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Título: | O planejamento docente no ensino universitário : uma proposta para o ensino de Iluminação nos cursos de Arquitetura e Urbanismo nas Universidades Federais |
Autor(es): | Sousa, Juliana Andrade Borges de |
Orientador(es): | Amorim, Cláudia Naves David |
Assunto: | Iluminação - estudo e ensino Educação superior - planejamento Professores universitários Iluminação (Arquitetura e decoração) |
Data de publicação: | 9-Ago-2024 |
Data de defesa: | 3-Nov-2023 |
Referência: | SOUSA, Juliana Andrade Borges de. O planejamento docente no ensino universitário: uma proposta para o ensino de Iluminação nos cursos de Arquitetura e Urbanismo nas Universidades Federais. 2023. 744 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O planejamento no ensino universitário é essencial no alcance dos objetivos de aprendizagem; no entanto, envolve conhecimentos pedagógicos que normalmente não fazem parte do repertório docente no ensino superior. No contexto dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, o planejamento tem um papel especialmente importante por envolver conhecimentos de natureza aplicada, o que se estende ao campo disciplinar da Iluminação – crucial na formação dos discentes, por se tratar de um aspecto que afeta diretamente a experiência e a percepção do espaço. Esta tese tem como objetivo geral investigar o planejamento e os conhecimentos pedagógicos presentes na prática da docência no ensino de Iluminação nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo de universidades federais brasileiras, propondo uma reflexão sobre a importância de um planejamento que promova a realização dos objetivos de formação universitária e que favoreça a apreensão e síntese de conhecimentos pelos discentes. Partiu-se da hipótese de que a teoria das tipologias de conteúdo de aprendizagem proposta por Zabala (2007) pode auxiliar na resposta às questões de planejamento do ensino de iluminação no âmbito da Arquitetura e Urbanismo, na medida em que, ao considerar a necessidade da presença dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, os docentes podem incorporar em seu planejamento de ensino as questões técnicas e os objetivos da formação universitária, que se relacionam especialmente aos conteúdos atitudinais. Adotou-se metodologia de pesquisa qualitativa, que contemplou Revisão Sistemática de Literatura, pesquisa documental - envolvendo a análise de ementas, Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e Planos de Curso - e pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas com docentes de universidades federais selecionadas. As análises levaram aos seguintes resultados: há grande compatibilidade entre o que se ensina nas disciplinas voltadas para iluminação nos cursos de Arquitetura e Urbanismo das universidades federais brasileiras em comparação com o contexto mundial; há uma tendência à desvalorização do processo de planejamento, percebida na perspectiva abstrata e reducionista do tema nos discursos docentes entrevistados e nas deficiências identificadas nos PPCs; as abordagens didáticas adotadas tendem a promover o diálogo entre teoria e prática - ao contrário do que mencionam diversos autores sobre o ensino das disciplinas de matriz tecnológica – e ao mesmo tempo, demonstram considerar as diferentes tipologias de conteúdo de aprendizagem, mas não de forma intencional e planejada, especialmente no que se refere à dimensão atitudinal (dimensão na qual se pode desenvolver os objetivos de formação universitária); à medida que os docentes ganham mais experiência na disciplina, passam a dar maior ênfase aos aspectos subjetivos e sensíveis da iluminação (aspecto ligado ao âmbito atitudinal); é necessário promover junto aos docentes de Arquitetura e Urbanismo uma formação pedagógica que os permitam conceber o planejamento de forma mais concreta, para que aumentem a efetividade das atividades propostas. Como produto, apresenta-se um protocolo para desenvolvimento de Plano de Curso que leva em consideração as discussões presentes ao longo do trabalho. Entende-se que as contribuições decorrentes desta tese podem ser aplicadas no ensino de diversas áreas do ensino superior, não se limitando exclusivamente à área de Arquitetura e Urbanismo, nem ao campo disciplinar específico da Iluminação. |
Abstract: | Planning in university education is essential in achieving learning objectives; however, it involves specific pedagogical knowledge that is typically not part of the teaching repertoire in higher education. In the context of Architecture and Urbanism courses, planning plays a particularly important role because it involves knowledge of applied nature, which extends to the disciplinary field of Lighting – crucial in the students' education, as it directly affects the experience and perception of space. The general objective of this thesis is to investigate the planning and pedagogical knowledge present in the teaching practice of Lighting in federal universities' Architecture and Urbanism faculties in Brazil, proposing a reflection on the importance of planning that promotes the achievement of university education goals and facilitates the acquisition and synthesis of knowledge by students. The hypothesis was that the theory of learning content typologies proposed by Zabala (2007) can assist in addressing the planning questions of lighting education in the field of Architecture and Urbanism, as it considers the need for the presence of conceptual, procedural, and attitudinal contents. In their teaching planning, educators can incorporate technical issues and objectives of university education, especially related to attitudinal contents. A qualitative research methodology was adopted, which included documentary research and field research. Documentary research involved a Systematic Literature Review and the analysis of syllabi, Course Pedagogical Projects (PPCs), and Course Plans. Field research was conducted through interviews with educators from selected federal universities. The analysis led to the following results: there is significant compatibility between what is taught in lighting-related subjects in Architecture and Urbanism courses at Brazilian federal universities compared to the global context; there is a tendency to undervalue the planning process, perceived in the abstract and reductionist perspective of the theme in the interviewed educators' discourse and the deficiencies identified in the PPCs; the adopted teaching approaches tend to promote dialogue between theory and practice – contrary to what several authors mention about teaching technology-related subjects – and at the same time, they demonstrate consideration for different types of learning content, but not intentionally and systematically, especially concerning the attitudinal dimension (a dimension in which university education goals can be developed); as educators gain more experience in the subject, they tend to emphasize the subjective and sensitive aspects of lighting (related to the attitudinal dimension); it is necessary to provide pedagogical training to Architecture and Urbanism educators that enables them to conceive planning more concretely, in order to enhance the effectiveness of proposed activities. As a product, a protocol for Course Planning development is presented, taking into account the discussions throughout the work. It is understood that the contributions resulting from this thesis can be applied to teaching various areas of higher education, not limited exclusively to the field of Architecture and Urbanism or the specific disciplinary field of Lighting. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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