http://repositorio.unb.br/handle/10482/4865
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_MarceloRythowem.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O desafio do dialogismo bakhtiniano a partir da articulação hipertextual dos gêneros discursivos em um ambiente de educação a distância (EaD) |
Autor(es): | Rythowem, Marcelo |
Orientador(es): | Dias, Ângela Álvares Correia |
Assunto: | Ensino a distância Comunicação e tecnologia Gênero discursivo |
Data de publicação: | Nov-2009 |
Data de defesa: | Nov-2009 |
Referência: | RYTHOWEM, Marcelo. O desafio do dialogismo bakhtiniano a partir da articulação hipertextual dos gêneros discursivos em um ambiente de educação a distância (EaD). 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | A complexidade da práxis educativa, em nossos tempos, tem se mostrado um desafio aos educadores e educadoras. Novas demandas surgem diariamente produzindo, na escola e no processo educativo, momentos de tensão entre suas clássicas atribuições -- de socialização e disseminação do conhecimento e a crescente necessidade de formar cidadãos crítico-reflexivos, capazes de se inserirem, de forma autônoma, nas mais diversas esferas da sociedade. Diante da emergência das diferentes formas de linguagem presentes em nosso cotidiano, somos desafiados a buscar concepções e práticas educacionais que valorizem os novos gêneros discursivos. A pesquisa que realizamos procurou cotejar alguns desses desafios de produzir conhecimento, explorando as potencialidades da lógica hipertextual, aqui entendida, tanto como uma relação entre pessoas, mediada pela linguagem a partir da concepção do dialogismo bakhtiniano , quanto como uma potencialidade que as tecnologias da informação e da comunicação oferecem ao universo educativo e, de modo especial, à Educação a Distância (EaD). Inspirados na concepção dos gêneros discursivos, que representam uma forma relativamente estável de construção de discursos, investigamos a maneira como diferentes gêneros, articulados hipertextualmente, podem propiciar a polifonia, o dialogismo a intertextualidade e a heterogeneidade, visando a construção de saberes contextualizados, superando uma concepção monofônica da linguagem em um ambiente virtual de aprendizagem. Observou-se, ao final dessa pesquisa, que a prática do dialogismo e da polifonia ainda é um desafio, uma vez que a superação da monofonia é um processo que ainda está em seus primórdios e que a simples construção de um ambiente, ainda que tecnologicamente avançado, não encerra, em si mesma, a garantia de construção desse processo. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT The complexity of educational practice in our times, has proved a challenge to educators. New demands arise daily producing, at school and in the educational process, moments of tension between their traditional assignment - the socialization and dissemination of knowledge - and the growing need to train critical-reflective people, able to engage in an autonomous way, in the most various spheres of society. Before the emergence of different forms of language present in our daily lives, we are challenged to seek concepts and educational practices that make use the new discursive genres. The survey we conducted sought to collate some of the challenges of to produce knowledge, exploring the potential of hypertextual logic, understood both as a relationship between people, mediated by language - from the design of Bakhtinian dialogism - and as a potential that the Technologies of information and communication offer the educational universe and, in particular, the Distance Learning. Inspired by the design of discursive genres, that represent a relatively stable construction form of discourses, we investigated how different genres, linked hypertextuality, can provide the polyphony, dialogism, intertextuality and the heterogeneity, for the construction of knowledge in context, overcoming a design monophonic language in a virtual learning environment. Observed at the end of this research, that the practice of dialogue and polyphony is still a challenge, since the overcoming of monophonic is a process that is still in its infancy and that the simple construction of an environment, even if technologically advanced, does not end in itself, guarantee the construction of this process. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.