Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nowak, Jörg | - |
dc.contributor.author | Santos, Antonio Marcos Pantoja dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T16:41:48Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06T16:41:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-26 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Antonio Marcos Pantoja dos. Educação e migração de trabalhadores rurais: uma análise da realidade dos estudantes no vale do Pamplona, em Goiás. 2023. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49569 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta dissertação, apresenta-se um estudo que investigou a relação entre educação, trabalho e
migração no contexto do agronegócio no Vale do Pamplona, no estado de Goiás. A imersão no
cotidiano de uma escola pública, que atende filhos de trabalhadores rurais, proporcionou
investigar os processos migratórios dos estudantes e suas famílias em busca de trabalho e
melhores condições de vida nessa região que concentra grandes fazendas e complexos
agroindustriais. Sendo assim, para compreender os elementos subjetivos do cotidiano escolar
local, utilizou-se a pesquisa qualitativa como aporte metodológico. A coleta de dados se deu
por meio de vivências e observações in lócus, além da realização de oficinas pedagógicas com
os sujeitos selecionados e tomada de depoimentos orais. Inicialmente, é feita a caracterização
do lócus da pesquisa: o Vale do Pamplona e, em seguida, são discutidas as abordagens teóricas
das categorias educação, trabalho e migração, incluindo nesse debate a evolução do
agronegócio com a inserção de novas tecnologias como instrumento propulsor da expansão de
suas práticas produtivas e hegemonia no campo, as configurações do trabalho na agricultura e
os objetivos da educação para os jovens filhos de trabalhadores do agronegócio. Aborda-se as
finalidades da educação dentro do contexto social e econômico da realidade local no que tange
aos jovens estudantes filhos de trabalhadores no agronegócio, além de traçar uma discussão
sobre as especificidades da educação rural corporativa em contraponto a Educação do Campo.
Faz-se, ainda, uma análise da realidade educacional dos estudantes migrantes, a partir da
tomada de depoimentos orais, com destaque para as suas percepções a respeito do programa
Goiás Tec, apresentado como ferramenta de mediação tecnológica educacional, substitutivo de
professores presenciais. Os resultados da pesquisa mostraram que os impactos do processo
migratório na aprendizagem escolar dos estudantes migrantes são latentes, uma vez que a escola
não dispõe de estratégicas pedagógicas que atenuem as constantes mudanças de ambiente social
e escolar pelos quais os jovens passam, visto que uma parte deles sofrem a interrupção da
educação formal. Ademais, os jovens não se consideram aptos do ponto de vista da
aprendizagem dos conteúdos abordados no currículo do Ensino Médio, pois as metodologias
implementadas não são capazes de promover uma educação emancipatória e de qualidade, que
considere a importância de professores presenciais na atual conjuntura escolar rural. Por fim,
apresenta-se a proposta da Educação do Campo como uma alternativa de educação
significativa, crítica e libertadora, que considere a realidade dos sujeitos do campo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação e migração de trabalhadores rurais : uma análise da realidade dos estudantes no vale do Pamplona, em Goiás | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Migração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalhadores rurais | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation presents a study that investigated the relationship between education, work
and migration in the context of agribusiness in the Pamplona Valley, in the state of Goiás.
Immersion in the daily life of a public school that serves the children of rural workers allowed
us to investigate the migratory processes of students and their families in search of work and
better living conditions in this region, which is home to large farms and agro-industrial
complexes. In order to understand the subjective elements of daily life at the local school, we
used qualitative research as a methodological approach. Data was collected through on-site
experiences and observations, as well as pedagogical workshops with the selected subjects and
oral testimonies. Initially, the research locus - the Pamplona Valley - is characterized, followed
by a discussion of theoretical approaches to the categories of education, work and migration,
including in this debate the evolution of agribusiness with the insertion of new technologies as
a driving force behind the expansion of its production practices and hegemony in the
countryside, the configurations of work in agriculture and the objectives of education for the
young children of agribusiness workers. It addresses the aims of education within the social and
economic context of the local reality with regard to young students who are the children of
agribusiness workers, as well as discussing the specificities of corporate rural education as
opposed to rural education. There is also an analysis of the educational reality of migrant
students, with emphasis on their perceptions of the Goiás Tec mediated education program,
presented as a technological educational mediation tool that replaces face-to-face teachers. The
results of the research showed that the impacts of the migration process on migrant students'
school learning are latent, since the school does not have pedagogical strategies to mitigate the
constant changes in the social and school environment that young people go through, since
some of them suffer the interruption of formal education. In addition, young people do not
consider themselves capable of learning the content covered in the secondary school
curriculum, because the methodologies implemented are not capable of promoting an
emancipatory and quality education, which considers the importance of face-to-face teachers in
the current rural school environment. Finally, the proposal for Rural Education is presented as
an alternative for meaningful, critical and liberating education that takes into account the reality
of rural subjects. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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