Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Ligia Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T18:14:57Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T18:14:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Ligia Almeida. Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia. 2023. 185 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49335 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com um levantamento em plataformas/bases de trabalhos científicos, é possível localizar que
a prática pedagógica, que toma o uso de projetos na primeira etapa da Educação Básica, tem
estado na pauta dos estudos nas últimas duas décadas com maior recorrência. A constatação de
um debate científico não exclui a pertinência de uma observância, no ‘chão da pré-escola’, de
como os projetos têm sido considerados e efetivados. Nesse sentido, esta dissertação tem como
objetivo geral compreender o uso que tem sido feito de projetos na Educação Infantil e suas
concepções e práticas, por meio de ações evidenciadas em um Centro de Educação Infantil
(CEI), da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para tanto, o caminho
se divide em três intenções específicas, que buscam identificar o que se caracteriza como
projetos na Educação Infantil, a partir de uma perspectiva da Pedagogia da Infância,
perpassando pelas orientações sobre o trabalho com projetos, que a Secretaria de Estado de
Educação do Distrito Federal (SEEDF) tem direcionado às unidades de Educação Infantil e
finalizando com a análise dos relatos de docentes da primeira etapa sobre a sua prática com
projetos com as crianças. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, tendo como
pressupostos a investigação praxeológica (Formosinho, 2016). Os sujeitos envolvidos são as
professoras, a coordenadora e a diretora do CEI. Os procedimentos para a realização da pesquisa
foram: levantamento bibliográfico e documental, entrevista semiestruturada com as
participantes, rodas de conversa e observação participante com gravação de voz e registro em
diário de campo. Percebeu-se que, desde quando se indica um tema para um projeto até o
momento em que é formulado, pensado e, por fim, como é efetivado com as crianças, a sua
construção atravessa um processo complexo de entendimentos diversificados, múltiplos, que
interfere na formação docente e na coordenação pedagógica. Embora haja um entendimento de
que as crianças devem ser partícipes no processo de construção de um projeto, na prática, há
desafios para que a efetiva escuta e a participação das crianças se realizem. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.description.abstract1 | It is possible to find, based on scientific websites, that the pedagogical practice, which takes
projects in the first stage of basic education, has been on the agenda of studies in the last two
decades with greater recurrence. The finding of a scientific debate does not exclude the
pertinence of an observance, on the 'pre-school ground', of how projects have been considered
and carried out. Taking it account, this dissertation has the general aim of understanding the
use, that has been made, of projects in Early Childhood Education and their conceptions and
practices, through actions evidenced in an Early Childhood Education Center (CEI), of the State
Department of Education of the District Federal (SEEDF). To this end, it was divided into three
specific intentions, which look for to specify what is characterized as projects in Early
Childhood Education, from a perspective of childhood pedagogy; passing through the
guidelines on working with projects, which the State Department of Education of the Federal
District (SEEDF) has directed to the Early Childhood Education units; ending with the analysis
of teachers reports of the first stage about their practice with children projects. The methodology
being used is qualitative research and is based on praxeological research. The people involved
are teachers, the coordinator, and the principle of CEI. The procedures for carrying out the
research were: bibliographical and documental survey, semi-structured interview with the
participants, talking circles and participant observation with voice recording and field diary. It
was noticed that from the moment a subject for the project is indicated until the moment it is
formulated, thought and, finally, how it is carried out with the children, its construction goes
through a complex process of diversified, multiple, understandings, which affects teacher
training and pedagogical coordination. There is an understanding that children should be
participants in the process of building a project, but there are challenges in practice that allow
for effective listening and participation of children. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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