http://repositorio.unb.br/handle/10482/49403
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
FernandaAntoniaFontesMendonca_TESE.pdf | 8,06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Resiliência : segurança para encontrar novos caminhos. |
Authors: | Mendonça, Fernanda Antônia Fontes |
Orientador(es):: | Ribeiro, Rômulo José da Costa |
Assunto:: | Mobilidade urbana Sistema viário Resiliência urbana |
Issue Date: | 31-Jul-2024 |
Data de defesa:: | 14-Apr-2023 |
Citation: | MENDONÇA, Fernanda Antônia Fontes. Resiliência - Segurança para encontrar novos caminhos.. 2023. 162 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Abstract: | O vocábulo resiliência tem ascendência na palavra latina resílio, resilire, que significa "recuar". O conceito foi desenvolvido e introduzido em pesquisas por Holling, na década de 1970, que apresentou o termo como uma medida de habilidade dos sistemas de absorver mudanças e perturbações. O conceito passou a ser empregado na gestão organizacional das cidades e ampliado para a mobilidade urbana como a capacidade de um sistema de manter a sua funcionalidade sob interrupções, tempo e recursos necessários para restaurar o nível de desempenho. Os sistemas que compõem a cidade precisam estar em equilíbrio. O Sistema Viário é um desses elementos e que até então não havia sido estudado valendo-se do conceito de resiliência. Essa tese se propôs o desafio de conceber uma forma de mensurar, avaliar e analisar o sistema viário de duas cidades, mensurando a resiliência e fazendo a comparação entre elas. A cidade está sempre sujeita a externalidades, ou seja, eventos que podem alterar o seus funcionamento, como por exemplo desastres naturais, ou antrópicos, que causam problemas em sua infraestrutura. Essas falhas podem estar diretamente ligadas ao sistema viário. A partir do uso de metodologias para análise de redes, como a teoria dos grafos, e ações executáveis, que visaram obter uma solução para determinado problema matemático, uma ferramenta de análise espacial e dados disponíveis foi feita a verificação do Sistema Viário das cidades de Quirinópolis e Jaraguá. Os resultados obtidos mostraram que, independe do tipo da malha urbana da cidade, se ela é ortogonal ou radio concêntrica, o que traz um maior entrave para a mobilidade, quando o assunto é deslocamento, é a falta de vias que permitam manter a circulação com a mesma velocidade para que o tempo de percurso não seja alterado de forma substantcial. Avaliar a resiliência no sistema viário é um instrumento de suporte ao planejamento que permite que a cidade continue funcionando mesmo quando parte de seu sistema viário principal seja interrompido. |
Abstract: | Resilience has its roots in the Latin word resilire meaning to “draw back”. The concept was developed and introduced by Holling, in the 70’s, who presented the term as a measure of the ability of systems to absorb changes and perturbations. The concept began to be used in the organizational management of cities and extended to urban mobility as the ability of a system to maintain its functionality under interruptions, time and resources necessary to restore the level of performance. The systems that make up the city need to be in balance. The Road System is one of these elements and that until then had not been studied using the concept of resilience. This thesis set itself the challenge of conceiving a way to measure, evaluate and analyze the road system of two cities, measuring resilience and making a comparison between them. The city is always subject to externalities such as natural or anthropogenic disasters, which cause problems in its infrastructure. These failures can be directly linked to the road system. From the use of methodologies for network analysis, such as graph theory, and executable actions, which aimed to obtain a solution to a certain mathematical problem, a spatial analysis tool and available data, the verification of the Road System of the cities of Quirinópolis was carried out. and Jaraguá. The results obtained showed that, regardless of the type of urban fabric of the city, whether it is orthogonal or radio-concentric, what brings a greater obstacle to mobility, when the subject is displacement, is the lack of roads that allow to maintain circulation with the same speed so that the travel time is not changed substantially. Evaluating resilience in the road system is an instrument that supports planning, allowing a city to continue running even when part of its main road system is interrupted. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.