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Título: Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia
Autor(es): Teixeira, Ligia Almeida
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Educação infantil
Práticas pedagógicas
Data de publicação: 30-Jul-2024
Referência: TEIXEIRA, Ligia Almeida. Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia. 2023. 185 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Com um levantamento em plataformas/bases de trabalhos científicos, é possível localizar que a prática pedagógica, que toma o uso de projetos na primeira etapa da Educação Básica, tem estado na pauta dos estudos nas últimas duas décadas com maior recorrência. A constatação de um debate científico não exclui a pertinência de uma observância, no ‘chão da pré-escola’, de como os projetos têm sido considerados e efetivados. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo geral compreender o uso que tem sido feito de projetos na Educação Infantil e suas concepções e práticas, por meio de ações evidenciadas em um Centro de Educação Infantil (CEI), da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para tanto, o caminho se divide em três intenções específicas, que buscam identificar o que se caracteriza como projetos na Educação Infantil, a partir de uma perspectiva da Pedagogia da Infância, perpassando pelas orientações sobre o trabalho com projetos, que a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) tem direcionado às unidades de Educação Infantil e finalizando com a análise dos relatos de docentes da primeira etapa sobre a sua prática com projetos com as crianças. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, tendo como pressupostos a investigação praxeológica (Formosinho, 2016). Os sujeitos envolvidos são as professoras, a coordenadora e a diretora do CEI. Os procedimentos para a realização da pesquisa foram: levantamento bibliográfico e documental, entrevista semiestruturada com as participantes, rodas de conversa e observação participante com gravação de voz e registro em diário de campo. Percebeu-se que, desde quando se indica um tema para um projeto até o momento em que é formulado, pensado e, por fim, como é efetivado com as crianças, a sua construção atravessa um processo complexo de entendimentos diversificados, múltiplos, que interfere na formação docente e na coordenação pedagógica. Embora haja um entendimento de que as crianças devem ser partícipes no processo de construção de um projeto, na prática, há desafios para que a efetiva escuta e a participação das crianças se realizem.
Abstract: It is possible to find, based on scientific websites, that the pedagogical practice, which takes projects in the first stage of basic education, has been on the agenda of studies in the last two decades with greater recurrence. The finding of a scientific debate does not exclude the pertinence of an observance, on the 'pre-school ground', of how projects have been considered and carried out. Taking it account, this dissertation has the general aim of understanding the use, that has been made, of projects in Early Childhood Education and their conceptions and practices, through actions evidenced in an Early Childhood Education Center (CEI), of the State Department of Education of the District Federal (SEEDF). To this end, it was divided into three specific intentions, which look for to specify what is characterized as projects in Early Childhood Education, from a perspective of childhood pedagogy; passing through the guidelines on working with projects, which the State Department of Education of the Federal District (SEEDF) has directed to the Early Childhood Education units; ending with the analysis of teachers reports of the first stage about their practice with children projects. The methodology being used is qualitative research and is based on praxeological research. The people involved are teachers, the coordinator, and the principle of CEI. The procedures for carrying out the research were: bibliographical and documental survey, semi-structured interview with the participants, talking circles and participant observation with voice recording and field diary. It was noticed that from the moment a subject for the project is indicated until the moment it is formulated, thought and, finally, how it is carried out with the children, its construction goes through a complex process of diversified, multiple, understandings, which affects teacher training and pedagogical coordination. There is an understanding that children should be participants in the process of building a project, but there are challenges in practice that allow for effective listening and participation of children.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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