http://repositorio.unb.br/handle/10482/4820
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_LeoniliadeSouzaNunes.pdf | 528,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Escuta sensível do professor : uma dimensão da qualidade da educação infantil |
Autor : | Nunes, Leonília de Souza |
Orientador(es):: | Sousa, Maria de Fátima Guerra de |
Assunto:: | Psicologia educacional Educação de crianças Professores e alunos |
Fecha de publicación : | 2009 |
Data de defesa:: | 2009 |
Citación : | NUNES, Leonília de Souza. Escuta sensível do professor: uma dimensão da qualidade da educação infantil. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumen : | O presente trabalho investigou a relação entre escuta sensível e a qualidade na educação infantil. Isto é, buscou-se entender como a escuta sensível de professoras pode contribuir para a construção de uma educação infantil de qualidade. Participaram da pesquisa duas professoras e 35 crianças do 1° Período de um Centro Municipal de Educação Infantil de Palmas-TO. No desenvolvimento do referencial teórico, trabalhou-se com Barbier; Blanco; Corrêia; Cerqueira; Dahlberg; Moss; Pence; Rogers; Sousa; Zabalza. A pesquisa foi de natureza qualitativa do tipo exploratória. A construção dos dados baseou-se em análise documental, observação participante, conversas informais, entrevista semiestruturada e videogravação. A análise e discussão dos dados foram desenvolvidas a partir de quatro indicadores criados especificamente para esse trabalho: sensibilidade, espelhamento de sentimento, empatia e diálogo. De acordo com os resultados, pôde-se concluir que a escuta sensível contribui para a qualidade na educação infantil, quando o professor observa as representações das crianças para comunicar suas idéias com seus pares, os seus sentimentos, o seu entendimento, a sua imaginação e suas observações, o que pode servir, para o docente, de referência para a tomada de decisões na sua prática no contexto da sala de aula, isso se dá por meio da sensibilidade, espelhamento de sentimentos, empatia e diálogo. Espera-se que este trabalho possa inspirar novas pesquisas sobre a escuta sensível do professor no contexto educacional, em uma perspectiva da educação infantil de qualidade. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study investigated the relationship between sensitive listening and quality of early childhood education. This mean that aimed to understand how to listen carefully that the teachers can contribute to the building for a quality early childhood education. The participants were two teachers and 35 children of the 1st Period of a Municipal Center for Early Education of Palmas. In developing the theoretical framework, worked with Barbier; Blanco; Corrêia; Cerqueira; Dahlberg; Moss; Pence; Rogers; Sousa; Zabalza. The research was the qualitative exploratory type. The construction of the data was based on document analysis, participant observation, informal conversations and structured interviews. The analysis and discussion of the data were developed from four indicators designed specifically for this work: sensitivity, mirroring feelings, empathy and dialogue. According to the results, we concluded that sensitive listening contributes to the quality of early childhood, when the teacher looks at representations of children to communicate their ideas with their peers, their feelings, their understanding, their imagination and their comments, which can be used for the teaching of reference for making decisions in their practice within the classroom, it is through sensitivity, mirroring feelings, empathy and dialogue. It is hoped that this work will inspire new research on the sensitive listening teacher in the educational context, from the perspective of quality early of childhood education. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.