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Título: O lugar dos jogos na Filosofia e na Educação : uma estratégia interativa para promover o trabalho intelectual de mulheres
Autor(es): Mendes, Ana Paula Lopes
E-mail do autor: ana.buckethead@gmail.com
Orientador(es): Gontijo, Pedro Ergnaldo
Assunto: Filosofia
Mulheres
Jogos educativos
Data de publicação: 1-Ago-2024
Referência: MENDES, Ana Paula Lopes. O lugar dos jogos na Filosofia e na Educação: uma estratégia interativa para promover o trabalho intelectual de mulheres.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o conceito de jogo na filosofia e na educação, bem como desenvolver um jogo que dê visibilidade ao trabalho de mulheres intelectuais em diferentes áreas do conhecimento, particularmente na filosofia. Busca-se, assim, reivindicar o lugar dessas mulheres no cânone filosófico e nos currículos escolares da educação básica. Para atingir esse objetivo, propõe-se o uso de jogos como recursos didáticos no ensino da filosofia, a fim de tornar a apresentação da produção literária feminina mais dinâmica e acessível. A pesquisa visa, ainda, democratizar o acesso ao conhecimento por meio de jogos e contribuir para reflexões sobre as metodologias aplicadas ao ensino da filosofia, abordando o uso de jogos como mecanismo de educação e o silenciamento do trabalho intelectual das mulheres. A metodologia adotada compreende uma revisão bibliográfica de obras que abordam o jogo como conceito filosófico e como ferramenta para o ensino, além de obras de mulheres intelectuais na filosofia e outras áreas do conhecimento. Espera-se contribuir para uma educação mais inclusiva e diversa, proporcionando materiais de ensino que valorizem o papel das mulheres na história do pensamento e incentivem o acesso ao conhecimento de forma democrática e participativa. Os jogos podem ser recursos eficazes para a promoção da igualdade de gênero e da inclusão no âmbito da educação, favorecendo a reflexão crítica sobre a história da filosofia e o papel das mulheres no desenvolvimento do pensamento humano.
Abstract: The purpose of this research is to analyze the concept of play in philosophy and education, as well as to develop a game that highlights the work of intellectual women in different fields of knowledge, particularly in philosophy. The aim is to reclaim the place of these women in the philosophical canon and in the curricula of basic education. To achieve this goal, it is proposed to use games as didactic resources in the teaching of philosophy, in order to make the presentation of female literary production more dynamic and accessible. The research also seeks to democratize access to knowledge through games and contribute to reflections on the methodologies applied to the teaching of philosophy, addressing the use of games as an educational mechanism and the silencing of women's intellectual work. The methodology adopted includes a literature review of works that address play as a philosophical concept and as a tool for teaching, as well as works by intellectual women in philosophy and other fields of knowledge. It is hoped to contribute to a more inclusive and diverse education, providing teaching materials that value the role of women in the history of thought and encourage access to knowledge in a democratic and participatory way. Games can be effective resources for promoting gender equality and inclusion in the realm of education, fostering critical reflection on the history of philosophy and the role of women in the development of human thought.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Metafísica
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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