Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mazali, Rogério | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Fernando de Faria | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T19:00:46Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01T19:00:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-21 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Fernando de Faria. Três ensaios sobre regulação, telecomunicações e digitalização: perspectivas teóricas,
empíricas e institucionais. 2023. 169 f., il. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49443 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese é composta por três ensaios que abordam, respectivamente, sanção ótima,
regulação da concorrência e a digitalização. O primeiro ensaio modela as estruturas de
incentivo ótimas nos processos de sanção monetária conduzidos pela autoridade
regulatória de telecomunicações no Brasil. A imposição de multas tem sido
historicamente uma ferramenta utilizada pelo regulador para fazer cumprir as
regulamentações que estabeleceu. Desde 2012, as entidades reguladas têm a prerrogativa
de um desconto de 25% na penalidade imposta, desde que não contestem e paguem na
primeira instância. Este estudo investiga os comportamentos implícitos do regulador e
das entidades reguladas em decisões relacionadas à conformidade com as normas e aos
pagamentos de multas, bem como examina, em termos teóricos, as condições para
estabelecer esquemas de incentivo ótimos para a rápida e eficiente resolução de infrações
regulatórias. Os resultados indicam as políticas first-best e second-best a serem seguidas
pelo regulador. A política first-best envolve desenvolvimento institucional ao lado de
sanções máximas fixas, enquanto a política second-best se relaciona a políticas de
incentivo alinhadas em primeira e segunda instância. O estudo oferece orientações para
implementar a política second-best com base nos parâmetros do modelo. O segundo
ensaio analisa o impacto de remédios assimétricos impostos a provedores de serviços com
Poder de Mercado Significativo em municípios brasileiros pouco competitivos nos
mercados atacadistas de linhas dedicadas, transporte de dados de alta capacidade e
infraestrutura de rede de acesso fixo para transmissão de dados. Utilizando uma
combinação de análise de Diferenças em Diferenças e técnicas de Propensity Score
Matching, este trabalho investiga como o controle de preços no atacado influencia a
concentração de mercado, densidade de serviço, participação de mercado de pequenos
provedores, investimentos em fibra, queixas de usuários e qualidade percebida,
especialmente em relação a preços e excelência do serviço. As descobertas revelam uma
variedade de efeitos em relação a remédios diversos e indicadores, culminando em uma
proposição que defende a completa desregulamentação do mercado de infraestrutura de
rede de acesso fixo para transmissão de dados, a parcial desregulamentação de linhas
dedicadas e um foco intensificado no mercado atacadista de transporte de dados de alta
capacidade. O terceiro ensaio analisa como a mudança tecnológica trazida pela
digitalização pode impactar a vida econômica em diversos aspectos. A rápida evolução
de tecnologias digitais, acelerada pelo impacto da pandemia de COVID-19, está
remodelando fundamentalmente as economias e alterando padrões de crescimento.
Apesar de seus benefícios, a adoção da transformação digital apresenta desafios,
desencadeando disputas sociais com vencedores e perdedores. Este estudo se concentra
em cinco características econômicas principais desta transformação tecnológica digital:
os impactos macroeconômicos da digitalização, incluindo o i) paradoxo da produtividade;
e ii) remodelação de estratégias de desenvolvimento devido à crescente relevância
econômica do setor de serviços; iii) ampliação das desigualdades sociais devido à divisão
digital; iv) aumento da concentração de mercado liderada pelo avanço das tecnologias da
informação; e v) como novas tecnologias, como a inteligência artificial, podem impactar
o futuro dos mercados de trabalho. A análise é conduzida por meio de uma revisão da
literatura para cada uma dessas características econômicas, concluindo com implicações
de política. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Três ensaios sobre regulação, telecomunicações e digitalização: perspectivas teóricas, empíricas e institucionais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sanção ótima | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concorrência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Defesa da concorrência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Telecomunicações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Digitalização | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis consists of three essays that address, respectively optimal sanctioning,
competition regulation and digitalization. The first essay models optimum incentive
structures in monetary sanctioning processes led by the regulatory telecommunications
authority in Brazil. The imposition of fines has historically been a tool used by the
regulator to enforce the regulations it has established. Since 2012, regulated entities have
the prerogative of a 25% discount on the imposed penalty, provided they do not contest
it and pay in the first instance. This study investigates the implicit behaviours of the
regulator and regulated entities in decisions regarding compliance with norms and fine
payments, as well as to examine, in theoretical terms, conditions for establishing optimal
incentive schemes for the quick and efficient resolution of regulatory infractions. The
results indicate first and second-best policies to be followed by the regulator. The first best policy involves institutional development alongside fixed maximal sanctioning,
while the second-best policy relates to aligned first and second-instance incentive
policies. The study offers guidelines for implementing the second-best policy based on
the model’s parameters. The second essay examines the impact of asymmetric remedies
imposed on service providers with Significant Market Power in Brazilian uncompetitive
municipalities within the wholesale markets of dedicated lines, high-capacity data
transport, and fixed access network infrastructure for data transmission. Employing a
combination of Difference-in-Difference analysis and Propensity Score Matching
techniques, this inquiry explores how wholesale price regulation influences market
concentration, service density, small providers' market share, fiber investments, user
grievances, and perceived quality, particularly with respect to pricing and service
excellence. The findings unveil a spectrum of effects across diverse remedies and
indicators, leading to a proposition advocating the complete deregulation of fixed access
network infrastructure for data transmission, the partial deregulation of dedicated lines,
and a heightened focus on the pivotal high-capacity data transport wholesale market. The
third essay analyses how technological change brought by digitalization may impact
economic life in several separate but correlated features. The rapid evolution of digital
technology, accelerated by the impact of the COVID-19 pandemic, is fundamentally
reshaping economies and altering growth patterns. Despite its benefits, embracing Digital
Transformation presents challenges, triggering societal upheavals with winners and
losers. This study focuses on five main economic features of this digital technological
transformation: the macroeconomic impacts of digitalization, including the i) productivity
paradox; and the ii) reshaping of development strategies due to the augmenting economic
relevance of the service sector; iii) widening social inequalities due to the digital divide;
iv) increased market concentration led by the ascent of information technologies; and v)
how new technologies such as artificial intelligence may impact the future of labour
markets. The analysis is conducted through a literature review for each of those economic
features, concluding with policy implications. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|