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AntonioMarcosPantojaDosSantos_DISSERT.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNowak, Jörg-
dc.contributor.authorSantos, Antonio Marcos Pantoja dos-
dc.date.accessioned2024-08-06T16:41:48Z-
dc.date.available2024-08-06T16:41:48Z-
dc.date.issued2024-08-06-
dc.date.submitted2023-07-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Antonio Marcos Pantoja dos. Educação e migração de trabalhadores rurais: uma análise da realidade dos estudantes no vale do Pamplona, em Goiás. 2023. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49569-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação, apresenta-se um estudo que investigou a relação entre educação, trabalho e migração no contexto do agronegócio no Vale do Pamplona, no estado de Goiás. A imersão no cotidiano de uma escola pública, que atende filhos de trabalhadores rurais, proporcionou investigar os processos migratórios dos estudantes e suas famílias em busca de trabalho e melhores condições de vida nessa região que concentra grandes fazendas e complexos agroindustriais. Sendo assim, para compreender os elementos subjetivos do cotidiano escolar local, utilizou-se a pesquisa qualitativa como aporte metodológico. A coleta de dados se deu por meio de vivências e observações in lócus, além da realização de oficinas pedagógicas com os sujeitos selecionados e tomada de depoimentos orais. Inicialmente, é feita a caracterização do lócus da pesquisa: o Vale do Pamplona e, em seguida, são discutidas as abordagens teóricas das categorias educação, trabalho e migração, incluindo nesse debate a evolução do agronegócio com a inserção de novas tecnologias como instrumento propulsor da expansão de suas práticas produtivas e hegemonia no campo, as configurações do trabalho na agricultura e os objetivos da educação para os jovens filhos de trabalhadores do agronegócio. Aborda-se as finalidades da educação dentro do contexto social e econômico da realidade local no que tange aos jovens estudantes filhos de trabalhadores no agronegócio, além de traçar uma discussão sobre as especificidades da educação rural corporativa em contraponto a Educação do Campo. Faz-se, ainda, uma análise da realidade educacional dos estudantes migrantes, a partir da tomada de depoimentos orais, com destaque para as suas percepções a respeito do programa Goiás Tec, apresentado como ferramenta de mediação tecnológica educacional, substitutivo de professores presenciais. Os resultados da pesquisa mostraram que os impactos do processo migratório na aprendizagem escolar dos estudantes migrantes são latentes, uma vez que a escola não dispõe de estratégicas pedagógicas que atenuem as constantes mudanças de ambiente social e escolar pelos quais os jovens passam, visto que uma parte deles sofrem a interrupção da educação formal. Ademais, os jovens não se consideram aptos do ponto de vista da aprendizagem dos conteúdos abordados no currículo do Ensino Médio, pois as metodologias implementadas não são capazes de promover uma educação emancipatória e de qualidade, que considere a importância de professores presenciais na atual conjuntura escolar rural. Por fim, apresenta-se a proposta da Educação do Campo como uma alternativa de educação significativa, crítica e libertadora, que considere a realidade dos sujeitos do campo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação e migração de trabalhadores rurais : uma análise da realidade dos estudantes no vale do Pamplona, em Goiáspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMigraçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordTrabalhadores ruraispt_BR
dc.description.abstract1This dissertation presents a study that investigated the relationship between education, work and migration in the context of agribusiness in the Pamplona Valley, in the state of Goiás. Immersion in the daily life of a public school that serves the children of rural workers allowed us to investigate the migratory processes of students and their families in search of work and better living conditions in this region, which is home to large farms and agro-industrial complexes. In order to understand the subjective elements of daily life at the local school, we used qualitative research as a methodological approach. Data was collected through on-site experiences and observations, as well as pedagogical workshops with the selected subjects and oral testimonies. Initially, the research locus - the Pamplona Valley - is characterized, followed by a discussion of theoretical approaches to the categories of education, work and migration, including in this debate the evolution of agribusiness with the insertion of new technologies as a driving force behind the expansion of its production practices and hegemony in the countryside, the configurations of work in agriculture and the objectives of education for the young children of agribusiness workers. It addresses the aims of education within the social and economic context of the local reality with regard to young students who are the children of agribusiness workers, as well as discussing the specificities of corporate rural education as opposed to rural education. There is also an analysis of the educational reality of migrant students, with emphasis on their perceptions of the Goiás Tec mediated education program, presented as a technological educational mediation tool that replaces face-to-face teachers. The results of the research showed that the impacts of the migration process on migrant students' school learning are latent, since the school does not have pedagogical strategies to mitigate the constant changes in the social and school environment that young people go through, since some of them suffer the interruption of formal education. In addition, young people do not consider themselves capable of learning the content covered in the secondary school curriculum, because the methodologies implemented are not capable of promoting an emancipatory and quality education, which considers the importance of face-to-face teachers in the current rural school environment. Finally, the proposal for Rural Education is presented as an alternative for meaningful, critical and liberating education that takes into account the reality of rural subjects.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Ruralpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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