Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49559
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JanlylleRuamaYankovichArrifano_DISSERT.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Tecnologia de produção de microverdes em ambiente protegido
Autor(es): Arrifano, Janlylle Ruama Yankovich
Orientador(es): Peixoto, José Ricardo
Coorientador(es): Nascimento, Warley Marcos
Assunto: Cultivo sem solo
Hidroponia
Antioxidantes
Alimentos funcionais
Inovações agrícolas
Data de publicação: 6-Ago-2024
Referência: ARRIFANO, Janlylle Ruama Yankovich. Tecnologia de produção de microverdes em ambiente protegido. 2023. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Os microverdes fazem parte de uma nova classe de hortaliças com finalidade de colheita jovem. Os substratos possuem papel fundamental na produtividade e qualidade, bem como na sustentabilidade do processo produtivo. Embora ainda pouco utilizada, a adubação pode significar um meio para aumentar a produtividade e incremento no conteúdo de compostos bioativos. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta de cinco espécies de microverdes a distintos substratos e níveis de condutividade elétrica. Dois ensaios foram conduzidos. No primeiro, foram avaliados cinco substratos: papel de germinação (PG); fibra de coco (FC); mistura contendo 85%Bioplant Plus + 15%Zeofert 0410 (BPZF); Bioplant Plus (BP); Vivatto Slim Plus (VT). Este ensaio foi delineado em quatro blocos casualizados em esquema fatorial. No segundo ensaio, os tratamentos consistiram em diferentes condutividades elétricas da solução nutritiva, onde um tratamento consistia em água de torneira, cuja condutividade elétrica determinou-se ser de 0,2 dS m-1 e pH 6,4 (SSN), o segundo consistia em solução nutritiva com CE de 0,6 dS m-1 e pH 5,5 (SN1), e o terceiro tratamento consistia em solução nutritiva com CE de 1,2 dS m-1 e pH 5,5 (SN2). O ensaio foi delineado de forma inteiramente casualizada, em esquema fatorial. Em ambos, se avaliou: massa fresca (MF), comprimento dos hipocótilos (CH), comprimento dos cotilédones (CC), largura dos cotilédones (LC), teor de ácido ascórbico (AA), e no segundo ensaio teor de nitratos (NO3-), teor de cálcio (Ca2+) e potássio (K+) também foram avaliados. Quando cultivados em BP e BPZF observou-se maior MF em quatro espécies. Exceto PG, todos os substratos produziram microverdes dentro dos padrões estabelecidos para CH. Apenas quando cultivados em PG repolho roxo e girassol possuíram menores dimensões cotiledonares. Houve efeito do substrato sob a variável AA em beterraba: quando cultivados em FC os teores foram superiores. No segundo experimento, em microverdes de repolho roxo MF foi superior em SN2 e inferior em SSN. O CH de microverdes de repolho roxo foi maior em SN2, enquanto em ervilha foi maior em SN1. Em SSN, microverdes de repolho roxo obtiveram AA 21% superior a SN2. Em SN2 maior acúmulo de NO3- foi observado em todas as espécies, exceto ervilha. Em microverdes de repolho roxo maior Ca2+ foi encontrado em SN2. Menor teor de K+ foi observado em microverdes de girassol cultivados em SN2 e microverdes de acelga cultivados em SSN e SN2. Portanto, em alguns genótipos, distintos substratos e a adição de fertilizantes na solução nutritiva pode alterar características de microverdes cultivados em casa de vegetação.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Agronomia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.