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dc.contributor.advisorFarias, Márcio Muniz de-
dc.contributor.authorRodrigues, André-
dc.date.accessioned2024-07-26T21:45:56Z-
dc.date.available2024-07-26T21:45:56Z-
dc.date.issued2024-07-26-
dc.date.submitted2023-01-27-
dc.identifier.citationRODRIGUES, André. Uso do MeDiNa em soluções básicas de pavimentos asfálticos no Distrito Federal. 2023. 214 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49230-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO programa computacional MeDiNa permite a verificação e o dimensionamento mecanístico empírico de estruturas de pavimentos asfálticos por meio da aplicação da teoria das múltiplas camadas elásticas. Dentre as suas funcionalidades está a obtenção de parâmetros de deformabilidade dos materiais das camadas, que permitem avaliar o comportamento de pavimentos existentes por meio de retroanálise de bacias deflectométricas. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi avaliar inicialmente a consistência dos módulos de resiliência obtidos pelo programa, bem como a aderência da simulação da vida útil do pavimento às condições observadas em campo. Para tanto, utilizou-se conjunto dados de coletados em 8 (oito) Unidades de Amostragem (segmentos homogêneos com 1 km de extensão) distintas do DNIT, localizadas na região próxima ao Distrito Federal, incluindo o tráfego característico, o Índice de Irregularidade Longitudinal (IRI), o percentual de área trincada do pavimento, informações de espessura e caracterização física de suas camadas obtidas por meio de poços de inspeção, assim como dados de bacias deflectométricas medidos por equipamento FWD. Após a verificação da hipótese de que a Função de Transferência do programa oferece condições de uso para a região, uma segunda etapa fora estabelecida. Essa etapa consiste em apresentar diretrizes, baseadas em níveis de precisão, para o melhor aproveitamento do MeDiNa em projetos de pavimentação asfáltica, bem como na sua utilização para controle de qualidade estrutural desses pavimentos, já que a ferramenta possui modelo de previsão de vida útil baseada em critérios de ruptura por fadiga e deformações permanentes, que refletem em trincamento no revestimento asfáltico e afundamento de trilha de roda.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUso do MeDiNa em soluções básicas de pavimentos asfálticos no Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPavimentos de asfaltopt_BR
dc.subject.keywordSoftwarept_BR
dc.subject.keywordPavimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.contributor.advisorcoSilva, Rafael Cerqueira da-
dc.description.abstract1The computational program MeDiNa allows the verification and empirical mechanistic design of asphalt pavement structures through the application of the theory of multiple elastic layers. Among its functionalities is obtaining parameters of deformability of layer materials, which allow evaluating the behavior of existing pavements by means of retroanalysis of deflectometric basins. Therefore, the objective of the present study was to initially evaluate the consistency of the resilience modules obtained by the program, as well as the adherence of the simulation of the pavement service life to the conditions observed in the field. For that, a set of data collected in 8 (eight) Sampling Units (homogeneous segments with 1 km in length) different from the DNIT, located in the region close to the Federal District, including the characteristic traffic, the Longitudinal Irregularity Index (IRI), the percentage of cracked area of the pavement, thickness information and physical characterization of its layers obtained through inspection wells, as well as data from deflectometric basins measured by FWD equipment. After verifying the hypothesis that the Transfer Function of the program offers conditions of use for the region, a second stage was established. This stage consists of presenting guidelines, based on precision levels, for the best use of MeDiNa in asphalt paving projects, as well as its use for structural quality control of these pavements, since the tool has a useful life forecast model based on in criteria of rupture due to fatigue and permanent deformations, which reflect in cracking in the asphalt coating and sinking of the wheel track.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geotecniapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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