http://repositorio.unb.br/handle/10482/48726
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_ArleneFerreiraDeAlmeida_DISSERT.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Construção e avaliação da eficácia de uma intervenção antirracista pautada no ensino da cultura africana e afro-brasileira |
Autor : | Almeida, Arlene Ferreira de |
Orientador(es):: | Lima, Tiago Jessé Souza de |
Assunto:: | Ensino Cultura africana Cultura afro-brasileira Racismo Identidade social Autoestima - estudantes |
Fecha de publicación : | 11-jul-2024 |
Data de defesa:: | 14-mar-2023 |
Citación : | ALMEIDA, Arlene Ferreira de. Construção e avaliação da eficácia de uma intervenção antirracista pautada no ensino da cultura africana e afro-brasileira. 2023. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | Essa dissertação tem por objetivo geral: construir e avaliar a eficácia de uma intervenção pautada no ensino da cultura africana e afro-brasileira no aumento da identidade social e da autoestima em crianças negras e na conscientização sobre o racismo em crianças brancas e negras. A intervenção será realizada com base no Currículo em Movimento do Distrito Federal, que inclui conteúdos relacionados a história e cultura negra. Intervenções antirracistas são de extrema importância para o processo educacional brasileiro, porém, infelizmente, ainda é um tema pouco estudado e desenvolvido no Brasil. Pensar em intervenções que possam ser replicadas em escolas, é um grande passo para uma melhor qualidade de vida dos estudantes negros e para o combate ao racismo no Brasil. Os objetivos específicos incluem: I) Construir uma intervenção multicultural pautada no ensino da cultura africana e afro-brasileira; II) Avaliar o efeito da intervenção pautada no ensino da cultura africana e afro-brasileira na identificação racial e na autoestima em crianças negras; III) Avaliar o efeito da intervenção pautada no ensino da cultura africana e afro-brasileira na percepção de preconceito racial em crianças brancas e negras. Contou-se com a participação de 53 estudantes matriculados em duas turmas do quinto ano do ensino fundamental I em uma instituição do Distrito Federal. Os estudantes informaram idades variando entre 10 e 12 anos (M = 10,6; DP = 0,6), sendo a maioria do gênero feminino (50,9%), e heteroidentificados como sendo 55,6% pardos/negros e 44,4% como brancos. Os participantes foram alocados a duas condições em um delineamento experimental entre sujeitos com pré e pós-teste, sendo que uma das turmas (selecionada por sorteio) recebeu a intervenção (grupo experimental) e a segunda turma foi alocada como grupo controle. Os participantes responderam, pré e após a intervenção, a três escalas, que mensuravam a percepção de racismo na escola, o grau de identidade racial e a autoestima. Ademais, após a intervenção, os alunos foram entrevistados sobre a intervenção. Os resultados quantitativos indicaram que não houve diferenças significativas entre o grupo que recebeu a intervenção e o grupo controle, mesmo tendo em conta a cor da pele dos participantes. Esses resultados, embora não significativos, devem ser observados com cautela, dado o número reduzido de participantes da pesquisa, o que reduziu o poder de encontrar um resultado significativo. Os resultados qualitativos apontaram que ter acesso a conteúdo positivos sobre a cultura africana e afro-brasileira aumentou a consciência dos participantes sobre suas atitudes raciais, levando a uma maior reflexão sobre tais comportamentos no convívio escolar, e aumentou a identificação positiva das crianças negras com sua etnia. |
Abstract: | This dissertation aims to: construct and evaluate the effectiveness of an intervention based on teaching African and Afro-Brazilian culture in increasing social identity and self-esteem in Black children, as well as raising awareness of racism in both Black and White children. The intervention will be based on the Curriculo em Movimento (Moving Curriculum) of the Federal District, which includes content related to Black history and culture. Anti-racist interventions are extremely important for the Brazilian educational process, but unfortunately, it is still a topic that is little studied and developed in Brazil. Thinking about interventions that can be replicated in schools is a big step towards a better quality of life for Black students and towards combating racism in Brazil. The specific objectives include: I) constructing a multicultural intervention based on teaching African and Afro-Brazilian culture; II) evaluating the effect of the intervention based on teaching African and Afro-Brazilian culture on racial identification and self-esteem in Black children; III) evaluating the effect of the intervention based on teaching African and Afro-Brazilian culture on the perception of racial prejudice in both White and Black children. The study included 53 students enrolled in two fifth-grade classes in a school in the Federal District. The students reported ages ranging from 10 to 12 years old (M = 10.6; SD = 0.6), with the majority being female (50.9%), and 55.6% self-identified as mixed-race/Black and 44.4% as White. Participants were allocated to two conditions in an experimental design between subjects with pre- and post-test measures, with one class (randomly selected) receiving the intervention (experimental group) and the second class serving as the control group. Participants completed three scales measuring perception of racism in school, degree of racial identity, and self-esteem, both before and after the intervention. Additionally, after the intervention, the students were interviewed about the intervention. The quantitative results indicated no significant differences between the group that received the intervention and the control group, even when considering the participants' skin color. These results, although not significant, should be interpreted with caution given the small number of participants in the study, which reduced the power to find a significant result. The qualitative results showed that access to positive content about African and Afro-Brazilian culture increased the participants' awareness of their racial attitudes, leading to greater reflection on such behaviors in school interactions, and increased positive identification of Black children with their ethnicity. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.