http://repositorio.unb.br/handle/10482/49337
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2023_MelissaLemosApolonio_DISSERT.pdf | 987,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Políticas de acolhimento institucional, raça e classe: o que dizem as mães sociais em uma instituição de acolhimento do Distrito Federal? |
Autor(es): | Apolônio, Melissa Lemos |
Orientador(es): | Filice, Renisia Cristina Garcia |
Assunto: | Políticas públicas Instituições sociais Mães sociais Serviço de acolhimento institucional Crianças Adolescentes |
Data de publicação: | 30-Jul-2024 |
Data de defesa: | 12-Dez-2023 |
Referência: | APOLÔNIO, Melissa Lemos. Políticas de acolhimento institucional, raça e classe: o que dizem as mães sociais em uma instituição de acolhimento do Distrito Federal? 2023. 129 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho compõe o Grupo de Estudos e Pesquisa de Políticas Públicas, História e Educação das Relações Raciais e Gênero – GEPPHERG – e está inserido no estudo das Políticas Públicas de acolhimento institucional para crianças e adolescentes no âmbito do Distrito Federal. Busca, numa instituição localizada na cidade de Brasília, como as mães sociais, que atuam direto com as crianças e os adolescentes acolhidos/as, veem a inserção destes no ambiente educacional e compreender como se dá esse acompanhamento entre as instituições Casa Real (nome fictício) e escola pública. Expressando as opiniões das mães sociais e as principais dificuldades apresentadas nas perspectivas dessas “mães”, na relação instituição – escola referentes ao racismo, classismo e sexismo, e o fato de serem crianças institucionalizadas como se interseccionam, e se apresentam como um agravante. Na pesquisa foram utilizadas ferramentas de triangulação para análise dados, de base qualitativa, onde, para alcance dos resultados foram utilizadas técnicas como questionário e aplicação de entrevista semiestruturada; foram também desenvolvidas análises documentais e revisão bibliográfica. As questões que norteiam este estudo são: Como as mães sociais percebem os reflexos das vivências sociais, especialmente vividas na escola, e trazidas pelas crianças e adolescentes que estão institucionalizadas na “Casa Real”? Elas observam essas crianças e adolescentes como protagonistas de suas vidas? Na visão dessas profissionais, as crianças e adolescentes sofrem preconceitos por viverem em situação de acolhimento? Relatam fatos de violências por questões de raça/ cor, gênero, e classe de forma combinadas ou não? Na visão dessas mães sociais da Casa Real, em relação à escola, percebem alguma diferença de tratamento por serem “meninos/as de abrigo”? Como resultado, o estudo observou que existe o preconceito arraigado em falas e ações, não só por parte de colegas em sala, como também de professores, apontando a importância do trabalho sobre o que é estar institucionalizado, e reforçar o enfoque na questão racial. Em decorrência, foi elaborada uma proposta de curso de extensão, com a finalidade de serem elencados alguns conceitos que identificamos nos resultados desenvolvidos, como necessárias de serem trabalhadas com as mães sociais com o intuito de instruí-las sobre as temáticas sugeridas. |
Abstract: | This work makes up the Study and Research Group on Public Policies, History and Education of Race and Gender Relations – GEPPHERG – and is part of the study of Public Policies for institutional care for children and adolescents within the Federal District. In an institution located in the city of Brasília, it seeks to find out how the social mothers, who work directly with the children and adolescents in care, see the insertion of the children into the educational environment and to understand how this accompaniment between the Casa Real institutions (fictitious name) and the public school takes place. Expressing the opinions of the social mothers and the main difficulties presented in the perspectives of these "mothers", in the institution-school relationship referring to racism, classism and sexism, and the fact that they are institutionalized children how they intersect and present themselves as an aggravating factor. The research used qualitative triangulation tools to analyze the data, using techniques such as a questionnaire and semi-structured interviews to obtain the results; documentary analysis and a literature review were also carried out. The questions guiding this study are: How do social mothers perceive the reflections of social experiences, especially at school, brought about by the children and adolescents who are institutionalized at the "Casa Real"? Do they see these children and adolescents as the protagonists of their lives? In their view, do children and adolescents suffer prejudice because they live in foster care? Do they report violence based on race/color, gender, and class in combination or not? In the view of these social mothers at Casa Real, do they perceive any difference in treatment in relation to school because they are "shelter children"? As a result, the study observed that there is ingrained prejudice in speech and actions, not only on the part of classmates, but also teachers, pointing to the importance of working on what it is like to be institutionalized, and reinforcing the focus on the racial issue. As a result, a proposal for an extension course was drawn up, with the aim of listing some of the concepts that we identified in the results developed, as needing to be worked on with social mothers in order to educate them on the suggested themes. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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