Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bezerra, Juscelino Eudamidas | - |
dc.contributor.author | Santos, Cássia Betânia Rodrigues dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-10T19:41:52Z | - |
dc.date.available | 2024-06-10T19:41:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-10 | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cássia Betânia Rodrigues dos. Territorialização e desterritorialização das escolas no campo do Brasil : uma geografia de conflitos e disputas territoriais. 2023. 4222 f., il. Tese (Doutorado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48188 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho faz o levantamento e análise dos processos de fechamento e abertura de escolas
no campo no Brasil, pois, entende-se que ambos são importantes e acontecem vinculados as
transformações alicerçadas na reconfiguração do espaço rural brasileiro. E embora a Educação
no campo seja um direito garantido constitucionalmente, sabe-se que ela tem sido
comprometida, seja quando comparamos a desigual distribuição de escolas nos cenários
urbanos e rurais e principalmente a discrepância deste rural sobre a quantidade de fechamentos
e aberturas de escolas a partir dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais (INEP) entre os anos de 1999 a 2019. Foram um total de 112.308 processos de
fechamentos, que tem representado mais do que o simples fechar de portas, é um atentado à
sobrevivência dos povos do campo, águas e florestas, uma vez que a existência e funcionamento
das escolas representa muito além de um ambiente de ensino, são espaços que proporcionam a
integração política e social. Diante da realidade complexa e conflituosa do meio rural brasileiro,
destacamos ainda 48.042 processos de aberturas que por outrora revelam muito mais do que a
resistência e luta dos povos do campo de manter suas escolas em funcionamento. A partir deste
contexto empreendeu-se desta pesquisa o objetivo de analisar o processo de territorialização e
desterritorialização das escolas no campo do país a partir do contexto de desenvolvimento do
capitalismo no campo, via a difusão agronegócio e as dinâmicas regionais subjacentes.
Considerando esses pressupostos iniciais, que buscou construir uma pesquisa de caráter
qualitativo, e os dados quantitativos são fundamentais para elucidar a abordagem a partir da
consulta direta em banco de dados de sites oficiais (o IBGE e o INEP), bem como o
levantamento de trabalhos (teses, artigos, dissertações e relatórios), diários, fichas, notícias que
estiveram relacionados ao fechamento e abertura de escolas pelas regiões, estados e
microrregiões do Brasil. Estruturalmente, a pesquisa vem organizada em 4 capítulos, além da
introdução metodologia e conclusão. Essa organização buscou articular as principais categorias
discutidas ao longo do trabalho (região, território, Estado, povos do campo, águas e florestas,
escola no/do campo e educação no/do campo) e a partir destas compreender mais do que o cerne
da investigação, compreender a sua complexidade e necessidade de discussão. Como resultados
da pesquisa, percebemos nas regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste do país tem ocorrido de fato
uma extinção das escolas no campo. São regiões que já possuem poucas escolas e elas
continuam diminuindo. Enquanto que nas regiões Norte e o Nordeste são as regiões que
concentram boa parte das escolas no campo do Brasil, em contrapartida com quantidades
assustadoras de fechamentos de escolas todos os anos. Nesse cenário desolador concluímos que,
o fechamento de escolas se baseia em um projeto de educação e sociedade subserviente a uma
classe dominante e o Estado é cumplice ao consentir por seus arranjos políticos. Com o
propósito de evidenciar essa realidade e contribuir de algum modo nesta luta, o presente
trabalho se pauta na defesa da terra e educação, ambos motores para produção e manutenção
do trabalho e da vida. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Territorialização e desterritorialização das escolas no campo do Brasil : uma geografia de conflitos e disputas territoriais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dinâmica territorial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conflito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Território - reconfiguração | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research examines and analyzes the processes of closing and opening of schools in rural
areas in Brazil, as it understands that both are important and occur in connection to the changes
resulting from the reconfiguration of the Brazilian rural space. Despite education in rural areas
being a constitutional right, it is acknowledged that it has been compromised, as evidenced by
the unequal distribution of schools between urban and rural areas and the disparity in the
number of closures and openings of schools based on data from the National Institute of
Educational Studies and Research (INEP) between 1999 and 2019. A total of 112,308 closures
occurred, which represents more than just shutting down schools; it is an assault on the survival
of rural communities, their natural resources, and their way of life, as schools are more than
just a learning environment; they also provide political and social integration. In the face of the
complex and conflicting reality of the Brazilian rural environment, it is worth highlighting the
48,042 schools that were opened, which illustrate the resistance and efforts of rural
communities to keep their schools functioning. From this context, the objective of this research
was to analyze the process of territorialization and deterritorialization of schools in the
countryside of the country from the context of development of capitalism in the countryside,
via the diffusion of agribusiness and the underlying regional dynamics. The research employs
a qualitative approach, and quantitative data is used to support the analysis and was obtained
through direct consultation of official databases (IBGE and INEP) and the examination of
theses, articles, dissertations, reports, diaries, files, and news related to the closing and opening
of schools in different regions, states and microregions of Brazil. The research is structured in
four chapters, in addition to an introduction, methodology, and conclusion. The organization of
the research seeks to relate the main categories discussed throughout the work (region, territory,
state, rural communities, natural resources, schools in/of the countryside, and education in/of
the countryside) and through this, to comprehend not only the core of the investigation but also
its complexity and the need for discussion. The research findings reveal that in the centralwestern, southern, and southeastern regions of the country, there is a de facto extinction of rural
schools. These regions already have few schools and they continue to decline. Meanwhile, in
the northern and northeastern regions, there is a concentration of rural schools in Brazil, but
they are facing alarming numbers of closures every year. In this dire scenario, the research
concludes that the closure of rural schools is not only a problem of the educational system but
also a problem of the political system, which has failed to guarantee the right to education in
rural areas and the survival of rural communities and their natural resources. The research
highlights the need to defend land and education as both are essential for creating and
maintaining employment and life. | pt_BR |
dc.contributor.email | cassiageoterra@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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