http://repositorio.unb.br/handle/10482/48916
File | Description | Size | Format | |
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2023_ThiagoLacerdaGuimaraes_DISSERT.pdf | 3,76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Pesquisa-intervenção em psicologia escolar : mediação estética na formação continuada e ressignificação identitária |
Authors: | Guimarães, Thiago Lacerda |
Orientador(es):: | Marinho-Araujo, Claisy Maria |
Assunto:: | Psicologia escolar Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) Sobradinho (DF) Psicólogo - prática profissional |
Issue Date: | 16-Jul-2024 |
Data de defesa:: | 30-Jun-2023 |
Citation: | GUIMARÃES, Thiago Lacerda. Pesquisa-intervenção em psicologia escolar: mediação estética na formação continuada e ressignificação identitária. 2023. 244 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2023. |
Abstract: | A atuação do psicólogo escolar no contexto brasileiro é marcada por lacunas nos cursos de graduação que, frequentemente, não privilegiam disciplinas, ênfases ou estágios específicos na área. Na busca por superar essa realidade vem sendo defendida a formação continuada para o desenvolvimento de competências técnicas e transversais que potencializem a prática profissional crítica, conscientizadora, emancipatória e com foco em ações institucionais e coletivas, como apontam pesquisas e literatura contemporâneas. Considera-se que, em experiências formativas com esses objetivos, há a possibilidade de conscientização e da ressignificação identitária dos participantes pelas vivências e afetos que circulam durante esses processos. Este estudo apresentou uma pesquisa-intervenção que oportunizou formação continuada na perspectiva da Psicologia histórico-cultural para ressignificação da identidade e da atuação institucional de psicólogas escolares da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). As sete participantes integravam as Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA) da SEEDF na cidade de Sobradinho/DF. As percepções identitárias e a atuação das psicólogas foram transformadas durante o processo formativo, por meio de encontros que utilizaram diversos instrumentos e procedimentos construídos coletiva e processualmente. Como inovações metodológicas na pesquisa-intervenção, destacaram-se: elaboração de vídeos mobilizadores autorais; criação de Encontros de Desenvolvimento Coletivo (EDC); construção de um banco de mediações estéticas favorecedoras de ressignificações identitárias; autoria de materialidades estéticas pelas participantes; participação ativa do pesquisador como sujeito da pesquisa. As análises das interlocuções e reflexões ocorridas durante os encontros de formação revelaram seis zonas de sentidos que indicaram, como resultados transversais, a ressignificação identitária e a conscientização de mudanças nas práticas profissionais coadunadas à perspectiva de atuação crítica, institucional, coletiva e fundamentada pela Psicologia histórico-cultural. As conclusões destacaram a metodologia e a produção de conhecimento inovadoras para utilização na prática profissional e na ampliação de pesquisas sobre formação continuada em Psicologia Escolar. |
Abstract: | The practice of the school psychologist in the Brazilian context is marked by gaps in undergraduate courses that often do not focus on disciplines, emphases or specific skills in the area. In the quest to overcome this reality, continuing education has been advocated for the development of technical and transversal competences that enhance critical, awarenessraising, emancipatory professional practice, focusing on institutional and collective actions, such as contemporary research and literature. It is considered that, in formative experiences with these objectives, there is the possibility of raising awareness and redefining the identity of the participants through the experiences and affections that circulate during these processes. This study presented an intervention-research that provided opportunities for continuing education from the perspective of historical-cultural Psychology to redefine the identity and institutional role of school psychologists from the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). The seven participants were part of SEEDF's Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) in the city of Sobradinho/DF. The identities perception and the work of the psychologists were transformed during the developmente process, through meetings that used various instruments and procedures. As methodological innovations in intervention-research, the following stood out: elaboration of authorial mobilizing videos; creation of Collective Development Meetings (EDC); construction of a bank of aesthetic mediations that favor identity reframing; authorship of aesthetic materialities by the participants; active participation of the researcher as a research subject. The analysis of the interlocutions and reflections that took place during the training meetings revealed six zones of meanings that indicated, as transversal results, the redefinition of identity and the awareness of changes in professional practices in line with the perspective of critical, institutional, collective action and based on historical Psychology-cultural. The conclusions highlighted the innovative methodology and production of knowledge for use in professional practice and in the expansion of research on continuing education in School Psychology. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
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