Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/49687
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2024_BrendaLissethPinedaMancia_TESE.pdf1,39 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Impacto da radiação ionizante na composição química da dentina radicular sadia e cariada e na resistência de união de sistemas adesivos e cimentos ionômero de vidro
Auteur(s): Mancia, Brenda Lisseth Pineda
Orientador(es):: Ribeiro, Ana Paula Dias
Coorientador(es):: Tabata, Lucas Fernando
Assunto:: Radiação ionizante
Dentina
Date de publication: 8-aoû-2024
Référence bibliographique: MANCIA, Brenda Lisseth Pineda. Impacto da radiação ionizante na composição química da dentina radicular sadia e cariada e na resistência de união de sistemas adesivos e cimentos ionômero de vidro. 2024. 57 f., il. Tese (Doutorado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: Objetivo: avaliar o impacto da radiação ionizante na composição química da dentina radicular sadia e cariada e na resistência de união ao microcisalhamento de diferentes cimentos de ionômero de vidro e diferentes sistemas adesivos. Métodos e Materiais: Terceiros molares humanos não cariados foram divididos de acordo com a radiação (irradiada e não irradiada). Esses grupos foram então divididos em dentina hígida e dentina cariada artificial, e restaurados com cimento de ionômero de vidro convencional (GIC) ou cimento de ionômero de vidro modificado por resina (RMGIC) e adesivo de condicionamento ácido em três etapas (Optibond FL) ou adesivo autocondicionante de dois passos (Clearfil SE). A análise elementar da dentina radicular foi realizada usando um EDS, a resistência de união do sistema adesivo à dentina foi avaliada pelo teste de microcisalhamento e os modos de falha foram avaliados usando microscopia eletrônica de varredura (SEM). A resistência de união dos cimentos de ionômero de vidro e do sistema adesivo à dentina foi avaliada pelo teste de microcisalhamento e os modos de falha foram avaliados por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Testes estatísticos não paramétricos foram utilizados para avaliar possíveis diferenças estatísticas entre os grupos controle e experimental. Resultados: a radiação ionizante e o processo carioso artificial afetaram a composição química da estrutura dental. A dentina irradiada (sã e cariada) apresentou os menores valores de resistência de união quando CIVs foram usados. A cárie de dentina irradiada teve a menor resistência de união quando o RMGIC foi usado. A dentina irradiada (sã e cariada) apresentou os menores valores de resistência de união para ambos os sistemas adesivos. Conclusões: A radiação ionizante afeta a composição química da dentina radicular e, posteriormente, a resistência de união de sistemas adesivos e cimentos de ionômero de vidro na dentina radicular.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Agência financiadora: Organização dos Estados Americanos (OEA) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/49687/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.