http://repositorio.unb.br/handle/10482/48201
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2023_LuizMarcelSilvaDeMello.pdf | 16,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Sensor Device on Lateral Passing Distance : a case study with an unsupervised learning model to estimate hazardous areas for bicycle mobility |
Outros títulos: | Dispositivo sensor na distância lateral de ultrapassagem : um estudo de caso com modelo de aprendizado não supervisionado para estimar locais de risco à mobilidade por bicicleta |
Autor(es): | Mello, Luiz Marcel Silva de |
Orientador(es): | Andrade, Michelle |
Assunto: | Bicicletas Transporte Inteligente Aprendizado de Máquina Mobilidade urbana |
Data de publicação: | 11-Jun-2024 |
Data de defesa: | 26-Out-2023 |
Referência: | MELLO, Luiz Marcel Silva de. Sensor Device on Lateral Passing Distance : a case study with an unsupervised learning model to estimate hazardous areas for bicycle mobility. 2023. 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A locomoção por bicicleta está aumentando significativamente em todo o mundo e como um modo de transporte ativo o ciclismo pode potencialmente reduzir o congestionamento do tráfego e a poluição do ar. Além disso, promover um estilo de vida ativo pode melhorar a saúde pública e tornar as cidades mais amigáveis para as pessoas. No entanto, a quantidade de ocorrências e fatalidades envolvendo ciclistas ainda é preocupante.As Medidas de Segurança Substitutas (SSM) são indicadores promissores para avaliar a segurança no tráfego com base em conflitos, em vez de sinistros e acidentes. O termo "substitutas" é usado porque as medidas se baseiam em conflitos de tráfego e não em sinistros. Além disso, a triagem de rede garante uma identificação eficiente de locais perigosos para reduzir o número e a gravidade dos sinistros. Portanto, essa metodologia pode ser realizada tanto por uma abordagem reativa quanto por uma abordagem proativa. No que diz respeito às abordagens proativas, bicicletas instrumentadas com sensores tornaram-se cada vez mais úteis para pesquisas no campo da mobilidade. Por meio de um dispositivo de detecção portátil e multifuncional, é possível coletar dados de trajetória de bicicletas e a Distância Lateral de Ultrapassagem (LPD) usando variados sensores conectados a um sistema de banco de dados.Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo estimar áreas de risco para a mobilidade ativa, aplicando algoritmos de aprendizado de máquina não supervisionado (K-Means e DBSCAN) com base em dispositivos sensores para a coleta de dados. Os resultados da Distância Lateral de Ultrapassagem (LPD) coletados entre bicicletas e veículos foram entãorelacionados aos dados do ciclista. Além da pesquisa de clusterização, foi realizada a correlação entre as características para identificar como os dados interagiam entre si.Alguns desses dados incluem velocidade, elevação do percurso, altitude, informações do acelerômetro e giroscópio a partir de uma coleta de dados naturalística na rua. A metodologia foi aplicada a um estudo de caso em uma avenida do centro da cidade de Brasília, em torno do Parque da Cidade. Por fim, este estudo objetiva uma aplicação metodológica e analítica de segurança cicloviária orientada a dados através da utilização de algoritmos de aprendizado de máquina. Em relação aos dados gerais, 25% das leituras relativas à distância lateral de passagem tiveram menos de 136,36 cm. Quando o modelo de agrupamento é aplicado, 25% dessas leituras tiveram menos de 100,13 cm; para o segundo quartil, 50% tiveram menos de 193,69 cm. Isso indica uma LPD crítica para um dos grupos com 75 leituras, quando considerado o limite de 150 cm para a distância mínima de afastamento lateral estabelecidopela legislação brasileira. |
Abstract: | Commuting by bicycle is widely increasing worldwide. As an active transportation mode, cycling can potentially reduce traffic congestion and air pollution. Also, promoting an active lifestyle can improve public health and make cities more human-friendly. Although, the quantity of occurrences and fatalities with cyclists is still worrisome. The Surrogate Safety Measures (SSM) are promising indicators for assessing traffic safety with measures based on these traffic conflicts. The word “surrogate” is used because the measures are based not on crashes but on traffic conflicts. Also, network screening ensures an efficient identification of hazardous sites to reduce the number and severity of crashes. This methodology can be conducted using either a reactive or a proactive approach. Regarding the proactive approaches, bicycles instrumented with sensors became increasingly usable for research in the mobility field. By using a portable and multi-functional sensing device is possible to collect bicycle trajectory data and Lateral Passing Distance (LPD) using various sensors connected to a database system. Therefore, the current research aims to estimate and define hazardous areas for active mobility by applying unsupervised machine learning algorithms (k-means and DBSCAN) based on asensor device for data collection. The Lateral Passing Distance (LPD) results collected between bicycles and vehicles were related to the cyclist data. Beyond the clustering investigation, a correlation between the features has identified how the data interacted among them. Some of this data includes velocity, curse elevation, altitude, accelerometer, and gyroscopic information from a field operational data collection on the street. The methodology was applied to a case study regarding the Brasília city center avenue with a shared pathway around the local City Park. Therefore, this study aims to propose a methodological and data-driven approach to bicycle safety using machine learning algorithms. Regarding the general data, 25% of the readings are less than 139.62cm for the LPD. When the clustering model was applied, 25% of the LPD readings were less than 100.13cm; for the second quartile, 50% were less than 193.69cm. It indicates critical LPD for one of the clusters with 75 readings, considering the threshold of 150cm for the minimal lateral clearance distance law adopted in Brazil. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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