Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/48421
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_FotografiaDocumentalArtistica.pdf1,27 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Da fotografia documental à artística
Autre(s) titre(s): From documental to artistic photography
De la fotografía documental a la artística
Auteur(s): Oliveira, Rodolfo Augusto Melo Ward de
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-8283-2940
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Assunto:: Modernidade
Pós-modernidade
Fotografia
Ficção
Date de publication: 30-avr-2021
Editeur: USP
Référence bibliographique: WARD, Rodolfo. Da fotografia documental à artística. ARS, v. 19, n. 41, 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169675. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169675. Acesso em: 26 jun. 2024.
Résumé: Este artigo tem a intenção de contribuir com os estudos sobre a visualidade na contemporaneidade ao focar a fotografia contemporânea e sua relação com a sociedade, principalmente na criação e manutenção de regimes de verdade e de poder da atualidade que transmutam o conceito de verdade na contemporaneidade. São abordadas as fricções entre a fotografia documental e a fotografia artística e como essas questões se imbricam com a noções de real e ficcional, de documental e artístico, para compreender as fronteiras e as transgressões da fotografia contemporânea. Como exemplo, são estudados os casos de Steve McCurry, de Andreas Gursky e da incorporação de imagens do coletivo Mídia Ninja pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP).
Abstract: This article seeks to contribute to contemporary studies on visuality by specific focusing on contemporary photography and its relationship with society, especially in the creation and maintenance of regimes of truth and power, which are transmuting the concept of truth in present time. It addresses the frictions between documentary and artistic photography and how these issues intertwine with the notion of real and fictional, documentary and artistic to understand the boundaries and transgressions of contemporary photography. The cases of Steve McCurry, Andreas Gursky, and the incorporation of images from the Media Ninja collective by the Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP) are addressed as examples.
Resumen: Este artículo pretende contribuir a los estudios sobre la visualidad contemporánea con un enfoque específico en la fotografía contemporánea y su relación con la sociedad, especialmente en la creación y mantenimiento de regímenes de verdad y poder, que están transmutando el concepto de verdad en la época actual. Se abordan las fricciones entre la fotografía documental y la fotografía artística y cómo estos temas se entrelazan con la noción de lo real y lo ficcional, lo documental y lo artístico para entender los límites y transgresiones de la fotografía contemporánea. Para ello, se estudia el caso de Steve McCurry, Andreas Gursky y la incorporación de imágenes del colectivo Mídia Ninja por parte del Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP).
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Licença:: (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169675. Acesso em: 24 jun. 2024.
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169675
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48421/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.