Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Silva, Isabela Fernanda Barros | - |
dc.contributor.author | Ghiraldelli, Reginaldo | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T12:39:12Z | - |
dc.date.available | 2024-06-18T12:39:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Isabela Fernanda Barros; GHIRALDELLI, Reginaldo. A avaliação do ensino superior no Brasil a partir do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Serviço Social. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 25, n. 1, p. 148–169, 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-4842.2022v25n1p148. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/43171. Acesso em: 18 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48304 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma análise dos processos avaliativos do ensino superior no Brasil tendo como
base de referência o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Como recorte
metodológico optou-se pela análise dos relatórios das avaliações aplicadas a estudantes do curso de
Serviço Social da região Centro-Oeste no período de 2004 a 2013. A análise do material selecionado
considera, em uma perspectiva histórico-crítica, a conjuntura da educação superior brasileira em um
contexto de contrarreformas, dando ênfase para a formação em Serviço Social. A partir do conteúdo
analisado, com seus respectivos resultados, observa-se a necessidade de mobilização, resistência e
luta de sujeitos coletivos em defesa de uma formação profissional de qualidade, com rigor teórico,
histórico, ético, metodológico e técnico. Além disso, a Universidade precisa ser reconhecida e
defendida como espaço por excelência de produção de conhecimento comprometido com os avanços
civilizatórios e as necessidades da coletividade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A avaliação do ensino superior no Brasil a partir do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Serviço Social | pt_BR |
dc.title.alternative | The evaluation of higher education in Brazil based on the National Student Performance Examination (ENADE) and the Social Work | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço social | pt_BR |
dc.rights.license | Copyright (c) 2022 Serviço Social em Revista (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/43171. Acesso em: 18 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5433/1679-4842.2022v25n1p148 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article presents an analysis of the evaluation processes of higher education in Brazil having as a
reference base the National Student Performance Exam (ENADE). As a methodological approach, we
chose to analyze the evaluation reports applied to students of the Social Work course located in the
Center-West region from 2004 to 2013. The analysis of the selected material considers, in a historical critical perspective, the situation of the Brazilian higher education in a context of counter-reforms,
emphasizing training in Social Work. From the analyzed content, with its respective results, it is
observed the need for mobilization, resistance and struggle of collective subjects in defense of quality
professional training, with theoretical, historical, ethical, methodological and technical rigor.
Furthermore, the University needs to be recognized and defended as a space par excellence for the
production of knowledge committed to civilizing advances and the needs of the community. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0002-2685-603X | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|