Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Abreu, Delmary Vasconcelos de | - |
dc.contributor.author | Justo, Elisama | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T19:30:22Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T19:30:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-17 | - |
dc.identifier.citation | JUSTO, Elisama. Canto coral infantil e infantojuvenil: uma pesquisa de levantamento bibliográfico de teses e dissertações à luz da educação musical. 2023. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49814 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, realizada no âmbito de um programa de mestrado acadêmico
em música, tem como objetivo investigar como a educação musical tem sido abordada
em pesquisas referentes às práticas de canto coral infantil e infantojuvenil. A
metodologia consiste na pesquisa bibliográfica com o procedimento de levantamento
de teses e dissertações no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira com um
recorte temporal entre os anos de 1996 e 2021. Com o panorama histórico do canto
coral infantil e infantojuvenil no cenário brasileiro a literatura mostra essa prática no
ambiente escolar, no repertório, a concepção de regentes, os benefícios como
elemento de socialização e musicalização. A análise descritiva evidenciou o modo
como as práticas educativo-musicais no canto coral infantil e infantojuvenil tem se
configurado. Os resultados mostram que, nos 13 trabalhos selecionados, embora a
prática de canto coral esteja inserida, em sua maioria, no campo da performance, há
nítidas contribuições para o fortalecimento de práticas educativo-musicais. A escolha
do repertório parece ser a base para ampliar a visão de mundo dos participantes no
diálogo com outras culturas. O material de referência a ser utilizado de forma
pedagógica pelos regentes e professores de música é um ponto a ser destacado.
Outra tendência nas práticas educativo-musicais é a interação social entre os
coralistas, possibilitando o crescimento pessoal e grupal, contribuindo para ampliação
de mundo, a formação humana e a ideia de pertencimento. Outro aspecto consiste
em estudantes se sentirem empoderados no que diz respeito à aquisição de
habilidades musicais e experiências artísticas, construídas socialmente com seus
pares. Investigar como a educação musical é abordada nessas teses e dissertações
é considerar o pensamento de autores que prezam por uma educação de qualidade
e que se dá por meio de ações que democratizam os processos de ensino e
aprendizagem relacionada às práticas educativas musicais; a utilização de
movimentos corporais; a busca de ambiente afetuoso de convivência e inclusão; pela
presença de ludicidade e de práticas criativas; pela superação de desafios e busca
por soluções e pela formação do regente-educador que sabe integrar conhecimentos
musicais, de práticas de regência coral com uma educação musical intencionada em
formar pessoas com a música para a vida. Nisso reside o compromisso do regente
com a Educação Musical, refletindo sobre o tipo de formação necessária que o
licenciando em música necessita para atuar com coro infantil e infantojuvenil em
ambiente escolar. A formação profissional compõe um conjunto de saberes,
competências e habilidades como regência, técnica vocal e educação musical
consolidando a performance com a educação musical no canto coral infantojuvenil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Canto coral infantil e infantojuvenil : uma pesquisa de levantamento bibliográfico de teses e dissertações à luz da educação musical | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Canto coral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dissertações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teses | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research, carried out within the framework of an academic master's
program in music, aims to investigate how music education has been approached in
research referring to children's and juvenile choir singing practices. The methodology
consists of bibliographic research with the procedure of surveying theses and
dissertations in the Brazilian Digital Library database with a time frame between the
years 1996 and 2021. With the historical panorama of children's and juvenile choir
singing in the Brazilian scenario, literature shows this practice in the school
environment, in the repertoire, the conception of conductors, the benefits as an
element of socialization and musicalization. The descriptive analysis showed how the
educational-musical practices in children's and juvenile choir singing have been
configured. The results show that, in the 13 selected works, although the practice of
choral singing is inserted, for the most part, in the field of performance, there are clear
contributions to the strengthening of educational-musical practices. The choice of
repertoire seems to be the basis for expanding the participants' worldview in the
dialogue with other cultures. The reference material to be used in a pedagogical way
by conductors and music teachers is a point to be highlighted. Another trend in
educational-musical practices is the social interaction between choristers, enabling
personal and group growth, contributing to expanding the world, human formation and
the idea of belonging. Another aspect consists of students feeling empowered with
regard to the acquisition of musical skills and artistic experiences, socially constructed
with their peers. Investigating how music education is addressed in these theses and
dissertations is to consider the thinking of authors who value quality education and that
takes place through actions that democratize the teaching and learning processes
related to musical educational practices; the use of body movements; the search for
an affectionate environment of coexistence and inclusion; by the presence of lucidity
and creative practices; for overcoming challenges and searching for solutions and for
training conductor-educators who know how to integrate musical knowledge, choral
conducting practices with a musical education intended to train people with music for
life. Therein resides the conductor's commitment to Music Education, reflecting on the
type of necessary training that music graduates need to work with a children's and
youth choir in a school environment. Professional training comprises a set of
knowledge, skills and abilities such as conducting, vocal technique and musical
education, consolidating performance with musical education in children's and youth
choir singing. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|