http://repositorio.unb.br/handle/10482/49284
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
FelipeSaulDaCostaWanzeler_TESE.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Um estudo sobre a conciliação entre carreira esportiva e trajetória educacional : refletindo o apoio ao estudante-atleta brasileiro |
Autor(es): | Wanzeler, Felipe Saul da Costa |
Orientador(es): | Costa, Felipe Rodrigues da |
Coorientador(es): | Carneiro, Felipe Ferreira Barros |
Assunto: | Atletas - formação Dupla carreira Educação e esporte Atletas - Brasil |
Data de publicação: | 29-Jul-2024 |
Data de defesa: | 12-Dez-2023 |
Referência: | WANZELER, Felipe Saul da Costa. Um estudo sobre a conciliação entre carreira esportiva e trajetória educacional: refletindo o apoio ao estudante-atleta brasileiro. 2023. 101 f. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Os atletas de elite que buscam conciliar a carreira esportiva de alto nível com a trajetória educacional (escolar/acadêmica) apresentam inúmeras demandas e características que precisam ser mais bem conhecidas e compreendidas para possibilitar a promoção e a proteção dos seus interesses morais, educacionais e profissionais. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é investigar a dupla carreira entre esporte e educação, unindo a análise do perfil de atletas de elite do Brasil com os estudos previamente realizados sobre esse assunto. O percurso metodológico compreendeu a revisão da literatura e a investigação empírica, que envolveu atletas de elite brasileiros através da aplicação de um questionário semiestruturado para que eles respondessem. Os resultados do cotejo entre a literatura nacional e internacional revelaram que há, entre elas, disparidades numéricas quanto à realização de estudos sobre o assunto, e apontaram um aumento geral de publicações sobre o tema a partir do ano de 2018. A análise da literatura brasileira evidencia um crescente interesse na investigação dos desafios associados à conciliação entre o esporte e a trajetória educacional. Além disso, ressalta importantes lacunas no conhecimento sobre o assunto, especialmente no que diz respeito à escassez de pesquisas envolvendo atletas de elite. Por outro lado, a revisão da literatura internacional identificou e categorizou diferentes fatores nos níveis individual, social e políticos/institucionais, que atuariam ou como facilitadores ou como barreiras para o desenvolvimento da dupla carreira. Os resultados das análises destacam a necessidade urgente de implementar ações abrangentes de suporte e apoio aos estudantes-atletas. Os resultados da pesquisa empírica revelaram que os atletas de elite brasileiros apresentam alta expectativa educacional, mas contam com limitadas oportunidades educacionais que garantam a condição atípica de estudante-atleta. Esses sujeitos possuem boa condição financeira (classe A e B) e têm o Governo Federal como principal financiador do esporte, sendo que os medalhistas que frequentam o ensino superior estão em instituições privadas (100%). Na análise de interdependência entre variáveis qualitativas, observou-se expectativa educacional significativamente maior entre as mulheres (p £ 0,021) e diferença para o pódio a partir do tipo de instituição de ensino (p £ 0,029), sendo importante considerar a relação entre a faixa etária e o nível de ensino de cada segmento. A síntese dos achados revela que, apesar dos desafios, o engajamento de atletas em uma dupla carreira é amplamente recomendado e pode resultar em diversos benefícios individuais e coletivos, desde que estruturas de apoio e arranjos flexíveis estejam disponíveis. No Brasil, devido à falta de estrutura de apoio legal e institucional para o desenvolvimento da dupla carreira, os estudantesatletas de elite não contam com tutores, apresentam dificuldades para obter remarcação de provas e abono de faltas, e estão sujeitos à autoridade discricionária das instituições educacionais e de seus professores. Conclui-se que os resultados apresentados são relevantes, auxiliam para nortear pesquisas futuras sobre o tema no Brasil e ampliam o conhecimento sobre a condição do estudante-atleta de elite. Recomenda-se que pesquisas subsequentes adotem abordagens mistas e delineamentos longitudinais, ou mesmo a pesquisa-ação e participante. Além disso, é aconselhável que tais pesquisas incluam populações de estudantes-atletas de diferentes estados e regiões do Brasil. Por fim, sugere-se que esforços para apoiar a condição do estudante-atleta concentrem-se nos âmbitos político e institucional. |
Abstract: | Elite athletes who seek to combine a high-level sporting career with an educational (school/academic) career have numerous demands and characteristics that need to be better known and understood to promote and protect their moral, educational and professional interests. The general objective of this study is to investigate the dual career between sport and education, combining an analysis of the profile of elite athletes in Brazil with previous studies on the subject. The methodological approach included a literature review and empirical research, which involved Brazilian elite athletes answering a semi-structured questionnaire. The results of the comparison between the national and international literature revealed that there are numerical disparities between them in terms of the number of studies on the subject and pointed to a general increase in publications on the subject since 2018. The analysis of the Brazilian literature shows a growing interest in investigating the challenges associated with reconciling sport and education. It also highlights important gaps in knowledge on the subject, especially regarding the scarcity of research involving elite athletes. On the other hand, the review of international literature identified and categorized different factors at the individual, social and political/institutional levels, which act either as facilitators or barriers to the development of dual careers. The results of the analysis highlight the urgent need to implement comprehensive support actions for student-athletes. The results of the empirical research revealed that elite Brazilian athletes have high educational expectations but limited educational opportunities to guarantee the atypical condition of student-athlete. These individuals are welloff (class A and B) and have the federal government as their main financial backer, and the medal winners who attend higher education are at private institutions (100%). In the analysis of interdependence between qualitative variables, there was a significantly higher educational expectation among women (p £ 0.021) and a difference for the podium based on the type of educational institution (p £ 0.029), and it is important to consider the relationship between the age group and the level of education of each segment. The synthesis of the findings reveals that, despite the challenges, engaging athletes in a dual career is widely recommended and can result in several individual and collective benefits, if support structures and flexible arrangements are available. In Brazil, due to the lack of a legal and institutional support structure for the development of dual careers, elite student-athletes do not have tutors, have difficulties obtaining rescheduling of exams and absences, and are subject to the discretionary authority of educational institutions and their teachers. It is concluded that the results presented are relevant, help to guide future research on the subject in Brazil and expand knowledge about the condition of elite student athletes. It is recommended that subsequent research adopt mixed approaches and longitudinal designs, or even action and participant research. Furthermore, it is advisable that such research includes student-athlete populations from different states and regions of Brazil. Finally, it is suggested that efforts to support the student-athlete condition focus on the political and institutional spheres. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.