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Titre: Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices
Autre(s) titre(s): Educação matemática inclusiva : paradigmas da Educação Especial e possibilidades de práticas pedagógicas
Auteur(s): Moura, Ellen Michelle Barbosa de
Moreira, Geraldo Eustáquio
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-6664-6419
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Educação matemática
Educação inclusiva
Educação especial
Capacitismo
Date de publication: 17-jui-2023
Editeur: Concilium Journal
Référence bibliographique: MOURA, Ellen Michelle Barbosa de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação matemática inclusiva: paradigmas da educação especial e possibilidades de práticas pedagógicas. Concilium, [S. l.], v. 23, n. 15, p. 143-169, 2023. DOI: 10.53660/CLM-1669-23I25. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1669. Acesso em: 2 jul. 2024.
Résumé: O desafio de incluir é constante e está em desenvolvimento histórico com avanços, retrocessos, embates. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar os paradigmas presentes na história da Educação Especial e possíveis repercussões e presencialidade na atualidade em relação às práticas pedagógicas dos/as professores/as que ensinam Matemática. O estudo tem abordagem qualitativa, de cunho exploratório, os procedimentossão as pesquisas bibliográfica e documental, seguidas de análise descritiva. A pesquisa revela que existem os fatores sociais, culturais e históricos, presentes na história do Brasil e da educação escolar, que é marcada por princípios de segregação, visão dicotômica entre os ditos “normais” e “anormais”, capacitismo, que se constituem como entraves constantes na busca pela Educação Inclusiva e práticas pedagógicas diferenciadas em Matemática que considerem a diversidade como parte da constituição do humano. Nesse contexto, a prática pedagógica do professor que ensina Matemática, muitas vezes, para ser baseada na perspectiva inclusiva, precisa de transformação, tomada de consciência dos aspectos históricos e reflexão crítica sobre a história de exclusão para possibilitar a resistência e busca permanente pelos direitos humanos e inclusão.
Abstract: The challenge of inclusion is constant and is in historical development with progress, setbacks, conflicts. Therefore, the objective of this article is to analyze the paradigms present in the history of Special Education and their possible impacts and presence in current times regarding the pedagogical practices of teachers who teach Mathematics.The study has a qualitative, exploratory approach; data production procedures are bibliographic and documental research, followed by descriptive analysis. The research reveals that there are social, cultural and historical factors, present in the history of Brazil and of school education, which is marked by segregation principles, dichotomous vision between the so-called "normal" and "abnormal", ableism, which constitute constant obstacles in the search for Inclusive Education and differentiated pedagogical practices in Mathematics that consider diversity as part of the human constitution. In this context, the pedagogical practice of the teacher who teaches Mathematics, often, to be based on the inclusive perspective, needs transformation, awareness of the historical aspects and critical reflection on the history of exclusion to enable resistance and permanent search for human rights and inclusion.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: 1 Este texto integra, em parte, um dos capítulosda Tese de Doutoramento da primeira autora,orientada pelo segundo autor, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB).
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: Open Access (CC BY NC ND) Fonte: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1669. Acesso em: 02 jul. 2024.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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