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Title: Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha
Authors: Barbosa, Lucas Manassés
Orientador(es):: Pereira, Flávio Santos
Assunto:: Música
Teatro
Materiais cênicos
Issue Date: 14-Aug-2024
Citation: BARBOSA, Lucas Manassés. Música cênica: um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha. 2023. 250 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: Neste trabalho, entendemos como materiais cênicos tudo aquilo que é projetado no palco e, sendo manipulados composicionalmente, influem principalmente no aspecto visual da performance. Sob essa perspectiva, nos propomos investigar os materiais cênicos sob ângulos diferentes: através da análise de sua presença e função em Solilóquio (2021) e Dressur (1976 – 1977), de Estercio Marquez Cunha e Mauricio Kagel, respectivamente. Tratamos de uma questão em comum para os dois compositores: suas ressalvas a respeito do surgimento das novas tecnologias de gravação e reprodução de música, a fim de entender como elas são tratadas nas diferentes posturas estéticas desses dois compositores. Por fim, se tratando de uma prática nova, na qual diferentes compositores adotam diferentes termos e definições para suas experiências, propomos uma discussão das terminologias que importam a esta pesquisa: a música teatro de Estercio Marquez Cunha, o teatro instrumental de Mauricio Kagel e a música cênica, termo adotado por nós mesmos.
Abstract: In this work, we understand scenic materials as everything that is projected onto the stage and, when manipulated compositionally, influences mainly the visual aspect of the performance. From this perspective, we propose to investigate scenic materials from different angles: through the analysis of their presence and function in Soliloquio (2021) and Dressur (1976 – 1977), by Estercio Marquez Cunha and Mauricio Kagel, respectively. We deal with an issue in common for both composers: their reservations regarding the inherent of the new technologies of recording and reproduction of music, in order to understand how they are treated in the different aesthetic postures of these two composers. Finally, as this is a new practice, in which different composers adopt different terms and configurations for their experiences, we propose a discussion of the terminologies that matter to this research: música teatro by Estercio Marquez Cunha, instrumental theater by Mauricio Kagel and the música cênica, a term adopted by ourselves.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Música
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