http://repositorio.unb.br/handle/10482/4942
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_LaisaFernandesTossin.pdf | 637,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Intransitividade cindida em Apinaje e suas possíveis motivações |
Autor(es): | Tossin, Laísa Fernandes |
Orientador(es): | Mello, Antônio Augusto Souza |
Assunto: | Sintaxe Linguagem e línguas Linguística Indígenas - línguas |
Data de publicação: | 2009 |
Data de defesa: | 2009 |
Referência: | TOSSIN, Laísa Fernandes. Intransitividade cindida em Apinaje e suas possíveis motivações. 2009. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos a expressão das marcas pessoais utilizadas nos verbos intransitivos e descritivos em Apinaje com o intuito de discutir e aprofundar o estudo a respeito da intransitividade cindida nesta língua, e de identificar o contraste semântico subjacente às diferentes formas de marcação de pessoa. Propomos que há a possibilidade de a marcação pronominal em Apinaje ser determinada por uma combinação de regras, possivelmente apresentando interferências semânticas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT In this work, we present the case marking system in Apinaje intransitive and descriptive verbs in order to discuss and deepen the study on the split intransitive in that language, and identify the underlying semantic contrast of the different ways of case marking. We propose that there is the possibility of pronominal marking in Apinaje being determined by a combination of rules, possibly under semantic interferences. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2009. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.