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Título: A avaliação do ensino superior no Brasil a partir do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Serviço Social
Outros títulos: The evaluation of higher education in Brazil based on the National Student Performance Examination (ENADE) and the Social Work
Autor(es): Silva, Isabela Fernanda Barros
Ghiraldelli, Reginaldo
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2685-603X
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Ensino Superior
Avaliação
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Brasil)
Serviço social
Data de publicação: 12-Abr-2022
Editora: Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina
Referência: SILVA, Isabela Fernanda Barros; GHIRALDELLI, Reginaldo. A avaliação do ensino superior no Brasil a partir do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Serviço Social. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 25, n. 1, p. 148–169, 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-4842.2022v25n1p148. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/43171. Acesso em: 18 jun. 2024.
Resumo: Este artigo apresenta uma análise dos processos avaliativos do ensino superior no Brasil tendo como base de referência o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Como recorte metodológico optou-se pela análise dos relatórios das avaliações aplicadas a estudantes do curso de Serviço Social da região Centro-Oeste no período de 2004 a 2013. A análise do material selecionado considera, em uma perspectiva histórico-crítica, a conjuntura da educação superior brasileira em um contexto de contrarreformas, dando ênfase para a formação em Serviço Social. A partir do conteúdo analisado, com seus respectivos resultados, observa-se a necessidade de mobilização, resistência e luta de sujeitos coletivos em defesa de uma formação profissional de qualidade, com rigor teórico, histórico, ético, metodológico e técnico. Além disso, a Universidade precisa ser reconhecida e defendida como espaço por excelência de produção de conhecimento comprometido com os avanços civilizatórios e as necessidades da coletividade.
Abstract: This article presents an analysis of the evaluation processes of higher education in Brazil having as a reference base the National Student Performance Exam (ENADE). As a methodological approach, we chose to analyze the evaluation reports applied to students of the Social Work course located in the Center-West region from 2004 to 2013. The analysis of the selected material considers, in a historical critical perspective, the situation of the Brazilian higher education in a context of counter-reforms, emphasizing training in Social Work. From the analyzed content, with its respective results, it is observed the need for mobilization, resistance and struggle of collective subjects in defense of quality professional training, with theoretical, historical, ethical, methodological and technical rigor. Furthermore, the University needs to be recognized and defended as a space par excellence for the production of knowledge committed to civilizing advances and the needs of the community.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Serviço Social (ICH SER)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Licença: Copyright (c) 2022 Serviço Social em Revista (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/43171. Acesso em: 18 jun. 2024.
DOI: https://doi.org/10.5433/1679-4842.2022v25n1p148
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