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Título: Canto coral infantil e infantojuvenil : uma pesquisa de levantamento bibliográfico de teses e dissertações à luz da educação musical
Autor(es): Justo, Elisama
Orientador(es): Abreu, Delmary Vasconcelos de
Assunto: Canto coral
Crianças
Dissertações
Educação musical
Teses
Data de publicação: 13-Ago-2024
Referência: JUSTO, Elisama. Canto coral infantil e infantojuvenil: uma pesquisa de levantamento bibliográfico de teses e dissertações à luz da educação musical. 2023. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa, realizada no âmbito de um programa de mestrado acadêmico em música, tem como objetivo investigar como a educação musical tem sido abordada em pesquisas referentes às práticas de canto coral infantil e infantojuvenil. A metodologia consiste na pesquisa bibliográfica com o procedimento de levantamento de teses e dissertações no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira com um recorte temporal entre os anos de 1996 e 2021. Com o panorama histórico do canto coral infantil e infantojuvenil no cenário brasileiro a literatura mostra essa prática no ambiente escolar, no repertório, a concepção de regentes, os benefícios como elemento de socialização e musicalização. A análise descritiva evidenciou o modo como as práticas educativo-musicais no canto coral infantil e infantojuvenil tem se configurado. Os resultados mostram que, nos 13 trabalhos selecionados, embora a prática de canto coral esteja inserida, em sua maioria, no campo da performance, há nítidas contribuições para o fortalecimento de práticas educativo-musicais. A escolha do repertório parece ser a base para ampliar a visão de mundo dos participantes no diálogo com outras culturas. O material de referência a ser utilizado de forma pedagógica pelos regentes e professores de música é um ponto a ser destacado. Outra tendência nas práticas educativo-musicais é a interação social entre os coralistas, possibilitando o crescimento pessoal e grupal, contribuindo para ampliação de mundo, a formação humana e a ideia de pertencimento. Outro aspecto consiste em estudantes se sentirem empoderados no que diz respeito à aquisição de habilidades musicais e experiências artísticas, construídas socialmente com seus pares. Investigar como a educação musical é abordada nessas teses e dissertações é considerar o pensamento de autores que prezam por uma educação de qualidade e que se dá por meio de ações que democratizam os processos de ensino e aprendizagem relacionada às práticas educativas musicais; a utilização de movimentos corporais; a busca de ambiente afetuoso de convivência e inclusão; pela presença de ludicidade e de práticas criativas; pela superação de desafios e busca por soluções e pela formação do regente-educador que sabe integrar conhecimentos musicais, de práticas de regência coral com uma educação musical intencionada em formar pessoas com a música para a vida. Nisso reside o compromisso do regente com a Educação Musical, refletindo sobre o tipo de formação necessária que o licenciando em música necessita para atuar com coro infantil e infantojuvenil em ambiente escolar. A formação profissional compõe um conjunto de saberes, competências e habilidades como regência, técnica vocal e educação musical consolidando a performance com a educação musical no canto coral infantojuvenil.
Abstract: The present research, carried out within the framework of an academic master's program in music, aims to investigate how music education has been approached in research referring to children's and juvenile choir singing practices. The methodology consists of bibliographic research with the procedure of surveying theses and dissertations in the Brazilian Digital Library database with a time frame between the years 1996 and 2021. With the historical panorama of children's and juvenile choir singing in the Brazilian scenario, literature shows this practice in the school environment, in the repertoire, the conception of conductors, the benefits as an element of socialization and musicalization. The descriptive analysis showed how the educational-musical practices in children's and juvenile choir singing have been configured. The results show that, in the 13 selected works, although the practice of choral singing is inserted, for the most part, in the field of performance, there are clear contributions to the strengthening of educational-musical practices. The choice of repertoire seems to be the basis for expanding the participants' worldview in the dialogue with other cultures. The reference material to be used in a pedagogical way by conductors and music teachers is a point to be highlighted. Another trend in educational-musical practices is the social interaction between choristers, enabling personal and group growth, contributing to expanding the world, human formation and the idea of belonging. Another aspect consists of students feeling empowered with regard to the acquisition of musical skills and artistic experiences, socially constructed with their peers. Investigating how music education is addressed in these theses and dissertations is to consider the thinking of authors who value quality education and that takes place through actions that democratize the teaching and learning processes related to musical educational practices; the use of body movements; the search for an affectionate environment of coexistence and inclusion; by the presence of lucidity and creative practices; for overcoming challenges and searching for solutions and for training conductor-educators who know how to integrate musical knowledge, choral conducting practices with a musical education intended to train people with music for life. Therein resides the conductor's commitment to Music Education, reflecting on the type of necessary training that music graduates need to work with a children's and youth choir in a school environment. Professional training comprises a set of knowledge, skills and abilities such as conducting, vocal technique and musical education, consolidating performance with musical education in children's and youth choir singing.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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