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Título: "Torna-te o que tu (não) és" : mudança intencional de traços da personalidade, expectativas percebidas e planos de implementação
Autor(es): Amorim, Natália Alvarenga de
Orientador(es): Iglesias, Fabio
Assunto: Personalidade
Traços de personalidade
Mudança (Psicologia)
Psicologia clínica
Data de publicação: 1-Ago-2024
Referência: AMORIM, Natália Alvarenga de. "Torna-te o que tu (não) és": mudança intencional de traços da personalidade, expectativas percebidas e planos de implementação. 2023. 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O modelo dos cinco fatores (big five) é hoje dominante na psicologia da personalidade, mostrando que abertura à experiência, conscienciosidade, extroversão, agradabilidade e neuroticismo são bastante estáveis. Quando pequenas mudanças ocorrem, são geralmente atribuídas ao próprio ciclo de vida (p.ex. casamento, maternidade, velhice), enquanto as grandes são atribuídas a eventos extremos (p.ex. acidente, neurocirurgia, psicopatologia), no entanto, no geral, são mudanças esperadas e não significativas considerando traços de personalidade. Na última década, entretanto, um conjunto robusto de trabalhos tem mostrado que a mudança volitiva (intencional) da personalidade é não somente possível dentro de certos limites, como também implementável no curto prazo. Considerando a quase inexistência de dados no Brasil, esta pesquisa teve como objetivo identificar quantitativamente as intenções de mudança de personalidade e como as pessoas estimam que outros significativos esperam que elas mudem. Foram também investigados qualitativamente os planos que as pessoas concebem se fossem implementadas as mudanças indicadas. Os participantes (n = 414) responderam a instrumentos de intenções e expectativas de mudança baseados em 25 marcadores reduzidos para o big five, além de questões abertas para os planos. ANOVAs para medidas repetidas mostraram, com diferenças específicas de sexo, que reduzir neuroticismo (p.ex., ansiedade), aumentar abertura (p.ex., criatividade) e aumentar conscienciosidade (p.ex., dedicação) foram os maiores objetivos de mudança. Apesar de reduzir neuroticismo também ter sido a maior mudança entre as expectativas percebidas nos outros, se diferenciaram por incluir o aumento da agradabilidade (p.ex., gentileza) e da extroversão (p.ex., comunicação). Pessoas mais jovens relataram sistematicamente mais objetivos de mudança do que as mais adultas. Análises de conteúdo revelaram ainda que os planos de mudança são frequentemente vagos e de difícil operacionalização, como desenvolver habilidades sociais, estabelecer novas rotinas e não se importar com a opinião alheia, enquanto outros envolvem buscar ajuda profissional. Esses resultados são discutidos com base na literatura recente sobre mudança volitiva e nas características culturais do brasileiro. Ainda, discute-se o seu papel como uma etapa preliminar, mas fundamental, para a pesquisa sobre desenvolvimento de estratégias eficazes para a mudança de traços de personalidade na psicologia clínica.
Abstract: The big five model is currently dominant in personality psychology, showing that openness to experience, conscientiousness, extraversion, agreeableness, and neuroticism are quite stable. When small changes occur, they are generally attributed to the life-cycle itself (e.g., marriage, motherhood, old age), while large ones are attributed to extreme events (e,g., accident, neurosurgery, psychopathology) however, in general, these are expected changes and do not consider personality traits. In the last decade, however, a robust body of work has shown that intentional (volitional) personality change is not only possible within certain limits, but also achievable in the short term. Considering the almost nonexistence of data in Brazil, this research aimed to quantitatively identify intentions of personality change and how people estimate how significant others expect them to change. Plans people conceive if they were to implement the indicated changes were also qualitatively investigated. Participants (n = 414) answered instruments of intentions and expectations of change based on 25 reduced markers for the big five, along with open questions for the plans. Repeated measures ANOVAs showed, with some specific gender effects, that reducing neuroticism (e.g., anxiety), increasing openness (e.g., creativity), and increasing conscientiousness (e.g., dedication) were the biggest change goals. Although reducing neuroticism was also the biggest change in the perception of significant others’ expectations, it distinctly included the increase of agreeableness (e.g., kindness) and extroversion (e.g., communication). Younger people systematically reported more change goals than older people. Content analyses also revealed that change plans are frequently vague and hard to operationalize, like developing social skills, implement new routines and not caring about people's opinions, while some involve seeking professional help. These results are discussed in light of the recent literature on volitional change and of the cultural characteristics of Brazilians. Also, its role as a preliminary, but fundamental step for research on the development of effective strategies for changing personality traits in clinical psychology, is discussed.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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