http://repositorio.unb.br/handle/10482/48963
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2023_RubiaEstefaniaPintoDaSilva_DISSERT.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Formação de professoras e professores de ciências naturais : a “semana da mulher” como um espaço para valorização e visibilidade de mulheres cientistas |
Auteur(s): | Silva, Rúbia Estefânia Pinto da |
Orientador(es):: | Rotta, Jeane Cristina Gomes |
Assunto:: | Ação pedagógica Educação em ciência Formação de professores Mulheres cientistas |
Date de publication: | 17-jui-2024 |
Data de defesa:: | 15-aoû-2023 |
Référence bibliographique: | SILVA, Rúbia Estefânia Pinto da. Formação de professoras e professores de ciências naturais: a “semana da mulher” como um espaço para valorização e visibilidade de mulheres cientistas. 2023. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Résumé: | Pesquisas têm indicado que é preciso que as relações de gênero estejam presentes na formação inicial e continuada de professores de Ciências, possibilitando que essa temática seja desenvolvida em suas aulas. Dessa forma, torna-se necessária a inserção de momentos formativos que problematizem e incluam ações pedagógicas que abordem a produção e contribuição das mulheres nas Ciências, visibilizando essas cientistas. O objetivo desta pesquisa foi elaborar e analisar as potencialidades, contribuições e limitações de um curso de formação continuada para a promoção da visibilidade de mulheres cientistas na “Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher”, nas aulas de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A metodologia foi qualitativa e constituída por três etapas: 1- Análise das percepções de professores de Ciências sobre cientistas e a “Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher”; 2- Elaboração e análise do minicurso, composto por três encontros, para discutir e promover a visibilidade de mulheres cientistas e 3- Construção do jogo “Qual Cientista Eu Sou?”. Os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva e elencados em categorias. A análise dos resultados da primeira permitiu a identificação de três categorias: “Abordagem sobre cientistas no ensino de Ciências”; “Conhecimentos sobre a Lei 14.164/2021” e “Análise preliminar do jogo ‘Qual Cientista Eu Sou?”. Na segunda etapa identifiquei cinco categorias: “Lutas e conquistas”; “Visibilidade de mulheres cientistas”; “Percepções sobre o jogo ‘Qual Cientista Eu Sou?”; “Questões de gênero no ensino de Ciências” e “Contribuições do minicurso para a formação docente”. Os resultados indicaram que o coletivo de docentes de Ciências que participaram dessa pesquisa se interessou pelas atividades que pudessem promover a visibilidade de mulheres cientistas, mas tinham pouco conhecimento sobre o tema, assim como sobre as legislações vigentes relacionadas a violência contra a mulher na escola. Apesar de terem demonstrado que gostaram da formação, houve pouco envolvimento desses docentes nas discussões e na produção de propostas que pudessem ser realizadas durante a semana em questão. |
Abstract: | Research has shown that gender relations need to be present in the initial and continuing training of science teachers, enabling this theme to be developed in their classes. In this way, it is necessary to include training moments that problematize and include pedagogical actions that address the production and contribution of women in the sciences, making these scientists visible. The aim of this research was to develop and analyze the potential, contributions and limitations of a continuing education course to promote the visibility of women scientists in the "School Week to Combat Violence against Women", in science classes in the final years of elementary school. The methodology was qualitative and consisted of three stages: 1- Analysis of science teachers' perceptions of scientists and the "School Week to Combat Violence against Women"; 2- Elaboration and analysis of the mini-course, consisting of three meetings, to discuss and promote the visibility of women scientists and 3- Construction of the game "Which Scientist Am I?". The data was analyzed using Textual Discourse Analysis and divided into categories. The analysis of the results of the first allowed the identification of three categories: "Approach to scientists in science teaching"; "Knowledge of Law 14.164/2021" and "Preliminary analysis of the game 'Which Scientist Am I? In the second stage, I identified five categories: "Struggles and achievements"; "Visibility of women scientists"; "Perceptions of the game 'Which scientist am I?"; "Gender issues in science teaching" and "Contributions of the mini-course to teacher training". The results indicated that the group of science teachers who took part in this research were interested in activities that could promote the visibility of women scientists, but had little knowledge of the subject, as well as current legislation on violence against women at school. Although they showed that they enjoyed the training, there was little involvement from these teachers in the discussions and in producing proposals that could be carried out during the week in question. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Faculdade UnB Planaltina (FUP) Instituto de Física (IF) Instituto de Química (IQ) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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