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Título: O museu no tempo e a construção do tempo no museu
Autor(es): Rocha, Leonardo Chaves Moreira
Orientador(es): Garcia, Cláudia da Conceição
Assunto: Museus
Colecionadores e coleções
Museus - história
Temporalidade
Data de publicação: 9-Ago-2024
Referência: ROCHA, Leonardo Chaves Moreira. O museu no tempo e a construção do tempo no museu. 2023. 321 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Neste trabalho, compreende-se o fenômeno do tempo com base na sua manifestação no espaço do museu e do seu percurso histórico, desde as primeiras coleções e exposições memoriais à sua constituição na modernidade. O tempo evocado pelo museu se manifesta de várias formas como nos objetos de seu acervo ou na própria arquitetura, mas, para a sua realização, ele dependeria da relação com o ser humano. Desse modo, e com base em Heidegger, a compreensão do tempo apresentará duas perspectivas distintas, no qual uma será quantitativa, cujo tempo é cronológico, numérico e físico; e a outra qualitativa, que é de um tempo que foi vivenciado — experimentado, um tempo que permanece: o histórico. No museu essas duas temporalidades estão presentes, porém somente uma se revela essencial na relação para com o ser humano para a sua constituição e ressignificação. Além dessa compreensão acerca do tempo, busca-se, nos antecedentes históricos do museu, identificar aproximações e distanciamentos para com essa instituição surgida no século XVIII.
Abstract: The present work intends to understand the phenomenon of time as of its manifestation in the museum space and its historical course, from the first memorial collections and exhibitions to its constitution in modernity. The time evoked by the museum manifests itself in several ways, for example, in the objects in its collection or in the architecture itself, but for its realization it would depend on the relationship with the human being. In this way and based on Heidegger, the understanding of time will present two distinct perspectives, in which one will be quantitative, whose time is chronological, numerical and physical; and the other will be qualitative, which is from a time that was experienced, a time that remains: the historic one. In the museum these two temporalities will be present, but only one would prove to be essential in the relationship with the human being for its constitution and resignification. In addition to this understanding of time, the historical background of the museum will be sought to identify approximations and distances from this institution that emerged in the 18th century.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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