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PauloRobertSantosMachado_DISSERT.pdf13,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBuzar, Márcio Augusto Romapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Paulo Robert Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-08-09T21:23:24Z-
dc.date.available2024-08-09T21:23:24Z-
dc.date.issued2024-08-09-
dc.date.submitted2024-02-08-
dc.identifier.citationMACHADO, Paulo Robert Santos. Reabilitação da Ponte Braghetto: aspectos históricos, construtivos e de conservação. 2024. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49739-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA criação de Brasília, na década de 1960, foi caraterizada pela ruptura com a tradição da arquitetura em paralelo ao modernismo internacional, concebido com o objetivo de manifestar o otimismo de uma nova era por meio da arquitetura, a mais alta forma de expressão artística, fundamentando, assim, uma outra compreensão das qualidades espaciais, utilizando inovações tecnológicas e estruturais (Macdonald, 2007). As arquiteturas de Brasília possuem muitas realizações importantes na área de engenharia das estruturas, sendo muitas delas originais e inovadoras para a época da execução. A Ponte do Braghetto, chamada de “O Grande Viaduto sobre o Lago de Brasília”, foi executada em 1960 pela Sociedade de Engenharia e Terraplenagem Alberto Ltda. (SETAL) com projeto do prof. Aderson Moreira da Rocha, representando a introdução de algumas inovações técnicas importantes como protensão parcial e o sistema construtivo de concreto armado protendido, sendo precursor de uma nova técnica destinada a revolucionar os conceitos de concreto protendido. O caso da Ponte do Braghetto representa um firme ponto de partida para as futuras operações de manutenção do patrimônio de capital brasileira. Cabe ressaltar que rever informações que sejam relevantes para a preservação do patrimônio moderno, adotando aspectos do projeto inicial, a conservação, as intervenções ao longo do tempo que emplacaram na ampliação da capacidade da ponte com os reforços estruturais devidos, destinada para a realização de grande parte dos deslocamentos Sul-Norte e vice-versa, deve ser considerado uma das principais artérias viárias de Brasília tanto em termos de importância no que tange à estrutura urbana, quanto em termos de volume veicular. O processo de implantação do Projeto de Reabilitação deve considerar que a estrutura seja calculada de modo que apresente segurança e durabilidade, levando em consideração tanto a manutenção periódica pós-modernização quanto o respeito pelo meio ambiente (Ueda; Shimomura, 1999). A principal finalidade é o reestabelecimento do antigo desempenho perdido ao longo da vida útil. Portanto, uma edificação que passou por esse processo deve propiciar aos seus usuários uma melhor qualidade de vida (Moraes; Quelhas, 2012). A pesquisa e os estudos visam preservar o patrimônio cultural, devem analisar em primeira instância as características originais da construção, as mudanças físicas que ocorreram durante o tempo, os fenômenos de danos causados por transformações antrópicas e o envelhecimento dos materiais de construção (Formisano; Milani, 2019). No Brasil, não existe uma norma que regulamente essa prática, que, pela ABNT NBR 15575:2013, é definida como atualização da edificação por meio de incorporações tecnológicas que visem aumentar a vida útil do bem patrimonial (Negreiros, 2018). Portanto, torna-se necessário refinar as técnicas de análise para intervenção em obras históricas em relação ao seu impacto na sociedade atual. O conhecimento pode ser alcançado por meio de diferentes níveis de aprofundamento em termos de operações de pesquisa in loco, pesquisas históricas e investigações experimentais. O estudo das características da construção visa definir um modelo que permita uma interpretação qualitativa e quantitativa do sistema estrutural para obter a melhor proposta de intervenção com o estudo do caso da Ponte Braghetto.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReabilitação da Ponte Braghetto: aspectos históricos, construtivos e de conservação.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPonte do Braghetto (DF)pt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura urbanapt_BR
dc.subject.keywordDesempenho estruturalpt_BR
dc.subject.keywordSegurança estruturalpt_BR
dc.subject.keywordEstruturas - reforço e recuperaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The invention of Brasília, in the 1960s, was characterized by a break with the tradition of architecture in parallel with international modernism, conceived with the aim of expressing the optimism of a new era through architecture, the highest form of artistic expression, he explained. another understanding of spatial qualities, using technological and structural innovations (Macdonald, 2007). The architecture of Brasília has many important achievements in the area of structural engineering, many of which are original and innovative for the time of execution. The Braghetto Bridge, called “The Great Viaduct over Lake Brasília”, was built in 1960 by SETAL (Sociedade de Engenharia e Terraplenagem Alberto Ltda.) with a project by prof. Aderson Moreira da Rocha, represented the introduction of some important technical innovations such as prestressing and the prestressed reinforced concrete construction system, being the precursor of a new technique destined to revolutionize the concepts of prestressed concrete. The case of the Braghetto Bridge represents a firm starting point for future maintenance operations of Brazilian capital heritage. It is worth noting that reviewing information that is relevant to the preservation of modern heritage, adopting aspects of the initial project, conservation, instructions over time that resulted in the expansion of the bridge's capacity with the necessary structural reinforcements, intended to carry out a large part of South-North movements and vice versa, it should be considered one of the main road arteries in Brasília both in terms of importance in terms of urban structure and in terms of vehicular volume. The Rehabilitation Project implementation process must consider that a structure is calculated so that it presents safety and durability, taking into account both periodic post-modernization maintenance and respect for the environment (Ueda; Shimomura, 1999). The main issue is the reestablishment of the old performance lost throughout the useful life. Therefore, a building that has gone through this process must provide its users with a better quality of life (Moraes; Quelhas, 2012). Research and studies aimed at preserving cultural heritage must analyze in the first instance the original characteristics of the construction, the physical changes that have occurred over time, the characteristics of the damage caused by anthropogenic transformations and the aging of construction materials (Formisano; Milani, 2019). In Brazil, there is no standard that regulates this practice, which, by ABNT NBR 15575:2013, is defined as updating the building through technological incorporations that aim to increase the useful life of the heritage asset (Negreiros, 2018). Therefore, it is necessary to refine analysis techniques for intervention in historical works in relation to their impact on current society. Knowledge can be realized through different levels of depth in terms of on-site research operations, historical research and experimental investigations. The study of the construction characteristics aims to define a model that allows a qualitative and quantitative interpretation of the structural system to obtain the best intervention proposal with the case study of the Braghetto Bridge.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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