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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49812
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2023_DouglasDeOliveiraSilva_DISSERT.pdf5,46 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorMarins, Paulo Roberto Affonso-
dc.contributor.authorSilva, Douglas de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-08-13T19:03:38Z-
dc.date.available2024-08-13T19:03:38Z-
dc.date.issued2024-08-13-
dc.date.submitted2023-07-14-
dc.identifier.citationSILVA, Douglas de Oliveira. Design instrucional: um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnB. 2023. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49812-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA área temática desta dissertação é a educação musical a distância e o objeto de estudo é a disciplina de Prática de Conjunto do Curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade de Brasília (UnB). A justificativa desta predileção surgiu em função de os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) disponíveis na UnB não possibilitarem as práticas musicais síncronas. O objetivo desse trabalho é investigar quais são as possíveis estratégias pedagógicas que poderão auxiliar os professores que atuam nesse contexto. Partindo do pressuposto de que a teoria do Design Instrucional tem sido utilizada na estruturação de cursos de Educação a Distância (EaD), surge o seguinte problema de pesquisa: em que medida a teoria do Design Instrucional poderá auxiliar os professores que atuam nesse objeto de estudo da UnB? A abordagem metodológica adotada nesse trabalho foi a da pesquisa qualitativa, com o procedimento da pesquisa-ação, em que três estudantes-voluntários matriculados nessa disciplina tiveram aulas com os conteúdos produzidos pelo autor com o referencial teórico do Design Instrucional. Os dados desses participantes foram coletados por entrevistas semiestruturadas e, por meio da análise diagnóstica, foram delineadas as especificidades desse campo de estudo. A teoria do Design Instrucional (FILATRO, 2015) e suas fases (ADDIE) se revelaram conexos à produção de conteúdos dessa disciplina. O resultado esperado é que esse trabalho possa contribuir com futuras pesquisas da Prática de Conjunto a Distância.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesign instrucional : um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesign instrucionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.keywordMúsica - licenciatura - Universidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The thematic area of this dissertation is Distance Education in music. The subject of study is the discipline of Distance Education Ensemble Practice in the Distance Education Undergraduate Degree Program in Music at the University of Brasilia (UnB). The fundamentals for this predilection arose because the Virtual Learning Environments (VLE) available at this university do not allow synchronous musical practices. The aim of this work is to investigate what are the possible pedagogical strategies that could help teachers who work in this context. Based on the assumption that the theory of Instructional Design is used in the structuring of Distance Education courses (DE), the following research problem arises: to what extent can the theory of Instructional Design help teachers who work in this subject of study? The methodology adopted in this study was qualitative research with the action research approach in which three student-volunteers enrolled in the discipline had classes with the content produced by the author with the theoretical framework of Instructional Design. The data from these participants was collected through semi-structured interviews, and the diagnostic analysis delineated the specificities of this field of study. Instructional Design theory (FILATRO, 2015) and its phases (ADDIE) proved to be related to the content production of this subject. The expected results are that this work can contribute to future research on distance education practice.pt_BR
dc.description.abstract2El área temática de esta disertación es la educación musical a distancia. El objeto de estudio es la disciplina de práctica de conjunto del curso de graduación musical a distancia de la Universidad de Brasilia (UnB). La justificación de esta predilección surgió porque los Entornos Virtuales de Aprendizaje (EVA) disponibles en esta universidad no permiten prácticas musicales sincrónicas. El objetivo de este trabajo es investigar cuáles son las posibles estrategias pedagógicas que podrían ayudar a los profesores que trabajan en este contexto. Asumiendo que la teoría del Diseño Instruccional es utilizada en la estructuración de cursos de Educación a Distancia (EAD), surge el siguiente problema de investigación: ¿en qué medida la teoría del Diseño Instruccional puede ayudar a los profesores que trabajan en este objeto de estudio? El abordaje metodológico adoptado en este estudio fue la investigación cualitativa con el procedimiento de investigación-acción en que tres alumnos-voluntarios matriculados en la disciplina tuvieron clases con el contenido producido por el autor con el marco teórico del Diseño Instruccional. Los datos de estos participantes fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas y el análisis diagnóstico delineó las especificidades de este campo de estudio. La teoría de Diseño Instruccional (FILATRO, 2015) y sus fases (ADDIE) demostró estar relacionada con la producción de contenidos de esta asignatura. Los resultados esperados son que este trabajo pueda contribuir a futuras investigaciones sobre la práctica de la educación a distancia.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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