Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48350
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EduardoEdilsonGoncalvesDosSantos_DISSERT.pdf10,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ciências ambientais e sustentabilidade aplicadas às técnicas do profissional de secretariado no Brasil
Autor(es): Santos, Eduardo Edilson Gonçalves dos
Orientador(es): Cechin, Andrei Domingues
Assunto: Secretariado
Práticas sustentáveis
Ciências ambientais
Sustentabilidade
Data de publicação: 20-Jun-2024
Referência: SANTOS, Eduardo Edilson Gonçalves dos. Ciências ambientais e sustentabilidade aplicadas às técnicas do profissional de secretariado no Brasil. 2023. 124 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa analisa o potencial de introdução e desenvolvimento de elementos de ciências ambientais e práticas sustentáveis na formação do profissional de Secretariado, e sistematizá-los na forma de um manual de ciências ambientais e sustentabilidade aplicadas às técnicas dos profissionais de secretariado. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram embasados na pesquisa bibliográfica e exploratória, sob a abordagem quali-quantitativa e utilizado como pressuposto teórico do método da complexidade, interdisciplinaridade e educação ambiental pragmática. Os dados foram coletados através de questionário estruturado no Google Forms, e analisados sob o método da análise de conteúdo da Laurence Bardin. Os sujeitos da pesquisa são alunos de curso técnico e superior em secretariado, profissionais de secretariado e os executivos assessorados por esses profissionais. Como principal resultado, mostrou-se a relação dos Rs (repensar, reduzir, reutilizar) da sustentabilidade aplicadas às técnicas secretariais sendo elas: gestão de agenda, gestão de reunião, gestão de viagens; gestão de atendimento, redação de textos administrativos e oficiais, gestão de arquivos, e planejamento e organização de eventos, contribuindo com atitudes mais sustentáveis no ambiente corporativo. O presente trabalho tem como resultado a criação do manual de ciências ambientais e sustentabilidade aplicadas às técnicas dos profissionais de secretariado. Conclui-se que, a proposta do desenvolvimento do produto educacional – manual, se apresenta com um potencial instrumento pedagógico de aprendizagem na formação de profissionais de secretários como sujeitos ambientalmente responsáveis.
Abstract: This research analyzes the potential for introducing and developing elements of environmental sciences and sustainability in the training of secretarial professionals, and systematizing them in the form of a manual of environmental sciences and sustainability applied to the techniques of secretarial professionals. Therefore, the methodological procedures were based on bibliographical and exploratory research, under the qualitative-quantitative approach and used as a theoretical assumption of the method of complexity, interdisciplinarity and pragmatic environmental education. Data were collected through a structured questionnaire on Google Forms, and analyzed using Laurence Bardin's content analysis method. The subjects of the research are students of technical and superior secretarial courses, secretarial professionals and the executives assisted by these professionals. As a main result, the relationship of the Rs (rethink, reduce, reuse) of sustainability applied to secretarial techniques was shown, namely: agenda management, meeting management, travel management; customer service management, writing administrative and official texts, file management, and planning and organizing events, contributing to more sustainable attitudes in the corporate environment. The present work resulted in the creation of a manual on environmental sciences and sustainability applied to the techniques of secretarial professionals. It is concluded that the proposal for the development of the educational product – manual, presents itself as a potential pedagogical tool for learning in the training of professional secretaries as environmentally responsible subjects.
Resumen: Esta investigación analiza el potencial de introducir y desarrollar elementos de ciencias ambientales y prácticas sostenibles en la formación del profesional de Secretariado, y sistematizarlos en forma de un manual de ciencias ambientales y sostenibilidad aplicadas a las técnicas de los profesionales de secretariado. Para ello, los procedimientos metodológicos se basaron en la investigación bibliográfica y exploratoria, bajo el enfoque cuali-cuantitativo y se utilizó como presupuesto teórico el método de la complejidad, la interdisciplinariedad y la educación ambiental pragmática. Los datos se recopilaron a través de un cuestionario estructurado en Google Forms y se analizaron mediante el método de análisis de contenido de Laurence Bardin. Los sujetos de la investigación son estudiantes de cursos técnicos y superiores en secretariado, profesionales de secretariado y ejecutivos asesorados por estos profesionales. Como resultado principal, se mostró la relación de las Rs (repensar, reducir, reutilizar) de la sostenibilidad aplicadas a las técnicas secretariales, que son: gestión de agenda, gestión de reuniones, gestión de viajes; gestión de atención, redacción de textos administrativos y oficiales, gestión de archivos y planificación y organización de eventos, contribuyendo con actitudes más sostenibles en el entorno corporativo. Este trabajo tiene como resultado la creación del manual de ciencias ambientales y sostenibilidad aplicadas a las técnicas de los profesionales de secretariado. Se concluye que la propuesta del desarrollo del producto educativo, el manual, se presenta como un potencial instrumento pedagógico de aprendizaje en la formación de profesionales de secretariado como sujetos ambientalmente responsables.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.