DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Marins, Paulo Roberto Affonso | - |
dc.contributor.author | Silva, Douglas de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T19:03:38Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T19:03:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Douglas de Oliveira. Design instrucional: um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnB. 2023. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49812 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A área temática desta dissertação é a educação musical a distância e o objeto de estudo é a
disciplina de Prática de Conjunto do Curso de Licenciatura em Música a Distância da
Universidade de Brasília (UnB). A justificativa desta predileção surgiu em função de os
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) disponíveis na UnB não possibilitarem as práticas
musicais síncronas. O objetivo desse trabalho é investigar quais são as possíveis estratégias
pedagógicas que poderão auxiliar os professores que atuam nesse contexto. Partindo do
pressuposto de que a teoria do Design Instrucional tem sido utilizada na estruturação de cursos
de Educação a Distância (EaD), surge o seguinte problema de pesquisa: em que medida a teoria
do Design Instrucional poderá auxiliar os professores que atuam nesse objeto de estudo da
UnB? A abordagem metodológica adotada nesse trabalho foi a da pesquisa qualitativa, com o
procedimento da pesquisa-ação, em que três estudantes-voluntários matriculados nessa
disciplina tiveram aulas com os conteúdos produzidos pelo autor com o referencial teórico do
Design Instrucional. Os dados desses participantes foram coletados por entrevistas
semiestruturadas e, por meio da análise diagnóstica, foram delineadas as especificidades desse
campo de estudo. A teoria do Design Instrucional (FILATRO, 2015) e suas fases (ADDIE) se
revelaram conexos à produção de conteúdos dessa disciplina. O resultado esperado é que esse
trabalho possa contribuir com futuras pesquisas da Prática de Conjunto a Distância. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Design instrucional : um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design instrucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - licenciatura - Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The thematic area of this dissertation is Distance Education in music. The subject of study is
the discipline of Distance Education Ensemble Practice in the Distance Education
Undergraduate Degree Program in Music at the University of Brasilia (UnB). The
fundamentals for this predilection arose because the Virtual Learning Environments (VLE)
available at this university do not allow synchronous musical practices. The aim of this work is
to investigate what are the possible pedagogical strategies that could help teachers who work
in this context. Based on the assumption that the theory of Instructional Design is used in the
structuring of Distance Education courses (DE), the following research problem arises: to what
extent can the theory of Instructional Design help teachers who work in this subject of study?
The methodology adopted in this study was qualitative research with the action research
approach in which three student-volunteers enrolled in the discipline had classes with the
content produced by the author with the theoretical framework of Instructional Design. The
data from these participants was collected through semi-structured interviews, and the
diagnostic analysis delineated the specificities of this field of study. Instructional Design theory
(FILATRO, 2015) and its phases (ADDIE) proved to be related to the content production of this
subject. The expected results are that this work can contribute to future research on distance
education practice. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El área temática de esta disertación es la educación musical a distancia. El objeto de estudio
es la disciplina de práctica de conjunto del curso de graduación musical a distancia de la
Universidad de Brasilia (UnB). La justificación de esta predilección surgió porque los
Entornos Virtuales de Aprendizaje (EVA) disponibles en esta universidad no permiten prácticas
musicales sincrónicas. El objetivo de este trabajo es investigar cuáles son las posibles
estrategias pedagógicas que podrían ayudar a los profesores que trabajan en este contexto.
Asumiendo que la teoría del Diseño Instruccional es utilizada en la estructuración de cursos
de Educación a Distancia (EAD), surge el siguiente problema de investigación: ¿en qué medida
la teoría del Diseño Instruccional puede ayudar a los profesores que trabajan en este objeto
de estudio? El abordaje metodológico adoptado en este estudio fue la investigación cualitativa
con el procedimiento de investigación-acción en que tres alumnos-voluntarios matriculados en
la disciplina tuvieron clases con el contenido producido por el autor con el marco teórico del
Diseño Instruccional. Los datos de estos participantes fueron recolectados a través de
entrevistas semiestructuradas y el análisis diagnóstico delineó las especificidades de este
campo de estudio. La teoría de Diseño Instruccional (FILATRO, 2015) y sus fases (ADDIE)
demostró estar relacionada con la producción de contenidos de esta asignatura. Los resultados
esperados son que este trabajo pueda contribuir a futuras investigaciones sobre la práctica de
la educación a distancia. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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