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Título: A gestão organizacional e administrativa da Universidade Estadual de Goiás : contribuições e limitações para o campus Nordeste – Formosa
Autor(es): Evangelista, Jaqueline Pereira
Orientador(es): Peluso, Marília Luiza
Assunto: Gestão organizacional
Universidade Estadual de Goiás
Reforma administrativa
Data de publicação: 12-Jun-2024
Referência: EVANGELISTA, A gestão organizacional e administrativa da Universidade Estadual de Goiás: contribuições e limitações para o campus Nordeste – Formosa. 2024. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A gestão no ambiente Universitário é marcada por desafios, os quais devem ser superados com o intuito de obter uma Educação de qualidade. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar as principais contribuições e limitações da gestão organizacional e administrativa da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Nordeste, sede: Formosa – Goiás, no contexto da Reforma Administrativa Lei nº 20.748. A escolha do tema justifica-se, além da sua importância, pela necessidade de pesquisas que agreguem novas informações ao banco de dados de estudos sobre a gestão universitária da UEG. Na prática, espera-se que a pesquisa auxilie em uma maior transparência à sociedade referente ao processo de gestão e organização institucional. O caminho metodológico caracteriza-se como um estudo de caso, com pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Metodologicamente, apoia-se em quatro procedimentos centrais: (1º) revisão de literatura; (2º) pesquisa documental, consultando Leis, Projetos de Leis (PLs), decretos, e outros; (3º) realização de entrevistas semi-estruturada; e (4º) no acesso a bancos de dados oficiais, como o Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO), Secretaria Estadual de Goiás (SEE-GO); e sites dos Campi e Unidade Universitárias. A análise dos dados se atenta para uma interpretação qualitativa, na qual realiza a sistematização dos dados, valendo-se da técnica de análise do discurso. Os dados demonstram que a Reforma Administrativa Lei n° 20.748, estabeleceu um novo modelo de gestão e governança na UEG. A gestão da instituição passa a ter um grau de centralidade maior na Administração Central, tem-se uma maior burocratização interna e uma hierarquização entre a administração Central, Campi regionais – sede e as Unidades Universitárias. Conclui-se que a Reforma Administrativa Lei n° 20.748, trouxe diversas mudanças na instituição, nas quais, a implicações se sobressaem.
Abstract: Management in the University environment is marked by challenges, which must be overcome in order to obtain quality Education. The general objective of this research is to analyze the main contributions and limitations of the organizational and administrative management of the State University of Goiás (UEG), Northeast Campus, headquarters: Formosa – Goiás, in the context of Administrative Reform Law nº 20.748. The choice of the topic is justified, in addition to its importance, by the need for research that adds new information to the database of studies on university management at UEG. In practice, it is expected that the research will help provide greater transparency to society regarding the management process and institutional organization. The methodological path is characterized as a case study, with bibliographic, documentary and field research. Methodologically, it is anchored in four central procedures: (1st) literature review; (2nd) documentary research, consulting Laws, Bills (PLs), decrees, and others; (3rd) conducting semi-structured interviews; and (4th) access to official databases, such as the Goiás State Education Council (CEE-GO), Goiás State Secretariat (SEE-GO); and websites of University Campuses and Units. Data analysis focuses on a qualitative interpretation, in which the aim is to systematize the data, using the technique of discourse analysis. The data demonstrate that Administrative Reform Law No. 20.748 established a new management and governance model at UEG. The management of the institution now has a greater degree of centrality in the Central Administration, there is greater internal bureaucratization and a hierarchy between the Central Administration, regional Campuses – headquarters and the University Units. It is concluded that Administrative Reform Law No. 20.748 brought several changes to the institution, in which the implications stand out.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
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