações tecnológicas
Universidade de Brasília (UnB)
Data de publicação: 14-Ago-2024
Referência: ROCHA, Marília Jaqueline Moreira da. A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19: um estudo de caso na Universidade de Brasília. 2023. 51 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Logo no primeiro trimestre do ano de 2020, o Brasil foi impactado pelo efeito do vírus da COVID-19. Como consequência, as universidades e escolas públicas brasileiras foram impossibilitadas da continuação das aulas presenciais, entretanto, com a utilização das novas tecnologias digitais (TD), os estudantes puderam continuar com seus estudos e aprendizagens. O objetivo deste estudo foi verificar se as ações da gestão da Universidade de Brasília (UnB) foram efetivas para garantir uma cobertura adequada à rotina dos universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica em relação à demanda por instrumentos de apoio tecnológico durante o ensino remoto. Para isso, foi realizado um estudo de caso de forma documental quantitativa e descritiva referente ao tema apresentado. O referido estudo observou que as ações foram importantes para a não evasão de alunos com vulnerabilidades socioeconômicas no período da pandemia e pode, com isso, afirmar que as ações gerenciais acadêmicas relativas à inclusão digital foram incorporadas de forma eficiente, de modo a atenderam às necessidades e demandas dos estudantes e, assim, contribuíram para o exercício da cidadania democrática. A pesquisa foi relevante para que a UnB possa formular políticas públicas na área da inclusão e inovação tecnológica, a fim de complementar em seus editais a inclusão digital remota e de integrar o ensino híbrido na universidade, caminhando em direção ao desenvolvimento de programas globais de ensino à distância.
Abstract: In the first quarter of 2020, Brazil was impacted by the effect of the COVID-19 virus. Therefore, Brazilian universities and public schools were unable to continue face-toface classes, however, with the use of new digital technologies (DT), students were able to continue with their studies and learning. The objective of this study was to verify whether the actions of the management of the University of Brasília (UnB) were effective in guaranteeing adequate coverage for the routine of university students in a situation of socioeconomic vulnerability in relation to the demand for technological support instruments during remote teaching. For this, a case study was carried out in a quantitative and descriptive documental way regarding the theme presented. This study observed that the actions were important for the non-dropout of students with socioeconomic vulnerabilities during the pandemic period and can, therefore, state that the academic management actions related to digital inclusion were efficiently incorporated, to meet the needs and demands of the students and, thus, contributed to the exercise of democratic citizenship. The research was relevant for UnB to be able to formulate public policies in inclusion and technological innovation, to complement remote digital inclusion in its public notices and to integrate hybrid teaching at the university, moving towards the development of global teaching programs from a distance.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.