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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48196
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Gildemir Ferreira da-
dc.contributor.authorReichert, Alessandro-
dc.date.accessioned2024-06-11T03:11:22Z-
dc.date.available2024-06-11T03:11:22Z-
dc.date.issued2024-06-11-
dc.date.submitted2023-07-28-
dc.identifier.citationREICHERT, Alessandro. Estruturas de financiamento de PPPs e os desafios da financiabilidade do programa de concessões rodoviárias federais do Brasil. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48196-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs concessões são uma modalidade de parceria com a iniciativa privada cada vez mais utilizada por diferentes governos para a realização de obras de infraestrutura rodoviária. Estes projetos de grande complexidade são caracterizados pela alta concentração de investimentos nos primeiros anos de fluxo de caixa, o que exige o levantamento de uma parcela relevante de dívida no mercado financeiro. Compreender a importância dos custos de capital e da montagem de uma estratégia financeira adequada é um fator crítico de sucesso a ser considerado pelos entes públicos que atuam na estruturação de projetos desta natureza. Nesse contexto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre a temática do financiamento de projetos de PPP rodoviárias, englobando os principais conceitos e vantagens dessa modalidade, as principais partes relacionadas e seus interesses nesse processo, e as diferentes alternativas de financiamento público e privado aplicáveis. Os elementos encontrados na literatura foram comparados com evidências e dados empíricos extraídos do mercado brasileiro de concessões de rodovias. Na segunda parte da pesquisa, desenvolveu-se um questionário aplicado a um conjunto de especialistas que atuam em bancos que financiam projetos de concessão no Brasil. Com base na metodologia AHP, desenvolveu-se um modelo para mensurar a importância relativa dos diferentes aspectos que compõem o processo de due dilligence destas instituições financeiras. Foram comparados 17 critérios de análise, divididos em 5 dimensões distintas. Os resultados encontrados apontam que os fatores mais relevantes considerados pelos bancos para a concessão de empréstimos são aqueles relacionados às estimativas de geração de receitas para o projeto e o nível de risco associado, seguidos da solidez das cláusulas contratuais e da correta precificação dos investimentos previstos. Estes critérios respondem por mais de 65% da relevância de todos os aspectos analisados. Os resultados da pesquisa trazem indícios importantes sobre os principais elementos do modelo econômico-financeiro que devem ser refinados para se potencializar a financiabilidade dos projetos de concessão rodoviária. Além disso, por meio da revisão integrativa da literatura foi possível elencar diversas possibilidades de participação governamental no financiamento de projetos de PPP, com potencial de serem utilizadas no Brasil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstruturas de financiamento de PPPs e os desafios da financiabilidade do programa de concessões rodoviárias federais do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordConcessões rodoviáriaspt_BR
dc.subject.keywordRodoviaspt_BR
dc.subject.keywordParcerias público-privadaspt_BR
dc.description.abstract1Concessions are a type of partnership with the private sector increasingly used by different governments to carry out road infrastructure works. These highly complex projects are characterized by a high concentration of investments in the first few years of cash flow, which requires raising a relevant portion of debt in the financial market. Understanding the importance of capital costs and setting up an adequate financial strategy is a critical success factor to be considered by public entities that act in the structuring of projects of this nature. In this context, an integrative literature review was carried out on the theme of financing road PPP projects, encompassing the main concepts and advantages of this modality, the main related parties and their interests in this process, and the different alternatives for public and private financing applicable. The elements found in the literature were compared with evidence and empirical data extracted from the Brazilian market of highway concessions. In the second part of the research, a questionnaire was applied to a group of specialists who work in banks that finance concession projects in Brazil. Based on the AHP methodology, a model was developed to measure the relative importance of the different aspects that make up the due diligence process of these financial institutions. 17 analysis criteria were compared, divided into 5 different dimensions. The results show that the most relevant factors considered by banks for granting loans are those related to project revenue generation estimates and the associated risk level, followed by the soundness of contractual clauses and the correct pricing of planned investments. These criteria account for more than 65% of the relevance of all aspects analyzed. The research results bring important indications about the main elements of the economic-financial model that must be refined in order to enhance the financeability of road concession projects. In addition, through the integrative literature review, it was possible to list several possibilities for government participation in the financing of PPP projects, with the potential to be used in Brazil.pt_BR
dc.contributor.emailalessandro.reichert90@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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