Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49060
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_EnvoltoriasVerdesUso .pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Envoltórias verdes : o uso de ferramentas computacionais na análise ambiental
Autor(es): Góes, Thiago Montenegro
Silva, Caio Frederico e
Boa Sorte, Pedro Dias
Santos, Teresa
Tenedório, José António
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade NOVA de Lisboa, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades
Universidade NOVA de Lisboa, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades
Assunto: Infraestrutura verde
Modelagem computacional
Simulação (Computadores)
Planejamento urbano
Sustentabilidade
Data de publicação: 2020
Editora: ANAP
Referência: GÓES, Thiago Montenegro et al. Envoltórias verdes: o uso de ferramentas computacionais na análise ambiental. In: FERREIRA, Maurício Lamano (org). Ferramentas ambientais aplicadas ao planejamento de cidades sustentáveis: da geoconservação às adaptações às mudanças climáticas. Tupã: ANAP, 2020.
Resumo: Este capítulo apresenta um panorama geral de ferramentas de modelagem computacionais capazes de avaliar o impacto na mitigação do calor da implementação das EV em múltiplas escalas a fim de auxiliar a implementação de políticas urbanas, além de uma visão geral do potencial de EV como estratégia de mitigação das mudanças climáticas no meio urbano. A primeira parte destina-se a inserir as EV no contexto de soluções baseadas na natureza e infraestrutura verde, assim como abordar os benefícios de EV ao conforto ambiental tanto na escala urbana, como da edificação ʹ e consequentemente o impacto na eficiência energética. Na segunda parte está a apresentação de ferramentas de modelagem computacional que podem auxiliar na tomada de decisão em três escalas: no nível de planejamento a partir de ferramentas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, na escala urbana por meio de simulação computacional do microclima e na escala da edificação de simulações termoenergéticas para avaliação do conforto térmico e eficiência energética. Por fim, discutem-se perspectivas futuras dessas ferramentas, especialmente sobre escopo e escala de investigação, além de questões de integração e interoperabilidade.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelo autor Thiago Montengro Góes para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.