Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Abreu, Lucijane Monteiro de | - |
dc.contributor.author | Mota, Rita de Cassia Cardoso da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T16:22:13Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T16:22:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-15 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Rita de Cassia Cardoso da. O monitoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo das ações de aquisição de mobiliários escolares e equipamentos. 2023. 195 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49780 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Plano de Ações Articuladas - PAR, foi proposto em 2007 como um instrumento para
descentralizar as ações e recursos da União aos entes federados no sentido de melhorar à
qualidade, eficiência e equidade na implementação de políticas educacionais. As políticas
públicas, neste caso, têm a finalidade de orientar a atuação governamental para um objetivo
comum. Em países como o Brasil com tantas desigualdades inter e intrarregional, pelas condições
econômicas dos entes federados e a distribuição de competências previstas constitucionalmente, é
particularmente importante para as políticas públicas, como o PAR. Assim, saber se as
providencias ou ações adotadas resolveram os problemas que as deram causa, é primordial
conhecer dos resultados. Essa possibilidade está ligada ao monitoramento e avaliação uma vez
que produzem evidências sobre a efetividade ou não das políticas públicas. O presente trabalho
consiste em um estudo de caso de abordagem qualitativa e objetiva descrever sobre o
monitoramento do PAR, realizado pelo FNDE, por meio da Coordenação de Monitoramento e
Avaliação – Comap, utilizando análise documental, observação direta, entrevista semiestruturada
e questionários aos Secretários estaduais de Educação, aos gestores municipais dos estados de
São Paulo e Sergipe, cujos resultados confirmaram disparidades entre estas unidades federadas,
bem como suas dificuldades e limitações para executar os recursos do PAR. 100% dos
municípios brasileiros, incluindo São Paulo e Sergipe, valem-se do Programa para atender suas
necessidades educacionais. Conclui com base nos resultados que o modelo de monitoramento
adotado pela Comap/FNDE, está distante dos parâmetros da literatura, considerando a forma
como são desenvolvidas as atividades, procedimentos presenciais com foco no aspecto físicofinanceiro e a descontinuidade verificadas nas ações, caracterizando-o como pontual e
esporádico, somada à ausência de indicadores. Estruturalmente a coordenação tem posição
vertical, dando-lhe condição de subordinação e privada de autonomia para decisões e ações
ligadas ao ato de monitorar. Ao contrário, conformando ao problema de pesquisa, fica respondido
considerando a importância do monitoramento para aprimorar as ações do PAR que tem lugar à
medida em que são consideradas as proposições para sua execução por meio de procedimentos
contínuos, rotineiros e sistemáticos, bom uso das informações e de indicadores par | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O monitoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR) : um estudo das ações de aquisição de mobiliários escolares e equipamentos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano de Ações Articuladas (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Joint Action Plan (PAR) was proposed in 2007 as an instrument to decentralize the actions
and resources of the Union to the federated entities to improve the quality, efficiency, and equity
in the implementation of educational policies. Public policies, in this case, have the purpose of
guiding governmental actions towards a common objective. In countries like Brazil, with so
many inter and intra-regional inequalities, due to the economic conditions of the federated
entities and the distribution of competencies foreseen constitutionally, it is particularly important
for public policies such as PAR. Thus, to know if the measures or actions adopted have solved
the problems that caused them, it is essential to know the results. This possibility is linked to
monitoring and evaluation as they produce evidence about the effectiveness or otherwise of
public policies. This work is a case study of qualitative approach and aims to describe the
monitoring of PAR, carried out by the FNDE, through the Coordination of Monitoring and
Evaluation - Comap, using documentary analysis, direct observation, semi-structured interviews
and questionnaires to state Secretaries of Education, municipal managers of the states of São
Paulo and Sergipe, whose results confirmed disparities between these federated units, as well as
their difficulties and limitations to execute the resources of PAR. 100% of Brazilian
municipalities, including São Paulo and Sergipe, use the Program to meet their educational needs.
It concludes based on the results that the monitoring model adopted by Comap/FNDE is far from
the parameters in the literature, considering the way activities are developed, face-to-face
procedures focused on the physical-financial aspect and the discontinuity verified in the actions,
characterizing it as punctual and sporadic, added to the absence of indicators. Structurally the
coordination has a vertical position, giving it a condition of subordination and deprived of
autonomy for decisions and actions related to the act of monitoring. On the contrary, conforming
to the research problem, it is answered considering the importance of monitoring to improve the
actions of PAR that takes place to the extent that the proposals for its implementation are
considered through continuous, routine and systematic procedures, good use of information and
indicators to explore its potential to generate knowledge, ensuring the character of intervention
for greater effectiveness, organizational learning, improvement in management and strengthening
of public action. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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