http://repositorio.unb.br/handle/10482/48188
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_CassiaBetaniaRodriguesDosSantos.pdf | 10,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Territorialização e desterritorialização das escolas no campo do Brasil : uma geografia de conflitos e disputas territoriais |
Autor(es): | Santos, Cássia Betânia Rodrigues dos |
E-mail do autor: | cassiageoterra@hotmail.com |
Orientador(es): | Bezerra, Juscelino Eudamidas |
Assunto: | Educação do campo Dinâmica territorial Conflito Território - reconfiguração |
Data de publicação: | 10-Jun-2024 |
Data de defesa: | 2023 |
Referência: | SANTOS, Cássia Betânia Rodrigues dos. Territorialização e desterritorialização das escolas no campo do Brasil : uma geografia de conflitos e disputas territoriais. 2023. 4222 f., il. Tese (Doutorado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho faz o levantamento e análise dos processos de fechamento e abertura de escolas no campo no Brasil, pois, entende-se que ambos são importantes e acontecem vinculados as transformações alicerçadas na reconfiguração do espaço rural brasileiro. E embora a Educação no campo seja um direito garantido constitucionalmente, sabe-se que ela tem sido comprometida, seja quando comparamos a desigual distribuição de escolas nos cenários urbanos e rurais e principalmente a discrepância deste rural sobre a quantidade de fechamentos e aberturas de escolas a partir dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) entre os anos de 1999 a 2019. Foram um total de 112.308 processos de fechamentos, que tem representado mais do que o simples fechar de portas, é um atentado à sobrevivência dos povos do campo, águas e florestas, uma vez que a existência e funcionamento das escolas representa muito além de um ambiente de ensino, são espaços que proporcionam a integração política e social. Diante da realidade complexa e conflituosa do meio rural brasileiro, destacamos ainda 48.042 processos de aberturas que por outrora revelam muito mais do que a resistência e luta dos povos do campo de manter suas escolas em funcionamento. A partir deste contexto empreendeu-se desta pesquisa o objetivo de analisar o processo de territorialização e desterritorialização das escolas no campo do país a partir do contexto de desenvolvimento do capitalismo no campo, via a difusão agronegócio e as dinâmicas regionais subjacentes. Considerando esses pressupostos iniciais, que buscou construir uma pesquisa de caráter qualitativo, e os dados quantitativos são fundamentais para elucidar a abordagem a partir da consulta direta em banco de dados de sites oficiais (o IBGE e o INEP), bem como o levantamento de trabalhos (teses, artigos, dissertações e relatórios), diários, fichas, notícias que estiveram relacionados ao fechamento e abertura de escolas pelas regiões, estados e microrregiões do Brasil. Estruturalmente, a pesquisa vem organizada em 4 capítulos, além da introdução metodologia e conclusão. Essa organização buscou articular as principais categorias discutidas ao longo do trabalho (região, território, Estado, povos do campo, águas e florestas, escola no/do campo e educação no/do campo) e a partir destas compreender mais do que o cerne da investigação, compreender a sua complexidade e necessidade de discussão. Como resultados da pesquisa, percebemos nas regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste do país tem ocorrido de fato uma extinção das escolas no campo. São regiões que já possuem poucas escolas e elas continuam diminuindo. Enquanto que nas regiões Norte e o Nordeste são as regiões que concentram boa parte das escolas no campo do Brasil, em contrapartida com quantidades assustadoras de fechamentos de escolas todos os anos. Nesse cenário desolador concluímos que, o fechamento de escolas se baseia em um projeto de educação e sociedade subserviente a uma classe dominante e o Estado é cumplice ao consentir por seus arranjos políticos. Com o propósito de evidenciar essa realidade e contribuir de algum modo nesta luta, o presente trabalho se pauta na defesa da terra e educação, ambos motores para produção e manutenção do trabalho e da vida. |
Abstract: | This research examines and analyzes the processes of closing and opening of schools in rural areas in Brazil, as it understands that both are important and occur in connection to the changes resulting from the reconfiguration of the Brazilian rural space. Despite education in rural areas being a constitutional right, it is acknowledged that it has been compromised, as evidenced by the unequal distribution of schools between urban and rural areas and the disparity in the number of closures and openings of schools based on data from the National Institute of Educational Studies and Research (INEP) between 1999 and 2019. A total of 112,308 closures occurred, which represents more than just shutting down schools; it is an assault on the survival of rural communities, their natural resources, and their way of life, as schools are more than just a learning environment; they also provide political and social integration. In the face of the complex and conflicting reality of the Brazilian rural environment, it is worth highlighting the 48,042 schools that were opened, which illustrate the resistance and efforts of rural communities to keep their schools functioning. From this context, the objective of this research was to analyze the process of territorialization and deterritorialization of schools in the countryside of the country from the context of development of capitalism in the countryside, via the diffusion of agribusiness and the underlying regional dynamics. The research employs a qualitative approach, and quantitative data is used to support the analysis and was obtained through direct consultation of official databases (IBGE and INEP) and the examination of theses, articles, dissertations, reports, diaries, files, and news related to the closing and opening of schools in different regions, states and microregions of Brazil. The research is structured in four chapters, in addition to an introduction, methodology, and conclusion. The organization of the research seeks to relate the main categories discussed throughout the work (region, territory, state, rural communities, natural resources, schools in/of the countryside, and education in/of the countryside) and through this, to comprehend not only the core of the investigation but also its complexity and the need for discussion. The research findings reveal that in the centralwestern, southern, and southeastern regions of the country, there is a de facto extinction of rural schools. These regions already have few schools and they continue to decline. Meanwhile, in the northern and northeastern regions, there is a concentration of rural schools in Brazil, but they are facing alarming numbers of closures every year. In this dire scenario, the research concludes that the closure of rural schools is not only a problem of the educational system but also a problem of the political system, which has failed to guarantee the right to education in rural areas and the survival of rural communities and their natural resources. The research highlights the need to defend land and education as both are essential for creating and maintaining employment and life. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.