Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Takasago, Milene | - |
dc.contributor.author | Marques, Maria Carolina Correia | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T20:25:48Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01T20:25:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-27 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Maria Carolina Correia. Setor de transporte rodoviário de cargas e os efeitos da política de pisos mínimos nos fretes para a economia brasileira. 2022. 234 f., il. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49452 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese tem como objetivo descrever o contexto da greve dos caminhoneiros,
analisar o processo regulatório da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte
Rodoviário de Cargas, e avaliar o impacto econômico dessa medida regulatória. O
tabelamento do frete foi uma das medidas anunciadas para terminar a greve dos
caminhoneiros de 2018 e está em vigor desde então. É apresentado um retrato do setor
de transporte rodoviário de cargas, o contexto econômico e político anterior e atual da
política e suas consequências sobre as decisões dos agentes econômicos e políticos.
Também é apresentado um histórico das tabelas divulgadas, com mapeamento das
mudanças metodológicas pelas quais passou a política e uma avaliação sobre a
influência dos grupos de interesse nos valores determinados nas tabelas. Para avaliar o
impacto econômico da Política, foi calibrado um modelo de equilíbrio geral computável,
nacional, estático, baseado no modelo ORANI-G, com abertura para o transporte
rodoviário de cargas. Em primeiro lugar, o modelo foi utilizado para simular o impacto no
preço do frete rodoviário de cargas diante das variações ocorridas no preço do óleo
diesel, ou seja, as variações no preço do óleo diesel foram usadas como choque para se
estimar os impactos no preço do frete. A variação no preço do frete resultante do modelo
foi considerada como como uma proxy do preço de mercado para o frete, e comparada
às variações decorrentes da tabela. A tese mostra que, entre 2018 e 2019, a Política de
Pisos Mínimos estabeleceu valores acima dos preços que seriam determinados pelo
mercado sem ela. O modelo, então, é usado novamente para avaliar o impacto de
aumentos no preço do frete correspondentes ao descolamento de preços entre a tabela e
os preços de mercado estimados, ou seja, foram dados choque equivalentes à diferença
entre o preço da tabela e o preço de mercado no produto transporte rodoviário de carga.
Foram identificados redução do PIB, do emprego, do consumo das famílias e das
exportações. Em 2018, a redução no PIB foi de -0,08%, a redução no emprego foi de -
0,16%, a redução no consumo das famílias foi de -0,13% e a redução nas exportações
foram de -0,10%. Em 2019, essas variáveis se reduziram, respectivamente, em -0,16%, -
0,32%,-0,25% e -0,20%. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Setor de transporte rodoviário de cargas e os efeitos da política de pisos mínimos nos fretes para a economia brasileira | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte rodoviário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte rodoviário de carga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation’s goal is to analyze the context and impacts of the National
Minimum Price for Road Transportation Policy in Brazil, as well as describe its
regulatory process. The policy was established as a bargain to end the national
truckers strike of 2018 and has been active since then. The dissertation presents a
review of the transport sector in Brazil, the economic and political context from before
and during the Policy and its consequences over the decisions of economic and
political agents in Brazil. The dissertation also provides a complete history of the
Policy, with detailed accounts of all the minimum price tables that have been
published, all the methodological changes it has suffered and the influence of
lobbying groups over the Policy. To analyze the economic impact of the policy, a
static national ORANI-G computable general equilibrium model was calibrated for
Brazil, with specific data for road transportation and diesel as products. First, a
simulation was performed to estimate the impact on freight prices of changes in
diesel prices. Those freight prices variations were considered as market prices and
compared to the variations from the minimum price policy. The thesis shows that,
between 2018 and 2019, the Policy has resulted in road transportation prices above
the ones that would have been stablished by market forces. The difference in freight
prices was then used as a shock in the model, resulting in a decrease in GDP,
employment, families consumption and exports. In 2018, the GDP reduction due to the
Policy is estimated at -0.08%, the reduction in employment at -0.16%, the reduction in
families consumption at -0.13% and the reduction in exports at -0.10%. In 2019, Those
variables got reduced by, respectively, -0.16%, -0.32%,-0.25% e -0.20%. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|