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Título: Matas ciliares : percurso investigativo em educação ambiental para o ensino fundamental
Autor(es): Sousa, Raul Lima Barbosa
Orientador(es): Bellotto, Valéria Regina
Assunto: Educação Ambiental Crítica (EAC)
Matas ciliares
Ecossistemas aquáticos
Ensino fundamental
Data de publicação: 20-Jun-2024
Referência: SOUSA, Raul Lima Barbosa. Matas ciliares: percurso investigativo em educação ambiental para o ensino fundamental. 2023. 81 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O ensino de Ciências tem passado por uma série de transformações que têm aproximado a ciência ensinada nas escolas da ciência desenvolvida fora de seus muros, tal processo visa trazer aos estudantes a capacidade de investigar o mundo como um cientista e descobrir aquilo que se aprende, a esse processo dá-se o nome de alfabetização científica. Essa abordagem tem grande impacto na formação de futuros cidadãos mais engajados com as questões de seu tempo e é uma importante estratégia na melhora da qualidade do ensino. No ensino fundamental temas ecológicos se concentram principalmente nos ecossistemas terrestres. Pouca atenção é dada ao funcionamento dos ecossistemas de água doce, como rios, lagos, riachos e várzeas, e a função das matas ciliares, mesmo sendo esses ambientes extremamente ameaçados. O ensino de Ciências Ambientais também deve desenvolver no estudante a capacidade de resolver problemas e de se posicionar politicamente, além de estar intimamente ligado à sua realidade. Nesse sentido, é fundamental que se desenvolvam estratégias de ensino que permitam uma abordagem mais crítica e abrangente desses temas. É nesse contexto que o presente trabalho propõe uma estratégia de ensino baseada no ensino por investigação, voltada para a educação ambiental crítica acerca das matas ciliares e dos ecossistemas de água doce. O modelo experimental e a sequência didática aqui propostos têm como objetivo contribuir para uma formação mais completa e crítica dos estudantes em relação a esses importantes hábitats.
Abstract: The teaching of Sciences has undergone a series of transformations that have brought the science taught in schools closer to the science developed outside their walls. This process aims to provide students with the ability to investigate the world like a scientist and discover what they learn. This process is called scientific literacy. This approach has a great impact on shaping future citizens who are more engaged with the issues of their time and is an important strategy for improving the quality of education. In elementary education, ecological topics mainly focus on terrestrial ecosystems. Little attention is given to the functioning of freshwater ecosystems, such as rivers, lakes, streams, and wetlands, and the role of riparian forests, even though these environments are extremely threatened. The teaching of Environmental Sciences should also develop in students the ability to solve problems and take a political stance, while being closely connected to their reality. In this sense, it is crucial to develop teaching strategies that allow for a more critical and comprehensive approach to these topics. It is within this context that this study proposes a teaching strategy based on inquiry-based learning, focused on critical environmental education about riparian forests and freshwater ecosystems. The proposed didactic model and lesson sequence aim to contribute to a more comprehensive and critical education of students regarding these important habitats.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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