Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48304
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliacaoEnsinoSuperior.pdf422,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Isabela Fernanda Barros-
dc.contributor.authorGhiraldelli, Reginaldo-
dc.date.accessioned2024-06-18T12:39:12Z-
dc.date.available2024-06-18T12:39:12Z-
dc.date.issued2022-04-12-
dc.identifier.citationSILVA, Isabela Fernanda Barros; GHIRALDELLI, Reginaldo. A avaliação do ensino superior no Brasil a partir do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Serviço Social. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 25, n. 1, p. 148–169, 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-4842.2022v25n1p148. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/43171. Acesso em: 18 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48304-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma análise dos processos avaliativos do ensino superior no Brasil tendo como base de referência o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Como recorte metodológico optou-se pela análise dos relatórios das avaliações aplicadas a estudantes do curso de Serviço Social da região Centro-Oeste no período de 2004 a 2013. A análise do material selecionado considera, em uma perspectiva histórico-crítica, a conjuntura da educação superior brasileira em um contexto de contrarreformas, dando ênfase para a formação em Serviço Social. A partir do conteúdo analisado, com seus respectivos resultados, observa-se a necessidade de mobilização, resistência e luta de sujeitos coletivos em defesa de uma formação profissional de qualidade, com rigor teórico, histórico, ético, metodológico e técnico. Além disso, a Universidade precisa ser reconhecida e defendida como espaço por excelência de produção de conhecimento comprometido com os avanços civilizatórios e as necessidades da coletividade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrinapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA avaliação do ensino superior no Brasil a partir do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Serviço Socialpt_BR
dc.title.alternativeThe evaluation of higher education in Brazil based on the National Student Performance Examination (ENADE) and the Social Workpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.keywordAvaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional de Desempenho de Estudantes (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordServiço socialpt_BR
dc.rights.licenseCopyright (c) 2022 Serviço Social em Revista (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/43171. Acesso em: 18 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5433/1679-4842.2022v25n1p148pt_BR
dc.description.abstract1This article presents an analysis of the evaluation processes of higher education in Brazil having as a reference base the National Student Performance Exam (ENADE). As a methodological approach, we chose to analyze the evaluation reports applied to students of the Social Work course located in the Center-West region from 2004 to 2013. The analysis of the selected material considers, in a historical critical perspective, the situation of the Brazilian higher education in a context of counter-reforms, emphasizing training in Social Work. From the analyzed content, with its respective results, it is observed the need for mobilization, resistance and struggle of collective subjects in defense of quality professional training, with theoretical, historical, ethical, methodological and technical rigor. Furthermore, the University needs to be recognized and defended as a space par excellence for the production of knowledge committed to civilizing advances and the needs of the community.pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-2685-603Xpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Serviço Social (ICH SER)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.