Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Gildemir Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Reichert, Alessandro | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-11T03:11:22Z | - |
dc.date.available | 2024-06-11T03:11:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.citation | REICHERT, Alessandro. Estruturas de financiamento de PPPs e os desafios da financiabilidade do programa de concessões rodoviárias federais do Brasil. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48196 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As concessões são uma modalidade de parceria com a iniciativa privada cada vez mais utilizada
por diferentes governos para a realização de obras de infraestrutura rodoviária. Estes projetos
de grande complexidade são caracterizados pela alta concentração de investimentos nos
primeiros anos de fluxo de caixa, o que exige o levantamento de uma parcela relevante de dívida
no mercado financeiro. Compreender a importância dos custos de capital e da montagem de
uma estratégia financeira adequada é um fator crítico de sucesso a ser considerado pelos entes
públicos que atuam na estruturação de projetos desta natureza. Nesse contexto, foi realizada
uma revisão integrativa da literatura sobre a temática do financiamento de projetos de PPP
rodoviárias, englobando os principais conceitos e vantagens dessa modalidade, as principais
partes relacionadas e seus interesses nesse processo, e as diferentes alternativas de
financiamento público e privado aplicáveis. Os elementos encontrados na literatura foram
comparados com evidências e dados empíricos extraídos do mercado brasileiro de concessões
de rodovias. Na segunda parte da pesquisa, desenvolveu-se um questionário aplicado a um
conjunto de especialistas que atuam em bancos que financiam projetos de concessão no Brasil.
Com base na metodologia AHP, desenvolveu-se um modelo para mensurar a importância
relativa dos diferentes aspectos que compõem o processo de due dilligence destas instituições
financeiras. Foram comparados 17 critérios de análise, divididos em 5 dimensões distintas. Os
resultados encontrados apontam que os fatores mais relevantes considerados pelos bancos para
a concessão de empréstimos são aqueles relacionados às estimativas de geração de receitas para
o projeto e o nível de risco associado, seguidos da solidez das cláusulas contratuais e da correta
precificação dos investimentos previstos. Estes critérios respondem por mais de 65% da
relevância de todos os aspectos analisados. Os resultados da pesquisa trazem indícios
importantes sobre os principais elementos do modelo econômico-financeiro que devem ser
refinados para se potencializar a financiabilidade dos projetos de concessão rodoviária. Além
disso, por meio da revisão integrativa da literatura foi possível elencar diversas possibilidades
de participação governamental no financiamento de projetos de PPP, com potencial de serem
utilizadas no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estruturas de financiamento de PPPs e os desafios da financiabilidade do programa de concessões rodoviárias federais do Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessões rodoviárias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Parcerias público-privadas | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Concessions are a type of partnership with the private sector increasingly used by different governments to carry out road infrastructure works. These highly complex projects are characterized by a high concentration of investments in the first few years of cash flow, which requires raising a relevant portion of debt in the financial market. Understanding the importance of capital costs and setting up an adequate financial strategy is a critical success factor to be considered by public entities that act in the structuring of projects of this nature. In this context, an integrative literature review was carried out on the theme of financing road PPP projects,
encompassing the main concepts and advantages of this modality, the main related parties and their interests in this process, and the different alternatives for public and private financing applicable. The elements found in the literature were compared with evidence and empirical data extracted from the Brazilian market of highway concessions. In the second part of the research, a questionnaire was applied to a group of specialists who work in banks that finance concession projects in Brazil. Based on the AHP methodology, a model was developed to measure the relative importance of the different aspects that make up the due diligence process of these financial institutions. 17 analysis criteria were compared, divided into 5 different dimensions. The results show that the most relevant factors considered by banks for granting loans are those related to project revenue generation estimates and the associated risk level, followed by the soundness of contractual clauses and the correct pricing of planned investments. These criteria account for more than 65% of the relevance of all aspects analyzed. The research results bring important indications about the main elements of the economic-financial model that must be refined in order to enhance the financeability of road concession projects. In addition, through the integrative literature review, it was possible to list several possibilities for government participation in the financing of PPP projects, with the potential to
be used in Brazil. | pt_BR |
dc.contributor.email | alessandro.reichert90@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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