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2023_ElianeDosSantosAlmeida_TESE.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorStrieder, Roseline Beatriz-
dc.contributor.authorAlmeida, Eliane dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-17T14:11:50Z-
dc.date.available2024-07-17T14:11:50Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.date.submitted2023-07-11-
dc.identifier.citationALMEIDA, Eliane dos Santos. Diálogos de saberes: novos horizontes para a ressignificação da educação CTS na perspectiva freireana. 2023. 181 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48949-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho insere-se no rol dos que defendem e buscam uma educação científica que contribua para a emancipação dos segmentos sociais oprimidos. Fundamenta-se em pressupostos do educador Paulo Freire e do Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia, Sociedade (PLACTS); além de considerar reflexões oriundas do campo da interculturalidade. À luz desses referenciais, articulados à Análise Textual Discursiva de produções da área de Ensino, em particular, do campo da Educação Freire-CTS, caracterizamos propósitos e pressupostos da perspectiva educacional defendida, associados: i) ao desenvolvimento de uma cultura de participação; ii) à problematização da atividade científico-tecnológica, e, iii) à organização temática do currículo escolar. Em paralelo à referida caracterização, verbalizamos denúncias e anúncios, relacionados à necessidade de ampliarmos, no contexto da articulação Freire-CTS, as discussões em direção à promoção da coparticipação dos sujeitos oprimidos nos processos de ensinar ciências, considerando saberes e práticas populares, bem como de considerarmos diferentes marcadores sociais ao problematizarmos a atividade científica-tecnológica. Em particular, isso resultou na necessidade de uma releitura da investigação temática, realizada com a intenção de contribuir, de forma mais direta, com o universo das práticas educativas interculturais, em especial, as que buscam uma educação científica comprometida com o desvelamento e transformação de realidades marcadas por contradições e injustiças sociais, econômicas e cognitivas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiálogos de saberes : novos horizontes para a ressignificação da educação CTS na perspectiva freireanapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação em ciênciapt_BR
dc.subject.keywordEducação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)pt_BR
dc.subject.keywordFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work is part of the list of those who defend and seek a scientific education that contributes to the emancipation of oppressed social segments. It is based on assumptions made by educator Paulo Freire and Latin American Thought in Science, Technology, Society (PLASTS); in addition to considering reflections from the field of interculturality. In the light of these references, articulated to the Discursive Textual Analysis of productions in the area of Teaching, in particular, in the field of Freire-STS Education, we characterize purposes and assumptions of the defended educational perspective, associated with: i) the development of a culture of participation; ii) the questioning of scientific-technological activity, and, iii) the thematic organization of the school curriculum. In parallel with that characterization, we verbalized denouncements and announcements, related to the need to expand, in the context of the Freire-STS articulation, the discussions towards the promotion of the co-participation of oppressed subjects in the processes of teaching science, considering popular knowledge and practices, as well as of considering different social markers when problematizing scientific-technological activity. In particular, this resulted in the need for a re-reading of the thematic investigation, carried out with the intention of contributing, in a more direct way, to the universe of intercultural educational practices, in particular, those that seek a scientific education committed to the unveiling and transformation of realities marked by contradictions and social, economic and cognitive injustices.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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