Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49174
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MariahNevesGuerra_TESE.pdf4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Vejo freaks, o abjeto me estranha : um ensaio feminista da abjeção diante do unheimlich freudiano nas fotografias de Diane Arbus
Autor : Guerra, Mariah Neves
Orientador(es):: Chatelard, Daniela Scheinkman
Assunto:: Psicanálise e arte
Freud, Sigmund, 1856-1939
Fotografia
Feminismo
Fecha de publicación : 25-jul-2024
Citación : GUERRA, Mariah Neves. Vejo freaks, o abjeto me estranha: um ensaio feminista da abjeção diante do unheimlich freudiano nas fotografias de Diane Arbus. 2023. 173 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : Nesta pesquisa, busco traçar novos desdobramentos da noção freudiana de unheimlich a partir do conceito de abjeção de Judith Butler, escrevendo um ensaio fronteiriço entre a psicanálise, o feminismo e a arte. Através da minha experiência com as freaks, personagens da obra fotográfica de Diane Arbus, convoco a psicanálise para pensar os tensionamentos que a abjeção pode provocar ao conceito freudiano de infamiliar/incômodo (traduções de unheimlich). A questão central da pesquisa é: como a abjeção – compreendida a partir de corpos colocados fora da inteligibilidade – pode contribuir para novas leituras do conceito freudiano de infamiliar/incômodo? Para tanto, desenvolvo um ensaio contra-hegemônico afetado pela obra fotográfica de Arbus para discutir a relevância da noção de abjeção de Butler; e, a partir do encontro e dos tensionamentos que o conceito de abjeção provoca no conceito freudiano de unheimlich, historicizo o conceito de infamiliar, questionando as noções universais que o circundam. A experiência com Arbus torna o abjeto infamiliar – incômodo – ao enquadrá-lo nas fotografias, assim como torna incômodo o que antes era familiar. O abjeto retratado como infamiliar faz, portanto, margem à norma, constituindo-a de fora por expulsão e, ao mesmo tempo, desestabilizando-a em nós, leitoras. Assim, proponho que o infamiliar – agora atravessado pela precariedade que o abjeto explicita – seja pensado a partir de sua constituição pelo desamparo, e não mais pela castração, tensionando as raízes patriarcais e burguesas de Freud, e recolocando o infamiliar de frente ao desamparo que o constitui.
Abstract: In this research, I aim to trace new developments of the Freudian notion of unheimlich from Judith Butler's concept of abjection, writing an essay in the borders between psychoanalysis, feminism and art. Through my experience with the freaks, characters in the photographic work of Diane Arbus, I draw on psychoanalysis to think about the tensions that abjection can provoke to the Freudian concept of uncanny/uncomfortable (translations of unheimlich). The central question of the research is: how can abjection – understood from bodies placed outside intelligibility – contribute to new readings of the Freudian concept of uncanny/uncomfortable? To this end, I develop a counter-hegemonic essay affected by Arbus's photographic work to discuss the relevance of Butler's notion of abjection; and, based on the encounter and tensions that the concept of abjection provokes in the Freudian concept of the unheimlich, I historicize the concept of the uncanny, questioning the universal assumptions that surround it. The experience with Arbus makes the abject become uncanny – uncomfortable – when framing it in photographs, and turns what was previously familiar into something uncomfortable. The abject portrayed as uncanny, therefore, borders the norm, constituting it from the outside by expulsion and, at the same time, destabilizing it to the readers. Thus, I propose that the uncanny – now crossed by the uncertainty that the abject makes explicit – must be understood by the notion of helplessness, and no longer by castration, tensioning Freud's patriarchal and bourgeois roots, and replacing the uncanny in the face of the helplessness that constitutes it.
metadata.dc.description.unidade: Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Instituto de Psicologia (IP)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/49174/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.